23 de abril de 2024

Quais são os carboidratos mais saudáveis?

Os carboidratos são o combustível básico para o nosso cérebro e o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos. Quais são os carboidratos mais saudáveis?

O que são carboidratos?

Os carboidratos, também conhecidos como sacarídeos ou açúcares, são compostos orgânicos, principalmente de origem vegetal, compostos por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Eles são formados no processo de fotossíntese com a participação de carbono, água e luz.

O corpo humano tem a capacidade de sintetizar endogenamente alguns carboidratos a partir de proteínas e gorduras. Estes são mecanismos que garantem um fornecimento constante de glicose para as células do corpo.

Funções dos carboidratos

– Fonte preferencial de energia para o trabalho do cérebro e músculos e exclusiva para eritrócitos;

– São usados ​​para a síntese de aminoácidos glicogênicos;

– Construir membranas celulares (glicolipídios, glicoproteínas);

– Na presença deles, ocorre a oxidação dos ácidos graxos em água e dióxido de carbono;

– Formam a estrutura da cadeia genética de DNA e RNA;

– Eles afetam a consistência, cheiro, cor e dão o sabor doce dos alimentos.

Os carboidratos diferem uns dos outros em estrutura, propriedades físico-químicas e na forma de digestão e absorção no lúmen do trato digestivo. 1 grama de carboidratos digeríveis fornece 4 kcal. Do ponto de vista dietético, vale a pena distinguir entre açúcares simples e complexos.

Carboidratos simples (glicose, frutose, galactose, manose, ribose, arabinose). São as moléculas mais simples que não sofrem hidrólise para formas mais simples, por isso sua taxa de absorção é alta.

Carboidratos complexos são compostos que são decompostos em açúcares simples durante o processo de hidrólise. Dependendo das moléculas de açúcar simples incorporadas, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos podem ser distinguidos, que são caracterizados pela maior taxa de absorção.

Carboidratos: sua participação na dieta

Os carboidratos, como um dos três macronutrientes (ao lado de proteínas e gorduras), são um elemento importante da nutrição. A demanda de carboidratos, ou seja, o valor expresso em quilocalorias que deve ser consumido durante o dia, é determinada levando em consideração a energia que advirá do consumo de uma determinada quantidade de proteínas e gorduras. 

Segundo estimativas, o consumo de 130 g de carboidratos é suficiente para suprir a necessidade de glicose do cérebro. No entanto, a porcentagem desse macronutriente em uma dieta devidamente balanceada é muito maior e varia de 45 a 70% dos componentes do cardápio.

Lembrando sempre que os produtos devem ser devidamente armazenados para garantir que todas as suas propriedades sejam mantidas. No calor, manter a maioria dos alimentos refrigerados em uma Geladeira é fundamental.

Os carboidratos são usados ​​principalmente para atender às necessidades energéticas do corpo. O suprimento reduzido pode levar à hipoglicemia (queda repentina da glicose no sangue), que é uma condição que ameaça a saúde e a vida. Dietas com baixo teor de carboidratos podem contribuir para a ocorrência de deficiências nutricionais, principalmente vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina A, potássio, cobre, zinco , selênio, cálcio e fósforo.

Fontes de carboidratos:

– Produtos de cereais – incl. pão, massas, farinhas, arroz, grumos, cereais matinais;

– Sementes de leguminosas;

– Vegetais;

– Fruta.

Os carboidratos também são fornecidos por produtos como doces, bolos, biscoitos e bebidas açucaradas. No entanto, sua participação na dieta deve ser insignificante devido ao alto nível de processamento e à grande quantidade de sacarose contida e à gordura de confeitaria não saudável usada.

O excesso desses produtos contribui para o consumo de muitas calorias, o que leva à obesidade e outras doenças metabólicas. O alto consumo de doces e sucos de frutas adoçados por crianças pode resultar em cárie dentária.