5 de julho de 2022

Incidência Solar: Como escolher a posição do apartamento

Na hora de escolher um imóvel é preciso estar atento a todos os detalhes, que vão desde questões estruturais, como a disposição dos móveis, metragem dos cômodos, qualidade da tubulação e outros, como fatores externos, como se tem uma boa ventilação, se não é um local abafado e qual é a melhor área de incidência solar – e qual é o “tipo” de raios solares que vai chegar até ali. 

Dependendo da posição do apartamento, é importante se atentar ao fato de que pode ser um local muito quente ou muito gelado, tudo isso será variante em relação à posição dos raios solares que irão chegar até ele. Por isso, esse pequeno detalhe poderá mudar completamente a forma de escolher o seu imóvel.

Desta maneira, pensando nessa importante decisão, esse artigo vai trazer algumas informações importantes sobre qual será a melhor posição para que o seu imóvel possa ser perfeito para a sua habitação, pois é um ponto essencial na hora da compra ou locação de um apartamento. Quer saber mais sobre esse fator essencial? Continue a leitura!

Posições dos raios solares

Pensar na posição dos raios solares é de tamanha importância para poder garantir um melhor aproveitamento dessa incidência, a fim de garantir que o seu apartamento ainda tenha os benefícios climáticos. Muitas imobiliárias que tem uma boa presença digital já oferecem esse tipo de informação antes da locação, por isso é importante verificar essas bonificações, que são:

Leste e Oeste

Essas posições são reconhecidas como intermediárias, pois o sol poderá atingir o imóvel em horários de menor incidência, pelo início da manhã e no final da tarde, em posições onde ele não oferecerá mais tantos danos, tanto à saúde quanto ao encurtamento da vida útil de móveis e outros itens essenciais em uma moradia. 

Sul

Quando o apartamento for voltado para a fachada sul, é importante se atentar ao fato de que ele não terá a incidência de sol efetiva pelas primeiras horas da manhã no inverno e o conforto térmico nessa estação será menor, então é preciso estar atento quanto a posição referente ao sol para evitar a formação de bolor e umidade exagerada.

Norte

De longe a mais desejada por todos, pois é a mais privilegiada em todos os sentidos. É a posição que mais recebe luz do sol e que tem um conforto térmico maior, justamente por essa incidência solar, favorecendo também a não formação de mofo e proliferação de umidade do ambiente. Então é a melhor opção para quem irá morar em apartamentos.

Recomendações 

Caso não seja possível encontrar um apartamento voltado para o norte, existem algumas técnicas que podem suprir a necessidade da luz do sol, favorecendo o ambiente e a qualidade de vida daqueles que moram ali, provindos da utilização do marketing para indústria, que vai ofertar informações valiosas como:

  • Investir em equipamentos termo estabilizadores, como umidificadores de ar que também podem ser utilizados como aquecedores para fachadas voltadas para o sul;
  • Tintas de absorção térmica para apartamentos que tem uma alta incidência sol, deixando o clima consideravelmente mais abafado;
  • Implementação de corredores de ventilação por meio de janelas e exaustores pequenos que podem ser instalados de maneira prática;

Com essas recomendações, é possível estar em qualquer imóvel, independente de onde a fachada do apartamento esteja, ou seja, é possível organizar o ambiente de maneira eficiente para que ele atenda as necessidades dos moradores. Além disso, é possível verificar em uma plataforma de divulgação a posição do seu apartamento antes mesmo de ir até ele, o que favorece na hora da escolha.  

Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.

Direto da Redação

Tudo em Um é um portal de notícia conceituado e de muito valor agregado quando o foco é informar e compartilhar conteúdos de extrema qualidade informativa. Tenha certeza de que está no Portal de notícias certo para consumir conteúdo de qualidade.

View all posts by Direto da Redação →