7 de julho de 2022

Quais vacinas seu pet não deve deixar de tomar anualmente?

Itens que nunca faltam em uma loja de animais incluem vacinas para animais. Eles são essenciais para todos os cuidados que os proprietários têm com seus animais de estimação, bem como para controlar as doenças apropriadas que os animais podem enfrentar.

É importante saber quais vacinas não devem faltar no seu negócio e na vida do seu pet, e o mais importante, entender para que serve cada vacina. Conhecendo o conteúdo principal deste artigo, além dos temas que vamos abordar, recomendamos fazer um curso online com certificado na área veterinária.

Vamos lá?

Vacinas que as clínicas de lojas de animais não devem faltar

As vacinas são essenciais para os seus cães e gatos, pois estão sempre em contato com outros animais ou outras pessoas. Algumas das vacinas que mencionaremos aqui são adequadas apenas para um dos animais, enquanto outras, como, por exemplo a raiva, devem ser usadas para ambos os animais.

V8 para cães

Podemos definir a vacina V8 como uma das vacinas mais utilizadas em filhotes. É versátil, ou seja, previne diversas doenças:

  • adenovirose;
  • cinomose;
  • coronavirose;
  • hepatite infecciosa canina;
  • Leptospira canicola (tipo de leptospirose);
  • Leptospira icterohaemorrhagiae (tipo de leptospirose);
  • parainfluenza canina;
  • e parvovirose.

Cada uma dessas doenças é muito perigosa e pode afetar seriamente a saúde do seu animal de estimação. Algumas dessas doenças podem ser seriamente prejudiciais se não forem detectadas a tempo, enquanto outras podem levar rapidamente à morte.

A leptospirose é uma doença zoonótica, ou seja, pode ser transmitida de animais para gado.

V10 para cães

Comparado ao V8, o V10 contém 2 outros tipos de leptospirose: Leptospirose pomona e Leptospira grips.

Se um animal de estimação tiver alguma chance de entrar em contato com urina de rato, é de grande importante garantir a proteção do pet.

Ambos V8 e V10 devem ser tomados após 45 dias de vida e devem ser tomados em 3 doses divididas, com 1 mês de intervalo.

Antirrábica

Definimos a raiva como uma doença zoonótica com múltiplas causas, e gera muitas preocupações para os tutores, pois é uma doença incurável e causa morte prematura dos animais de estimação em 100% dos casos.

A sua transmissão será através da saliva de animais doentes, ou seja, lambendo ou mordendo.

Deve ser usado após os 4 meses de idade dos animais de estimação e deve ser usado após um ciclo de vacina multiuso. É importante que os animais de estimação não entrem em contato com o mundo exterior, principalmente com outros animais que podem não ter sido vacinados.

A vacina é administrada uma vez por ano e não requer reforço.

Giardia

Podemos destacar que essa vacina não é tão conhecida, porém é uma vacina vital para a saúde dos animais. A Giardia é uma doença intestinal de animais de estimação não vacinada muito comum causada por um protozoário que pode ser infectado por água contaminada ou pelo contato de outros animais que estão doentes.

Esta é uma doença zoonótica que pode ser transmitida aos seres humanos. Esta vacina é para cachorros e deve ser administrada em duas doses divididas no prazo de 15 dias. Os reforços devem ser anuais.

Tosse de canil

A tosse do canil é uma doença transmitida:

  • a bactéria Bordetella bronchiseptica;
  • o vírus parainfluienza;
  • e o adenovírus.

O que faz: Causa febre, tosse seca, apatia, coriza e perda de apetite.

Definimos a doença como sendo altamente contagiosa e pode ser transmitida pela tosse ou espirro de outros animais infectados.

Os animais já dosados ​​com V8 ou V10 estão protegidos da contaminação viral, mas a vacina contra a tosse do canil deve ser administrada para garantir a proteção adequada contra a infecção.

Sua aplicação será em dose única, potencializada anualmente durante 2 meses de vida do animal.

V3 felina

Os gatos também precisam de cuidados quando se trata de vacinas. Porque, se o dono não estiver em casa, é mais provável que os gatinhos escapem do que os cães.

V3 é um generalista projetado para prevenir as seguintes doenças:

  • Panleucopenia: uma doença muito grave, que poderá levar o gato a óbito em até 2 ou 3 dias;
  • Calicivirose: doença grave que afeta o trato respiratório;
  • Rinotraqueíte: doença grave do trato respiratório, conhecida como sendo a gripe dos gatos.

V4 felina

V4 protege contra todas as doenças acima, aumentando assim a imunidade à clamídia. A doença é altamente contagiosa e afeta severamente o sistema respiratório dos animais de estimação.

V4 seria uma vacina para gatos porque oferece proteção muito completa.

V5 Felina

V5 é uma das vacinas mais completas dentro do mercado atualmente, protege contra as 4 doenças citadas acima, além da leucemia felina (FeLV).

O vírus que causa a doença é responsável por um grande número de mortes em gatos e pode ser disseminado pela saliva felina e secreções nasais. Pode eclodir no corpo por um período de tempo sem sintomas.

No entanto, a julgar pelo seu desempenho, estima-se que a vida útil do gato seja reduzida em cerca de 3 anos devido a um sistema imunológico comprometido.

Os problemas desta doença são: anemia, câncer e infecções.

A doença será mais suscetível a quem está em abrigos e a quem pode ir às ruas. Então, se esse é o caso do seu gato, essa vacina é para o seu animal.

A vacina polivalente felina deve ser administrada por volta do dia 45 em aproximadamente 3 doses com 1 mês de intervalo. Depois disso, um reforço anual deve ocorrer.

Se você deseja aprender mais sobre a área da medicina veterinária, indicamos que você faça um Curso Online do ramo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Direto da Redação

Tudo em Um é um portal de notícia conceituado e de muito valor agregado quando o foco é informar e compartilhar conteúdos de extrema qualidade informativa. Tenha certeza de que está no Portal de notícias certo para consumir conteúdo de qualidade.

View all posts by Direto da Redação →