8 de dezembro de 2022

Relação da alimentação com a saúde dos dentes

Muitos não sabem, mas a verdade é que a alimentação e dentes estão conectados quando o assunto é saúde bucal.  Manter a boca saudável, influencia diretamente no bom funcionamento do organismo.

Outro detalhe importante é que ter um sorriso bonito e saudável leva a uma vida social com mais qualidade e segurança, pois a autoestima está diretamente ligada ao bem estar geral.

Manter uma escovação adequada, passar fio dental, fazer visitas periódicas ao dentista, são hábitos essenciais, no entanto, é preciso estar atento aos alimentos que se consome diariamente, pois eles influenciam na saúde da boca.

Ter uma alimentação balanceada, evitando o consumo de alimentos ricos em açúcar todos os dias é um grande passo para complementar os cuidados diários com a boca.

Isso porque o nosso organismo aproveita os nutrientes e minerais presentes nos alimentos como combustível para o seu sustento.  Se o organismo não recebe a alimentação adequada, isso gera alterações por toda a boca. 

Conheça alguns alimentos que prejudicam a saúde da boca

Alguns alimentos são mais difíceis de serem removidos das superfícies dos dentes, por isso, a importância da consistência do que se come também é importante.

  • Alimentos ricos em açúcar;
  • Pães e biscoitos;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Alimentos ácidos;
  • Batata
  • Macarrão
  • Café.

O açúcar é o alimento principal das bactérias causadoras de placas bacterianas que causam as cáries e também o mau hálito.

Já os pães, a batata, o macarrão e os biscoitos que são formados por carboidratos simples, rapidamente viram açúcar no organismo, e como já foi citado, açúcar é o alimento das bactérias da boca.

Ao consumir bebidas alcoólicas, o organismo produz menos saliva. A saliva é importante na hora de proteger o dente contra os ácidos liberados pelas bactérias da cárie. 

A mucosa da boca, como as paredes da bochecha, a língua e a gengiva também sofrem alterações após o uso do álcool. O café, por sua vez, facilita que restos de alimentos grudem na boca, além de amarelar os dentes.

Muito cuidado com os alimentos ricos em ácido como o abacaxi, laranja, limão, kiwi, os cítricos, destacando o refrigerante, pois eles facilitam a erosão ácida que aparece como desgaste da estrutura do dente e na região bem próxima à gengiva.

Para quem usa aparelho de dente, é importante manter hábitos de alimentação e higienização, além de ir em todas as consultas periódicas com o dentista, já que as cáries podem atrapalhar o tratamento dentário, tornando-o mais longo.

As pessoas estão cada vez mais vaidosas em relação à aparência de seu sorriso. As pesquisas por tratamentos, sejam eles de alinhamento dentário ou estéticos, como clareamento a laser valor, tem aparecido muito nos sites de busca.

Dado que, com o avanço da tecnologia nos consultórios, os procedimentos estão mais acessíveis e indolores, fazendo a população se sentir mais à vontade para procurar um profissional. 

Problemas com saúde bucal, são um dos maiores causadores de problemas de autoestima. Hoje é comum ver adultos procurando aparelho dentário preço, considerando-se que eles já são quase 50% dos usuários de aparelhos ortodônticos.

Alimentos que contribuem com a saúde bucal

Embora alguns alimentos sejam grandes vilões quando falamos de saúde bucal, outros têm um papel fundamental na saúde dos dentes, além de fazer para todo o organismo:

  • Queijo;
  • Iogurte;
  • Folhas verdes;
  • Maçã;
  • Cenoura;
  • Aipo.

Alimentos como o queijo contém cálcio e proteínas, que são nutrientes fundamentais para o esmalte dos dentes. Para mais, a mastigação aumenta a produção de saliva que eleva o ph da região.

O iogurte também é rico em cálcio e proteínas e, além disso, ele conta com probióticos que expulsam as bactérias causadoras de cáries. 

Verduras como couve e espinafre são ricas em cálcio, elemento essencial para o esmalte dos dentes. Também contam com o ácido fólico, rico em vitamina B, que ajuda muito no tratamento de gengiva das grávidas, por exemplo.

Frutas como maçã, embora sejam doces, são ricas em fibras e água. Comer maçã estimula a saliva que remove bactérias e restos de alimentos na boca e a sua textura fibrosa estimula a gengiva.

As cenouras, assim como as maçãs, são crocantes e cheias de fibras. São fontes de vitamina A e uma ótima opção para incluir no cardápio de sobremesa. Comer alguns gramas de cenoura crua após as refeições aumenta a produção de saliva e evita cáries.

O aipo é rico em vitamina A e C. Dois antioxidantes que estimulam a saúde da gengiva. Cuidar da alimentação pode diminuir a procura por extração do dente valor. 

Embora seja uma opção viável para problemas mais graves como infecções, pode ser evitado com alguns cuidados bucais diários

Ter o organismo funcionando perfeitamente e poder desfrutar de uma saúde bucal impecável é o sonho de todos. Faça um acompanhamento, deixe a saúde bucal em dia e, para a melhor estética dos dentes, encontre o melhor especialista em aparelho dentário.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.