6 de dezembro de 2022

5 Receitas saudáveis para substituir o pão

Conheçam 5 receitas saudáveis para substituir o pão, as quais são deliciosas e ótimas opções para café da manhã, lanche da tarde, pré ou pós-treino.

Para muitas pessoas, o pão de trigo é um alimento básico. No entanto, a maioria dos pães vendidos hoje é feita de trigo refinado, que perdeu a maior parte das fibras e nutrientes em seu processamento. Também pode causar um grande aumento no açúcar no sangue e levar ao aumento da ingestão de calorias, o que é prejudicial para quem possui doenças como a diabetes tipo 1 e tipo 2.

Muitas marcas afirmam ser feitas de trigo “integral”, mas ainda contêm grãos principalmente pulverizados. Existem também muitas pessoas que são intolerantes ao glúten, uma proteína do trigo. Isso inclui pessoas com doença celíaca e sensibilidade ao glúten.

O trigo também é rico em carboidratos de cadeia curta, os quais são chamados de FODMAPs, que causam problemas digestivos em muitas pessoas. Embora muitas pessoas ainda consigam comer pão sem problemas, há outras que fazem melhor evitando-o.

Felizmente, alternativas convenientes e saudáveis ​​ao pão estão se tornando mais facilmente disponíveis, através de ingredientes ricos em nutrientes que podem ser utilizados em receitas simples, fáceis de fazer e saborosas.

Confira também: Sodexo Saldo: Como verificar o saldo do seu cartão pela internet.

Receitas saudáveis para substituir o pão

A maioria dos pães que você compra no mercado ou padaria é feita com grãos altamente processados ​​e inclui conservante e açúcares adicionados. Se você está tentando perder peso ou evitar alimentos processados, considere esta lista de alimentação limpa e alternativas saudáveis ​​ao pão.

Chips de Batata-doce

Os chips de batata-doce podem ser consumidos no café da manhã, lanche da tarde e para petiscar com os amigos. Essa receita é nutritiva e sem glúten, de fácil preparo e pode ser consumida em dietas para perda de peso.

Ingredientes:

  • Batata-doce
  • Tempero a gosto
  • Azeite

Modo de preparo:

Corte em fatias finas uma batata-doce com ajuda de uma mandolina, regue as fatias com um fio de azeite e tempere a gosto.

Tortilhas sem grãos

Existem muitas opções de tortilhas sem grãos no mercado agora, os quais são vendidos em embalagens com algumas unidades, são um tipo de massa sem glúten que pode ser recheada e fica pronta em  minutos.

Use um ou dois para embrulhar um sanduíche ou para transformar um queijo grelhado em uma quesadilla. Muitos são feitos com farinha de amêndoa, mas você também pode encontrar tortilhas sem grãos feitas com farinha de mandioca e outras farinhas alternativas.

Panquecas de banana

Muitas pessoas em dietas de baixo teor de carboidratos gostam de satisfazer sua vontade de comer doces com um produto assado. Essa receita é deliciosa e muito nutritiva para substituir o pão.

Ingredientes

  • 1 bananas nanica grande e bem madura
  • 2 ovos
  • 2 colheres de aveia em flocos
  • Pode adicionar adoçante ou canela se desejar.

Modo de preparo

Amasse a banana, misture com os ovos e bata com ajuda de um garfo ou fouet. Em seguida, adicione a aveia em flocos. Leve a mistura para frigideira, vire o lado quando começar a soltar do fundo da panela aguarde alguns instante, pronto.

Pão de amêndoa

Aqueles que procuram experimentar alternativas para cozinhar pão podem experimentar o pão de amêndoa. O pão de amêndoa é feito com farinha de amêndoa ou amêndoa moída, que possui um valor de carboidrato significativamente menor do que a farinha de trigo.

Usar ovos com farinha de amêndoa ajudará o pão a se manter coeso. O pão acabado terá uma consistência intermediária entre o pão e o bolo.

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de amêndoas ou farinha de castanha do pará
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado (ralado na hora fica melhor)
  • 3 colheres de sopa de água (pra da liga)
  • 3 colheres de sopa de nata ou creme de leite sem soro (escolha um sem Carboidrato)
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó (fermento comun)

MODO DE PREPARO

  • Bata os ingredientes no liquidificador, menos o fermento.
  • Acrescente o fermento e bate mais um pouquinho.
  • Coloque a mistura em uma forma anti-aderente.
  • Asse no forno a 200 graus, por 30 minutos ou até dourar.

Crepioca

Parecida com uma panqueca, essa receita é bem nutritiva, pois a mesma é feita apenas com ovos e goma de tapioca, opção ideal para quem está numa dieta para perder peso. Você pode preparar a massa e recheá-la como desejar, ou, apenas adicionar os temperos que gosta para saboreá-la.

Ingredientes

A receita envolve apenas 1 ovo e 1 colher de sopa de goma de tapioca, se desejar prepará-la salgada, pode adicionar uma pitada de sal.

Modo de preparo

Basta misturar os ingredientes, levá-los a uma frigideira no fogão, virar a massa quando um lado estiver se soltando da panela e pronto. Não é preciso untar a panela ou usar óleo, a receita não gruda.

Com essas simples receitas saudáveis, você consegue perder peso comendo bem.