6 de dezembro de 2022

Tenha boas práticas ao dirigir através da direção defensiva

A quantidade de acidentes de trânsito no Brasil é muito grande devido a muita negligência, chegando a mais de 89 mil somente no primeiro trimestre de 2020. 

Certamente quando não se tem uma boa direção defensiva os risco de haver algum acidente aumenta exponencialmente, por isso cursos de direção defensiva são oferecidos, ajudando muitos motoristas a evitarem vários problemas no trânsito.

Como você acha que está dirigindo, será que está de acordo com as leis e contribuindo para evitar problemas? Então veremos alguns pontos que serão muito importantes para que você tenha uma boa direção defensiva.

Tenha boas práticas ao dirigir através da direção defensiva

É só importante dizer que este artigo não substitui um curso de direção defensiva. Você ainda precisa trabalhar para ter um certificado válido.

O que é direção defensiva? 

Uma direção defensiva é aquela que preza pela vida de todos, tanto do próprio motorista como da vida de quem está nos veículos e também  pedestres. 

Como uma via de regra, um motorista que busca ter uma boa condução mesmo que os outros não tenha está preservando tanto a sua própria vida como também de outros ao redor, mesmo que muitos deles não estejam fazendo a sua parte.

Dessa forma os condutores que buscaram algum curso como o de seguir uma boa direção, aprenderam a ser bons condutores e agem de acordo com a direção defensiva.

O que é preciso para a prática da direção defensiva? 

A primeira coisa da lista é ter conhecimento de toda a regra de trânsito segundo a nossa legislação, além disso é muito importante que o condutor tenha um bom conhecimento do modo como se deve conduzir o veículo.

Essa condução deve ser aprendida pela teoria e pela prática, visando a segurança de todos. Dessa forma, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)  é que regula todas as regras da mesma, e é exatamente daí que vem as multas e as punições devidas.

É importante também que o condutor saiba como é cada tipo de via que transita, porque o carro responde de diferentes maneiras a certos tipos de terreno, mesmo que seja algo aparentemente bobo, mas não é.

Dessa forma o que deve ser entendido é que não é somente você que está conduzindo um veículo na via, então se você faz a sua parte pode evitar o resultado ruim da má condução de outro motorista.

Para você ter ideia de como é importante uma boa condução, veja só alguns dados que a Detran apresentou com a relação as principais causas de acidente no trânsito:

  • Problemas mecânicos – 30%. Falta de atenção especial aos pneus, freios, faróis, lâmpadas, luzes, limpadores de pára-brisa,radiador , correia dentada, filtros, vela, sistema elétrico e combustível)
  • Problemas de via – 6%. O estado de conservação, as condições da sinalização, falta de acostamento e de passarelas.
  • Problemas com o condutor – 64%. Esses foram provocados por excesso de velocidade, bebida alcoólica, falar ao celular, falta de seta, ignorar a distância do veículo da frente.

Esses são alguns detalhes que ajudarão a refletir na necessidade de se ter uma boa condução, mas você verá mais algumas atitudes que serão necessárias para que você seja uma boa influência para os outros.

Evite ingerir substâncias que poderão prejudicar a sua condução como álcool

Aqui foi citado logo de cara o álcool, porque ele é o principal entre outras substâncias tóxicas como  algum tipo de remédio que pode afetar a sua mente.

Ainda com relação ao álcool, algumas estatísticas mostram que ele é responsável por cerca de 64% dos acidentes provocados em todo o país.

Essa infração de dirigir alcoolizado se trata de uma das infrações mais graves segundo o Art. 165 do Código de Trânsito Brasileito. Além de receber uma multa, o condutor pode ferir ou matar alguém que não tem culpa nenhuma na história.

Por esse tipo de situação ser de muita gravidade é que o motorista pode receber uma multa e ter a sua habilitação suspensa até por três anos dependendo do caso.

Então você percebeu o que uma decisão errada é capaz de fazer, ingerindo apenas 6 decigramas de álcool por litro de sangue. Mas também evite aqueles remédios que podem provocar uma certa dopagem.

Conduza com segurança

Para uma boa direção defensiva ainda é necessário mais alguns detalhes importante, veja outros pontos que deve ser levado em consideração:

Cinto de segurança. Esse detalhe parece óbvio, mas não adianta nada se ele não é colocado em prática, porque ao sofrer um provável impacto, ele te manterá no banco, imagine se o carro não possui airbag, o quadro vai ficar pior? certamente que sim.

Posição ao sentar no banco. Será que realmente é importante esse detalhe? Então veja o que acontece com a sua coluna quando senta de qualquer jeito, imagine se a má postura te deixa sem uma visão mais ampla que o condutor precisa.

Provavelmente aumentará o risco de acidentes, não é verdade? Porque uma má visualização devido a uma posição inadequada no banco pode levar a tomar decisões ruins, como mudar de pista sem ter visto um carro vindo do lado.

Posição dos braços no volante. Infelizmente muitos motoristas não deixam os dois braços no volante na maior parte do tempo devido a alta segurança, por dirigir bem, mas será que o veículo do lado está bem no volante? 

Então como será sua resposta de reação ao condutor de seu lado se ele fizesse uma besteira mas você estivesse com as duas mãos no volante, será que reagiria mais rápido?. 

Diante dessa situação é necessário que ao sentar no carro, estique os braços até o volante em uma certa posição que fique confortável, se não acontecer isso, então deve ajustar o banco que por sua vez deve ficar numa posição de 90 graus.

O uso de fone de ouvido. É um erro que muitos praticam, mas saiba que mesmo com fones de ouvido você ficará distraído, talvez, por está numa situação boa na pista pode passar certa tranquilidade, mas as coisas podem mudar de um momento para o outro.

Então esteja atento às situações e evite maiores problemas.

Conclusão 

A direção defensiva é muito importante para evitar todo tipo de acidentes, desde os mais prováveis como aqueles que parecem difíceis de acontecer.

Esses passos aqui citados são primordiais para a preservação de sua vida como condutor e como preservar a dos outros.

Para evitar esse tipo de problema, existem cursos online com certificado, gostaria de fazer?

Então tome uma grande decisão e tenha sucesso no volante com boa direção defensiva.

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.