8 de novembro de 2024

7 estratégias de marketing que você precisa conhecer!

Devido à concorrência cada vez maior por espaço na Internet, investir em estratégias de marketing que sejam eficazes pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um negócio. Para isso, conhecê-las bem é essencial. E para ajudá-lo nesta tarefa, neste artigo, você vai ver sete estratégias de marketing que podem alavancar o crescimento da sua empresa. Confira!

Branding

Branding está relacionado à construção de uma marca e a sua forma de comunicação com seu público. A Coca-Cola, por exemplo, é conhecida por trazer uma sensação de felicidade às pessoas quando pensam nela. Outras marcas, no entanto, são capazes de evocar emoções negativas, como a raiva e até mesmo o nojo.

Tudo isso é consequência de um branding bem ou mal executado, além, claro, do serviço prestado pela empresa e seus produtos. Atualmente, ter um bom branding é fundamental para se posicionar no mercado e se diferenciar da concorrência.

Search Engine Optimization (SEO)

Search Engine Optimization (SEO) é a otimização do site e conteúdo para os mecanismos de busca, mais especificamente o Google. É por meio de uma boa estratégia de SEO que um artigo é posicionado na primeira página do Google quando realizamos uma pesquisa, algo que influencia muito na quantidade de visitas que ele recebe.

Além disso, ter um bom SEO faz com que sua empresa economize muito em tráfego pago e adquira um valor de mercado muito maior. Para que essa estratégia seja efetiva, é essencial que também invista na produção de conteúdo. Afinal, precisa ter o que posicionar no Google.

Link Building

Link Building é a construção de links de um site, sendo que eles podem ser internos ou externos. Basicamente, o link building tem benefícios desde o aumento do tempo de permanência do visitante em seu site até a sua própria autoridade no Google. Para a primeira opção, os links internos são os mais recomendados e precisam ser muito bem estruturados.

Já para a construção de autoridade, é preciso receber links de sites externos que tenham uma grande relevância. Para isso, comprar links SEO se torna uma excelente alternativa, pois faz com que eleve a sua autoridade, adquira tráfego e melhore o seu posicionamento no Google.

E-mail Marketing

O e-mail ainda é um dos principais canais de comunicação utilizados em todo o mundo. Por meio dele, recebemos inúmeros conteúdos por dia, desde promoções a simples mensagens de texto.

Dessa forma, investir nesta estratégia é primordial para fidelização de clientes, divulgação de conteúdo e até mesmo para garantir um aumento nas vendas. Há quem pense que o e-mail vai morrer um dia, mas isso está muito longe de acontecer. Portanto, não deixe essa estratégia de lado!

Tráfego pago

Como o próprio nome sugere, tráfego pago consiste na compra de tráfego para um site. Sendo assim, existem diversas formas de fazer isso e até mesmo a compra de links pode gerar tráfego para um site. Contudo, quando nos referimos a essa estratégia pensamos principalmente em publicidade paga nas mídias sociais.

Embora dependa muito do seu nicho de atuação, as plataformas mais recomendadas para começar a investir em tráfego pago são o Facebook Adwords e o Instagram Adwords. Afinal, são esses os canais acessíveis com maior tráfego hoje em dia.

Conversion Rate Optimization (CRO)

Conversion Rate Optimization (CRO) é uma estratégia utilizada para elevar a taxa de conversão de um site. Desse modo, precisamos primeiro compreender o que é uma conversão em um contexto de marketing.

Basicamente, trata-se do momento em que o visitante executa uma ação que desejamos, como o preenchimento de um formulário, uma compra, uma curtida em uma publicação e assim por diante. Assim sendo, o CRO vai atuar para aumentar as chances do visitante realizar tais ações.

Para isso, são analisados diversos dados com ferramentas poderosas para saber o que leva o visitante a executar a ação. Para quem deseja aumentar as vendas, por exemplo, esta é uma excelente opção.

Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma estratégia que consiste em fazer com que os consumidores cheguem à empresa. Dentro do Inbound Marketing, um dos principais pilares é o marketing de conteúdo, que consiste na produção de conteúdo relevante para atrair público para o negócio.

Sabe quando você realiza uma busca no Google e acaba chegando no site de uma empresa? Isso é Inbound Marketing. Não restam dúvidas de que é uma das melhores estratégias para crescimento na Internet.

Agora, que tal compartilhar este artigo nas suas mídias sociais para que ainda mais pessoas conheçam essas estratégias de marketing?