6 de dezembro de 2022

Como manter uma rotina de leitura, confira x métodos

Você possui o hábito de ler diariamente? Bom, se você ainda não coloca a leitura como uma prioridade dentro do seu dia a dia, saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade de conhecimento, entretenimento e até mesmo melhorar sua qualidade de vida. 

Ler algum livro de forma constante, seja sobre algo relacionado ao seu trabalho como branding industrial ou com uma temática de ficção científica, pode ser uma boa saída para você trabalhar melhor sua imaginação, aprimorar seu conhecimento e até mesmo aliviar estresses e tensões que ocorrem no dia a dia. 

Mas com uma rotina corrida, sabemos que manter a leitura em dia nem sempre é uma tarefa fácil, muitas vezes o tempo para ler acaba ficando em segundo plano e outras coisas vão sendo prioritárias.

Para te ajudar a criar o hábito e uma rotina de leitura, separamos 5 métodos certeiros que vão fazer com que você consiga ler de forma diária, bora conferir?

  1. Leia um livro de cada vez e escolha leituras que te agradam

Se você quer começar a ler todo dia, o primeiro método é escolher um livro de cada vez, sem afobações ou pressa. Muitas pessoas acabam começando um livro, e depois já começam a ler outro, e depois outro e por aí vai, quando vão ver, já tem mais de 5 acumulados e nenhum terminado. 

Isso é péssimo para sua concentração e te dá até um certo desânimo na hora de ler, então foque um de cada vez. Além disso, busque procurar por temas que realmente te agradam e que despertam interesse e te deem vontade de ler. 

Se você se interessa por super heróis, procure um livro com essa temática, se sua pegada for descobrir mais sobre o marketing de relacionamento, busque livros que possam te informar, sempre vá naquilo que te agrada e que te deixe com vontade de continuar lendo de forma cotidiana. 

  1. Estabeleça um horário de leitura e coloque os livros no seu planejamento diário

Seguir um cronograma é sempre algo importante, ainda mais quando se trata de colocar uma atividade dentro dele, se você quer realmente ler de forma diária, é fundamental que estabeleça um horário de leitura e coloque os livros dentro do seu planejamento. 

Separe um tempo, cerca de 30 minutos até uma hora do seu dia exclusivamente para ler, veja qual o melhor horário, talvez acordar um pouco mais cedo ou antes de ir dormir, enfim, o importante é estabelecer uma hora e cumpri-la à risca. 

  1. Leia um pouco de cada vez e respeite suas limitações

Existem pessoas que conseguem ler um livro a cada dois dias enquanto outras leem um livro por mês, busque não se pressionar nesse sentido e leia um pouco de cada vez respeitando sempre as suas limitações. 

O importante não é ir rápido e sim, ler um pouco diariamente, então leia com tranquilidade, calma, e de acordo com aquilo que você pode, nunca procure ler rápido demais ou ultrapassar seus limites. 

  1. Busque ter foco total e concentração máxima no seu momento de leitura

Se você realmente quer absorver todas as informações sobre marketing para indústria que o livro possui, é imprescindível que você tenha foco total e concentração máximo no momento da leitura, se não, é capaz do livro ficar desinteressante e você perder a vontade de ler todos os dias. 

Concentre-se, busque um lugar calmo, silencioso e que você possa ler de maneira tranquila e sem ninguém te atrapalhar, fazendo você ter uma experiência muito mais imersiva. 

  1. Procure pessoas para conversar sobre livros e deixar tudo mais interessante

Se tem uma coisa que deixa a gente com vontade de continuar lendo é conhecer mais pessoas que estão lendo o mesmo livro e possam conversar sobre ele. Alguns clubes de leitura, ou grupos no Whatsapp ou Facebook que falam sobre livros, podem ser uma ótima alternativa para você bater um papo e conversar sobre um livro, trazendo um ambiente mais imersivo e despertando cada vez mais vontade de ler. 

Além disso, você pode pegar algumas sugestões e dicas sobre novas leituras, ter com quem conversar sobre os livros deixa tudo mais interessante e faz com que você tenha ainda mais vontade de colocar a leitura em seu hábito diário. 

Você está acostumado a ler todo dia? Conte para gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar esse texto caso tenha curtido, até a próxima!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.