7 de julho de 2022

5 curiosidades sobre a boca

A boca tem muitos segredos, disso todo mundo sabe! Difícil é mapear a tamanha influência que doenças na boca originam e são originadas por outros problemas ao longo do corpo. 

Quanto mais se aprofunda, a necessidade de higiene, dieta regrada e consultas periódicas para a manutenção da saúde bucal, mais se vê a necessidade – para o bem do paciente – que ele siga essas práticas constantemente.

Para isso, é vital um consultório para se consultar, seja por meio de um plano odontologico para mei, empresarial ou pessoal, no dia a dia do indivíduo, para a manutenção de uma vida saudável.

Boca saudável é vida saudável

Muitos problemas comuns bucais, como aftas, inflamações gengivais, mau hálito e cáries, têm sua causa em descuidos no dia a dia.

O problema é que esses descuidos tendem a gerar um enorme desconforto através de seus resultados: as questões bucais listadas acima são, por vezes, fonte de descontentamento e motivo para baixa da autoestima e da autoconfiança. 

Por isso, segue-se a máxima: “boca saudável é vida saudável”. É extremamente importante cuidar da higiene bucal de forma efetiva, satisfatória e que permita o indivíduo ter um sorriso sadio e corpo em harmonia.

Dessa forma, o investimento em saúde é imprescindível: urge a necessidade de se ter um plano dental para mei ou suporte similar para utilizar regularmente.

Cinco coisas que você não sabia sobre a boca

A boca tem vários segredos e abriga números impressionantes. Muitas vezes subestimada e tendo sua manutenção tomada por garantido, alguns fatos são bons para recordar o quão importante – e majestosa – é essa parte do corpo!

  1. O paladar

O paladar é o mais fraco dos sentidos e pode ser alterado com alguns hábitos nocivos como: 

  • Fumar;
  • Não suprir o corpo com vitaminas;
  • Se expor à radiação;
  • Ter lesões cerebrais;
  • Expor-se a substâncias químicas.

Além disso, quando a boca fica completamente seca, não é possível sentir sabor algum. Que interessante, não?

No caso de haver vivenciado qualquer um destes eventuais problemas listados, é muito importante contatar seu plano dental empresarial ou contratar um serviço de dentista pessoal para averiguar possíveis danos à saúde que tenham causado.

  1. Mastigação destra ou canhota

Uma curiosidade é que a mastigação dos alimentos tem tendências de acordo com os costumes das mãos do indivíduo. Se for destro, mastigará mais do lado esquerdo e vice-versa. 

  1. Litros de saliva

Os seres humanos produzem certa de 1,5 litros de saliva por dia! Esse número astronômico nos alerta para o volume da saliva produzida: poderia encher uma garrafa de refrigerante do mesmo tamanho – ou trinta, se forem reunidas ao fim do mês.

  1. O beijo

Ao beijar o parceiro, o indivíduo troca mais de 200 bactérias por beijo!

Dado que as bactérias vivem na superfície da língua, majoritariamente, é de se esperar que haja uma troca intensiva. 

  1. A saúde bucal é importante!

A saúde da boca está diretamente ligada com a saúde do coração e dos pulmões. A exemplo, as bactérias que prejudicam o bom estado da gengiva, quando acumuladas, podem deixar a raiz dos dentes à mostra.

Assim, a mucosa bucal absorve essas bactérias, que vão para a corrente sanguínea, podendo gerar diversas infecções e problemas agravantes na circulação e no próprio coração. 

Assim como elas podem ser levadas ao coração, podem ir ao pulmão! A cavidade nasal e bucal levam o ar junto com as bactérias acumuladas na língua, que podem gerar múltiplas infecções e prejudicar a saúde do indivíduo.

Daí a importância de ter um plano odontologico pme ou familiar para contar e averiguar essas situações complexas mas originadas por problemas simples de higiene. 

A importância da saúde bucal

A saúde bucal funciona como um dos pilares em um grande sistema: o corpo humano. Se um está em desordem, ele afeta os demais.

No entanto, a saúde bucal pode ser prejudicada por outras partes – como a falta de vitaminas e suplementos –, e, assim, indicar a necessidade de fortalecer a dieta.

Por outro lado, os problemas bucais podem advir da própria rotina insatisfatória de cuidados para com os dentes. 

Desse modo, tendo em vista a necessidade de uma vida plena e sadia, é importante não negligenciar os cuidados relativos à saúde bucal.

A rotina de higienização é uma prática essencial para garantir qualidade de vida, seja a curto ou longo prazo. Uma das prioridades do indivíduo é a garantia de um plano, seja um convenio odontologico para mei ou um outro regime de idas ao consultório.

É essencial saber que os problemas dentais podem vir a afetar todo o sistema; por isso, é necessário atenuar pontos de desequilíbrio que podem resultar em questões de saúde de maiores proporções no futuro.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Direto da Redação

Tudo em Um é um portal de notícia conceituado e de muito valor agregado quando o foco é informar e compartilhar conteúdos de extrema qualidade informativa. Tenha certeza de que está no Portal de notícias certo para consumir conteúdo de qualidade.

View all posts by Direto da Redação →