5 de julho de 2022

Para que serve um motor de reservas de turismo?

Um motor de reservas pode ser uma ótima opção, para você que é dono de um empreendimento turístico, de lazer ou diversão. E, conhecendo um pouco melhor essa ferramenta, você entenderá quais recursos ela disponibiliza e como isso pode ajudar no seu negócio.

Por isso, preparamos este artigo. Nele, você descobre o que é exatamente um motor de reservas, como ele funciona, quais os benefícios e como contratar.

O que é um motor de reservas?

Um motor de reservas é um sistema de gerenciamento de produtos e serviços de turismo e lazer. Isso inclui não somente empresas de hospedagem, mas passeios, locais de visitação e até esportivos. Com ele, os empresários passam a ser menos dependentes de grandes empresas, que cobram taxas altas para anunciar os serviços em seu catálogo. Afinal, com o sistema de reservas, elas passam a acontecer no próprio site do negócio de turismo, lazer e diversão.

Assim, se você é um pequeno ou médio empreendedor turístico, contratar um motor de vendas para o seu site pode ajudar a alcançar diversos públicos. Ele também irá desafogar o sistema de atendimento ao cliente e criar um espaço mais acessível e objetivo, para divulgação da sua acomodação.

Para que serve um motor de reservas?

O motor de reservas é uma ferramenta poderosa na hora de otimizar o agendamento de passeios, atividades turísticas e hospedagem. Ele serve para organizar as principais informações do estabelecimento e do cliente em um só lugar: o site oficial do negócio/serviço. Com ele, o interessado em adquirir produtos e ou serviços, vai:

  • Visualizar os horários disponíveis, valores e formas de pagamento em tempo real, e em um só lugar (site da hospedagem);
  • Descobrir se existem vagas naquele período e, até mesmo, encontrar datas posteriores com preços atraentes;
  • Ter acesso às principais informações, promoções e cupons.

Para o empresário, este é um ótimo investimento, já que as reservas podem acontecer de forma simultânea, em poucos minutos e com segurança de dados para o cliente.

Quais são os benefícios em contratar um motor de reservas de turismo?

Existem muitos benefícios ao contratar um motor de reservas. Você provavelmente já identificou algumas delas nos tópicos anteriores. Mas, as facilidades não param por aí! Veja na lista abaixo:

  • Economia: as grandes agências de hospedagem costumam cobrar porcentagens altas, que vão de 15% a 30% sobre a reserva realizada. Por isso, ao contratar um motor de reservas, o hoteleiro economiza esse valor, e pode investi-lo para desenvolver ainda mais o seu negócio;
  • Alcance de hóspedes: quanto maior o grau de facilidade para acessar as informações, melhor para o cliente. Dessa forma, é possível atingir uma base maior de hóspedes, com reservas acontecendo simultaneamente através do site;
  • Gestão: o motor de reservas organiza todas as informações em uma única plataforma. Dessa maneira, fica mais fácil divulgar as hospedagens e coletar as informações pessoais e financeiras do usuário;
  • Conforto e segurança para o cliente: com uma interface intuitiva e criptografia de proteção de dados, o motor de vendas garante um ambiente mais seguro e confortável para o uso do cliente.

Como contratar um motor de reservas?

Para contratar um motor de reservas que faça sentido para o seu empreendimento, é importante ter em mente as ferramentas necessárias para divulgar o serviço oferecido.

Veja abaixo algumas dicas para a hora realizar a contratação:

  1. Conheça o mercado: antes de mais nada, pesquise os principais motores de reservas existentes no mercado. Veja quais deles são eficientes e tem bom custo benefício;
  2. Entenda quais as suas necessidades: É preciso identificar quais são suas prioridades, como deseja contatar o cliente (SMS, e-mail, chamadas) nos casos de confirmação de compra, quais tipos de serviços adicionais vão ser oferecidos e outros;
  3. Faça comparação de preço: Após encontrar um sistema compatível, faça uma pesquisa de mercado e compare preços e facilidades de compra para adquirir algo com real valor de mercado e qualidade garantida;
  4. Personalize o serviço: atualmente existe uma gama gigantesca de sites de turismo e acomodações. A identidade visual do seu site cria uma correspondência com seu serviço e dá personalidade para a sua marca. Exija isso no layout do seu site na contratação do motor de reservas;
  5. Integre esse e demais serviços: o sistema de reservas tem como principal objetivo integrar os serviços oferecidos pelo seu negócio. Crie uma estratégia que vincule o site e as demais plataformas de atendimento de forma prática e intuitiva.

Não tenho site, posso contratar um motor de reservas?

Essa é uma pergunta muito recorrente, e felizmente a resposta é positiva.

O empresário que ainda não possui o site, pode sim contratar um motor de reservas online.

Isso porque a plataforma possui um layout responsivo e que permite customização. No futuro, quando seu site estiver pronto, você pode integrar esses sistemas, criando um serviço ainda mais dinâmico e completo.

Em suma, um sistema de reservas de turismo tem muito a contribuir com o seu negócio, e que investir nestas plataformas pode alavancar as vendas e criar uma relação mais ágil e próxima com a base do cliente. Dessa forma, todos saem ganhando. Além disso, a compra de um sistema como esse exige muito cuidado, pesquisa e entendimento das necessidades do negócio. E que, se bem articulado, cria um espaço de liberdade e autonomia interessante para o usuário.