8 de dezembro de 2022

Saiba as causas da perda de dente

Sabemos que a perda de dente em adultos não afeta apenas a autoestima, mas também pode atrapalhar a saúde geral de um indivíduo, pois prejudica sua capacidade de mastigar e digerir.

Enquanto as perdas podem ser causadas por uma variedade de fatores, como acidentes e outras doenças, o descuido com a saúde é muitas vezes um fator importante para danificar a estrutura dentária.

Uma boa saúde bucal é construída em pequenos hábitos diários desenvolvidos desde cedo, mas infelizmente nem todos os adultos conseguem manter esses hábitos.

Neste artigo, discutiremos a importância da higiene bucal, como prevenir a perda de dentes e possíveis tratamentos, como o uso de aparelho transparente para alinhar o sorriso. Continue lendo!

Quando prestar atenção à higiene bucal?

Diferentemente do que muitos pensam, o atendimento odontológico deve vir muito antes de os dentes permanentes aparecerem.

Os pais e responsáveis ​​devem estar atentos à saúde bucal e incentivar as crianças a cuidarem de seus sorrisos.

Nesse sentido, os especialistas recomendam a limpeza das gengivas do bebê após todas as mamadas, utilizando apenas gaze embebida em água.

Assim, quando surgem os primeiros dentinhos de leite, limpá-los já é um hábito. Nesta fase, já é possível limpar os dentes com dedos de silicone e água.

Então, a resposta para o momento certo de começar a cuidar da saúde bucal é: desde o nascimento do seu filho.

Como cuidar da saúde bucal?

Para cuidar da sua saúde bucal e limpar os dentes da maneira correta, principalmente para pacientes que fazem acompanhamento com dentista especialista em gengiva, você precisa de consistência.

Os principais itens de uma boa escovação são:

  • Escova de dentes do tamanho correto;
  • Boa pasta de dentes;
  • Fio dental;
  • Enxaguante bucal.

Alguns profissionais incentivam o uso de um raspador lingual, ferramenta que limpa a língua de forma rápida e precisa.

Isso porque, nessa área, muitas bactérias se acumulam à noite e podem causar todo tipo de dano se não forem limpas regularmente.

Em relação ao momento certo para retirar os restos de comida, os especialistas recomendam escovar os dentes por pelo menos dois minutos, com movimentos circulares e de vai-e-vem.

São esses movimentos da escova de dentes que farão com que a placa bacteriana seja removida sem se transformar em tártaro.

Para evitar que a placa se aproxime das gengivas e dos dentes, o uso do fio dental é essencial, mesmo para pessoas que estão em tratamento com um dentista especializado em gengiva.

É importante ressaltar esse tópico porque, muitas pessoas acreditam que se a gengiva sangrou, deve deixar de usar o fio dental. Mas muito pelo contrário, uma gengiva saudável não sangra ao entrar em contato com o fio dental.

Apenas o fio dental pode chegar onde uma escova não pode, por isso é muito eficaz contra outras condições, como gengivite e perda de dentes.

Causas e tratamentos para a perda de dentes

Existem muitas razões principais para a perda de dentes em pacientes. Dentre eles, os principais são:

  • Gengivite e periodontite;
  • Alimentos ricos em açúcar;
  • Acidentes;
  • Dificuldade no tratamento.

Existem vários tratamentos disponíveis para restaurar a qualidade de vida e a função de seus dentes. No entanto, os mais recomendados para os pacientes são: próteses, lentes dentais e coroas.

Todos estes tratamentos devem ser diagnosticados e recomendados por especialistas especializados na durabilidade das facetas de porcelana.

Caso você queira, procure por um consultório odontológico e pergunte sobre lente de contato dental quanto custa. Dessa maneira, você terá um sorriso bonito e alinhado.

Quando ir ao dentista?

O atendimento odontológico deve ser um hábito contínuo e deve ser adquirido na primeira infância, não apenas em emergências ou na procura de procedimentos estéticos como o clareamento dental.

Esse tipo de cuidado evita que maus hábitos se tornem uma rotina e permite que seu filho se torne um adulto saudável e livre de problemas bucais como perda de dentes e mau hálito.

Dentistas especialistas recomendam que todos façam uma consulta de rotina pelo menos a cada seis meses.

Durante essas consultas de rotina, um profissional fará uma limpeza profunda, removerá a possível placa endurecida e aplicará flúor protetor nos dentes.

Entretanto, caso você perceba alguma alteração em sua arcada dentária ou sensibilidade ao escovar seus dentes, vá a uma clínica dentária 24 horas e peça por uma avaliação de urgência.

Não deixe sua saúde de lado! Cuide dos seus dentes para um sorriso mais longo e saudável.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.