Não há como negar que o envolvimento do cliente é uma das questões mais urgentes para os profissionais hoje em dia. Por quê? Porque ressalta toda a razão pela qual comercializam seus produtos, seja roupas importadas ou porta de aço.
Para construir relacionamentos que vão garantir que eles escolham sua marca ao invés da concorrência, é necessário alguns passos importantes. E foi por isso que criamos este texto. Vem com a gente para saber mais!
Adquira e retenha clientes
Para adquirir, converter e reter clientes, você precisa engajá-los. Conectar-se com eles de maneira eficaz e significativa. Isso é o que molda a confiança e faz a diferença.
As marcas não podem mais confiar apenas em slogans cativantes ou contratar celebridades para estampar seus conteúdos. As redes sociais e os smartphones fizeram com que os gestores precisassem estar prontos para aproveitar as oportunidades de se envolverem com os clientes em qualquer lugar, a qualquer hora.
Existem muitas táticas e métodos que pode usar para aumentar o envolvimento do cliente e eles não precisam ser complexos como a instalação de fios e cabos elétricos.
Entenda que devem vir de um lugar autêntico, segmentar o público certo e fornecer motivos claros para que as pessoas se envolvam naquilo e propaguem a ideia da marca.
Crie ótimas experiências para o cliente
Se você vive numa bolha e ainda precisa de provas de que a experiência do cliente é essencial para o engajamento, entenda que:
Entre todas as empresas que trabalham para dar ao cliente uma melhor experiência, 84% relatam aumento de receita.
E isso faz sentido. Pois todos nós já tivemos exemplos ruins com empresas ou colaboradores, fazendo com que jamais voltássemos ali!
Esperar muito tempo para falar com um representante de serviço, tentar (e não conseguir) finalizar um checkout online ou não ter um retorno do funcionário a respeito das composições daquele detergente concentrado que adquiriu, são apenas alguns episódios que podem diminuir o engajamento e prejudicá-lo num futuro próximo.
Desta forma, o importante é certificar-se de mapear todas as maneiras de interação, seja em uma loja física, site, rede social, emails, centro de atendimento ao cliente ou qualquer outro.
Faça uma análise completa de cada um e veja onde você pode melhorar.
Torne sua marca próxima ao cliente
Ao tornar a marca mais próxima, o gestor cria uma personalidade e uma linguagem para a marca, fazendo com que os clientes conheçam e se envolvam com a mesma.
Mas antes disso citado acima, o comprador deve estar ciente de que ela existe e que tem algo especial, relevante ou útil a oferecer. Tudo para que consiga cumprir o objetivo de minimizar os desejos e anseios da pessoa.
Parte disso virá do senso de autenticidade, já que 86% dos entrevistados em várias pesquisas apontaram que este conceito é a chave para decidir de quais marcas eles mais gostam.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.