5 de julho de 2022

Descubra a rota da cerveja em Santa Catarina

Vale do Itajaí oferece cervejarias, restaurantes e até escola para formar especialistas em cerveja e malte

Os amantes de cerveja sabem que a Europa é praticamente o centro mundial de boas cervejas, principalmente das artesanais, que são as mais procuradas para turismo e pelos amantes de cevada. No entanto, você não precisa sair do território brasileiro para curtir uma cerveja artesanal deliciosa. Isso porque o estado de Santa Catarina oferece a chamada “Rota da Cerveja”, na região do Vale do Itajaí (ou Vale Europeu), a aproximadamente 100 km da capital Florianópolis. Ficou curioso e quer saber mais sobre a Rota da Cerveja? Então, confira os destaques deste roteiro turístico para os amantes de cerveja!

O que é a Rota da Cerveja?

            Assim como o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, é um dos principais centros turísticos para quem ama vinhos, o Vale do Itajaí é o centro para quem ama cerveja – alguns eventos bastante conhecidos no Brasil, como o Festival Brasileiro da Cerveja e a Oktoberfest, por exemplo, já são festas que exaltam a cerveja. Com a nova Rota da Cerveja, não será mais necessário esperar por algum desses eventos para experimentar deliciosas cervejas artesanais.

Basicamente, a rota dedicada à cevada oferece bares, restaurantes, museus e cervejarias, para que cada visitante possa conhecer e inclusive montar o próprio roteiro de viagem.

O que você não pode deixar de visitar na Rota da Cerveja

A rota da cerveja é relativamente grande, e para visitá-la, você passará por algumas cidades do Vale do Itajaí. O primeiro destaque vai para Pomerode, que é considerada uma das cidades mais alemãs no Brasil, e a cervejaria Schornstein é a principal atração da cidade, além do bar Schornstein Kneipe, que tem foco nas tradições germânicas.

A cidade de Blumenau é a mais conhecida de todas, justamente por ser a cidade-sede do Vale Europeu, e é fácil encontrar passagem para Florianópolis saindo de lá, caso você more na capital catarinense ou vá de avião para turistar na região. Blumenau, inclusive, é conhecida como a capital nacional da cerveja, então vale muito a pena conhecer a cidade – é lá onde a Oktoberfest acontece, e as cervejarias da Eisenbahn, Bierland e Container são destaque. Além disso, há a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), que oferece cursos e degustação de 4 rótulos de cerveja.

Além das duas cidades citadas anteriormente, você também deve conhecer Ibirama, que, além da cervejaria Handwerk, que é a principal da cidade, oferece passeios de esportes, como trekking e rafting, com muita adrenalina e diversão.

Direto da Redação

Tudo em Um é um portal de notícia conceituado e de muito valor agregado quando o foco é informar e compartilhar conteúdos de extrema qualidade informativa. Tenha certeza de que está no Portal de notícias certo para consumir conteúdo de qualidade.

View all posts by Direto da Redação →