Professora de Administração da Faculdade Anhanguera orienta empreendedores sobre como enfrentar o desafio de ser o próprio patrão
Qual brasileiro nunca sonhou em ter o próprio negócio? Empreender, para muitos, significa segurança financeira e liberdade para fazer o que e como se quer, sem patrão. Mas se aventurar no empreendedorismo nem sempre é uma tarefa fácil.
Segundo dados do Governo Federal, o Brasil registou 18.915.002 de empresas abertas em 2021, tendo surgido no ano passado 4.026.776 novos empreendimentos, um aumento de quase 20% em relação a 2020. Os tipos de negócios que mais abriram portas no ano passado foram: comércio varejista de artigos do vestuário e acessório, promoção de vendas, cabeleireiros, manicure e pedicure, fornecimento de alimentos para consumo domiciliar e obras de alvenaria.
O relatório Monitor do Empreendedorismo Global (Global Entrepreneurship Monitor, em inglês) de 2020 estimou em 50 milhões o número de brasileiros que pretendia empreender nos três anos seguintes. Empreender também é o terceiro maior sonho dos brasileiros — atrás apenas do desejo de viajar pelo país e de ter uma casa própria — de acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2021, realizado pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).
Porém, os sonhadores esbarram em certa dificuldade: dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos, e o motivo para a fechar as portas é a falta de uma gestão eficiente.
Existem algumas questões que podem desafiar o novo empreendedor em alcançar o sucesso em suas empresas, entre essas dificuldades estão gestão de pessoas, gestão financeira, burocracia e impostos, inovação, marketing e vendas.
Para ajudar os empreendedores a encarar de forma mais leve essa jornada de abrir o próprio negócio, a coordenadora do curso de Administração da Faculdade Anhanguera, Profa. Me. Claudia de Lima Teixeira Fuentes Garcia, dá algumas dicas essenciais para fazer o empreendimento dar certo.
Tenha uma boa ideia e parceiros
Ter uma boa ideia pode ser um grande diferencial para o seu negócio ter sucesso. O mercado tem muitas empresas e, para vencer a competição, ter um diferencial é essencial. Nesse cenário, a criatividade e a habilidade de lidar com cenários e ambientes difíceis fazem do brasileiro um empreendedor em potencial.
“Mas ter uma grande e boa ideia nem sempre é suficiente. Buscar parceiros que tenham afinidade com a sua iniciativa pode ser um bom caminho para o sucesso, como por exemplo um colega de faculdade, um ex-companheiro de trabalho, o cônjuge e até um familiar ou amigo. Além disso, é recomendável se unir a pessoas que tenham habilidades distintas da sua. Se ambos os sócios entendem muito de contabilidade, quem vai cuidar de outros aspectos como vendas, marketing, ou outro setor vital para uma empresa? É preciso somar forças que se complementem”.
Avalie os cenários e os concorrentes
O empreendedor precisa ter em mente qual é o cenário de mercado que ele vai encarar ao abrir um negócio. Quem é o seu público? Quem são seus concorrentes e o que eles oferecem? Em qual local será aberto o negócio (se físico), e quem reside ou passa por aquele lugar? Seu público passa por ali? É melhor que o negócio seja no modelo 100% remoto ou on-line? Além disso, como está a economia ou o setor no qual você pretende investir?
“Os riscos precisam ser calculados e o empreendedor precisa ter em mente, com clareza, onde está investindo. Muitas vezes acontece de um empreendedor abrir um negócio para realizar um sonho, ou ainda movido a uma paixão, sem mensurar o lado racional dessa aventura, e isso pode ser frustrante e acabar levando ao fechamento do empreendimento”.
Tenha controle financeiro
Muita gente usa a rescisão de um emprego ou junta economias de uma vida toda para abrir o tão sonhado negócio. Mas todo empreendedor precisa ter em mente — e na ponta do lápis — os custos da operação a curto, médio e longo prazo, incluindo despesas fixas, como pessoal e imposto, além das variáveis que possam surgir. Ter um fluxo de caixa ou uma reserva de emergência para crises e períodos de baixa é essencial para o futuro do empreendimento.
“Uma das habilidades que o empreendedor precisa ter é o exercício da paciência, pois nem sempre o lucro vem rápido. O sucesso de um negócio depende de fatores internos — controláveis – e externos, como sazonalidade de vendas, que podem pegar o proprietário de surpresa. Por isso, a recomendação é que exista uma reserva financeira, ou caso não seja possível, que o empreendedor recorra a crédito no mercado, observando e buscando sempre as menores taxas de juros”.
Escute o seu cliente
Quem nunca ouviu a frase “o cliente tem sempre razão”? O ditado é atribuído a Harry Gordon Selfridge, um americano nascido em 1858, que fez fortuna e foi considerado um dos mais ricos e respeitados empresários do Reino Unido.
E além de ter sempre razão, o cliente precisa ser ouvido. Um negócio de sucesso precisa resolver um problema do cliente, para que o cliente esteja disposto a pagar pela solução ou serviço que você oferece.
“Historicamente, os negócios que mais revolucionaram a economia resolveram dores de seus consumidores. O empreendedor precisa pensar se o produto ou serviço que está oferecendo soluciona algum problema do seu cliente”.
Busque capacitação e profissionalização
Em meio a tanta concorrência, e em um mundo globalizado onde a informação e o conhecimento circulam com muita rapidez, mas nem sempre com qualidade, buscar capacitação e profissionalização é um grande diferencial competitivo.
“O empresário deve buscar se atualizar constantemente, não apenas na área do seu negócio, mas procurando também beber da fonte de outros setores, correlatos ou não, que possam contribuir para sua estratégia de mercado. Convém lembrar também que o conhecimento deve ser compartilhado e incentivado nos colaboradores, parte essencial para o sucesso do negócio. Um funcionário bem treinado e preparado cativa o cliente, além dele mesmo se sentir motivado para seguir na empresa, almejando postos de trabalho mais altos. Uma grande dificuldade de muitas empresas hoje em dia é a alta rotatividade de funcionários, que acabam buscando e aceitando ofertas de concorrentes – nem sempre movidos a salários maiores, mas em busca também de valorização e propósito”.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog.
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