27 de março de 2024

7 ideias para incentivar a equipe de vendas

Em busca de ideias para incentivar a equipe de vendas e converter motivação em negócios fechados? Então você está no lugar certo! 

Neste artigo, reunimos 7 dicas para te ajudar a orientar sua equipe comercial para a geração de resultados. Vamos explicar como despertar gatilhos positivos no time e estimulá-los a trabalharem com mais gás e foco. 

Aproveite! 

A importância de um time de vendas motivado

Investir em boas ideias para incentivar equipes de vendas traz benefícios que impactam na gestão da empresa como um todo. Isso porque, quando motivados e engajados, os vendedores produzem mais, se organizam melhor e contribuem mais efetivamente para o alcance dos objetivos estratégicos do negócio. 

Aqui estão alguns dos aspectos que podem ser otimizados com a ajuda de ideias para incentivar equipes de vendas: 

  • Absenteísmo – Colaboradores engajados tendem a comparecer com mais frequencia ao trabalho, assegurando que os eventuais afastamentos aconteçam de forma isolada. 
  • Retenção – Times engajados tendem a desejar se manter na empresa, gerando baixos níveis de rotatividade de pessoal. Dessa forma, a organização economiza com treinamentos, onboardings e processos de contratação e garante uma equipe altamente qualificada e experiente. 
  • Produtividade – Funcionários motivados geralmente trabalham mais, chegam no horário e se concentram em suas tarefas diárias. Os níveis de produtividade podem aumentar e a produção geral de uma empresa pode ser maior.
  • Relacionamento com os gestores – O engajamento e a motivação dos times de vendas contribui diretamente para a construção de relacionamentos mais saudáveis entre os vendedores e as lideranças. Dessa forma, os vendedores tornam-se mais propensos a aceitar as mudanças e a agir com menos resistência. 
  • Atendimento ao cliente – Funcionários motivados são mais propensos a trabalhar de acordo com um padrão mais elevado, se esforçando mais para gerar encantamento no atendimento ao cliente e converter vendas com excelência. 

7 ideias para incentivar a equipe de vendas

Agora que você já conhece os benefícios de apostar em ideias para incentivar equipes de vendas, vamos à nossa dose de inspiração. Separamos 9 propostas para te ajudar a abrir a mente, reformular a rotina e oferecer ao time incentivos que vão muito além da recompensa financeira. 

  1. Job Rotation

A ideia de job rotation — ou rotação de trabalho — está relacionada à possibilidade de ampliar horizontes do time e fazer com que todos enxerguem o processo corporativo como um só. Na prática, os colaboradores mudam de função por um período curto (geralmente algo entre uma semana e um mês) e têm a oportunidade de aprender e experienciar diferentes pontos de vista sobre o processo da empresa. 

No setor de vendas, o job rotation é especialmente importante: assim, vendedores internos, externos, analistas de pós-venda e agentes de suporte têm a oportunidade de aprender e compreender particularidades de cada função desempenhada. 

  1. Aprimoramento de funções

Seu time comercial conhece todo o escopo de trabalho de cor? A atuação se tornou mecânica e pouco inovadora? É hora de aprimorar as funções desempenhadas! 

Esta é uma das ideias para incentivas equipes de vendas responsável por tirar o time do lugar-comum. Neste caso, o gestor revisa as tarefas atribuídas aos vendedores e as torna mais específicas ou complexas. Esta é uma forma de despertar a motivação do time para novos desafios sem precisar recorrer a uma medida como a promoção ou o deslocamento para outro cargo. 

  1. Empoderamento do time

Já ouviu falar na expressão “senso de dono”? Muito utilizada nas grandes indústrias, ela faz referência ao esforço da gestão em empoderar os colaboradores para que também se sintam donos de seus processos e ferramentas de trabalho. 

No mundo comercial, a proposta do empoderamento também pode ser utilizada como uma das ideias para incentivar equipes de vendas. Afinal, autonomia na tomada de decisões e acesso às informações-chave do processo comercial são importantes motores para o engajamento e o trabalho com propósito. 

  1. Flexibilização da jornada

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas se viram obrigadas a flexibilizar a jornada de trabalho. E a melhor notícia foi que, invariavelmente, os processos continuaram acontecendo! Esta é a prova que você precisava para entender, de uma vez por todas, que adotar modelos de trabalho mais flexíveis não interfere negativamente na produtividade. 

Experimente incorporar essa flexibilidade em definitivo e ofereça caminhos alternativos para as jornadas de trabalho de vendedores, analistas de suporte e de pós-venda. Regime híbrido, trabalho remoto, jornada reduzida…implemente aquilo que melhor funciona para a equipe. 

  1. Cocriação de estratégias

Muito em linha com a ideia de empoderamento, a cocriação de estratégias consiste no convite à participação do time comercial para o desenvolvimento de planos de ação em vendas. 

Faça com este processo não seja “top down”, e que não chegue de cima como uma ordem absoluta aos vendedores. Permita que eles contribuam com a construção das etapas do plano, expondo suas dificuldades e apresentando iniciativas e experiências enriquecedoras. 

  1. Workshops e treinamentos

Para 87% da força de trabalho (composta, sobretudo, pela geração Millennial), o aprendizado e o desenvolvimento são fatores especialmente importantes no ambiente de trabalho. Isso mostra que oportunidades de crescer na empresa são vistas como fatores de motivação e incentivo. 

Portanto, aposte em rotinasrotinar de workshops e treinamentos para seu time de vendas. Atualize formações, estimule a troca de competências e crie um ambiente de aprendizado continuo na empresa. 

  1. Implantação de ferramentas tecnológicas

Por fim, não deixe de considerar ferramentas tecnológicas como boas ideias para incentivar equipes de vendas. Conhecidas por seus processos complexos e repletos de etapas de acompanhamento, as áreas comerciais ganham muito com a implantação de boas soluções digitais para o gerenciamento da rotina. 

Lembre-se apenas de que boas ideias para incentivar equipes de vendas são aquelas incorporadas com cuidado e atenção. Ao escolher uma nova ferramenta para auxiliar a equipe, assegure-se de que ela seja ouvida e treinada gradativamente em seu uso. 

Implantações arbitrárias e sem cadência podem se tornar foco de resistência, gerando efeito oposto no engajamento do time, então cuidado. Se liga! 

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.