4 de julho de 2022

O que você precisa saber antes de adotar um gatinho?

Confira dicas e curiosidades sobre o seu novo melhor amigo

Adotar um novo pet é mesmo uma delícia. Os momentos de diversão, fofura e carinho fazem com que qualquer pessoa cogite ter algum bichinho de estimação. Contudo, ter essa nova companhia não é tão simples quanto parece.

Um animalzinho precisa de atenção, companhia, estabilidade, qualidade de vida, visitas ao veterinário, cuidados, entre tantas outras coisas. Por isso, montamos uma lista de tudo o que você precisa saber se o escolhido da sua adoção for um felino.

Os gatos são animais que precisam de alguns cuidados bastante específicos. Porém também são bichos que se adaptam facilmente ao ambiente, e não necessitam de nenhuma atenção exagerada.

Pelo contrário, são bastante independentes, mas isso não quer dizer que, ao adotar o bichinho, você não precisa se preocupar, pois o comportamento do animal está completamente relacionado com a personalidade do tutor e de onde e como vive.

Prepare o ambiente

Os gatos são animais extremamente curiosos; por isso, é importante se atentar para o fato de que a segurança do bichinho é fundamental. Em caso de um apartamento, por exemplo, certifique-se de que todas as janelas são teladas, para que não haja nenhum acidente. Além disso, prepare o local com atividades que entretenham o animalzinho. Os gatos adoram ficar em ambientes altos, e, hoje em dia, já é possível encontrar diversas prateleiras e nichos, que servem para a diversão do animal.

Forneça uma alimentação adequada

Diferentemente dos cachorros, os gatinhos são bastante exigentes quando o assunto é alimentação. Eles adoram beber água fresca e corrente; por isso, a melhor escolha é optar por uma fonte de água, que distribui o líquido de maneira constante.

Além disso, invista em uma alimentação de boa qualidade, como a ração Gran Plus, por exemplo. Apesar de alguns alimentos não fazerem mal, como algumas carnes e frutas, é importante ficar atento a tudo que é ingerido – uma forma de evitar uma intoxicação alimentar ou distúrbios gastrointestinais

Mantenha a caixinha de areia em dia

Apesar de o “banho de gato” fazer relação com um banho mal tomado, os bichinhos são bastante higiênicos. Basta apresentá-los à caixinha de areia, e não haverá grandes preocupações. Mantenha o local sempre limpo, troque a areia frequentemente e deixe que seu pet faça o resto.

Escove os pelos do seu gato

Podemos incluir os banhos como mais um ponto de independência do animal, que passa horas do dia se lambendo para garantir a limpeza. Porém essa técnica natural pode resultar em alguns problemas quando o pelo do bichinho não é escovado.

As famosas bolas de pelo costumam ser expelidas naturalmente, mas, em grandes quantidades, podem causar vômitos e falta de apetite, prejudicando a saúde do seu gatinho. Por isso, busque por uma escova específica e crie uma rotina de escovação.

Mantenha a vacinação em dia

Os gatos, como qualquer outro animal, precisam de atenção quando o assunto é saúde. Eles estão suscetíveis a doenças, e precisam de um acompanhamento veterinário adequado.

Tenha a vacinação em dia; tire dúvidas sempre que necessário; faça visitas regulares e busque ajuda profissional sempre que perceber algum comportamento alterado.

Castre seu gato

A castração é mais um dos cuidados importantes para os felinos. Eles tendem a procurar por parceiros sempre que sentem necessidade, o que pode virar um grande problema quando não há interesse na criação de uma ninhada.

Além disso, quando castrados, os machos ficam mais tranquilos, não urinam fora do lugar para demarcar território e não apresentam um comportamento agressivo com outros animais. As fêmeas também não sentem necessidade de procurar por um parceiro, prevenindo doenças felinas e brigas entre eles.

Agora que você já conhece os principais cuidados, faça uma adoção responsável, e aproveite a companhia do seu novo melhor amigo.

Direto da Redação

Tudo em Um é um portal de notícia conceituado e de muito valor agregado quando o foco é informar e compartilhar conteúdos de extrema qualidade informativa. Tenha certeza de que está no Portal de notícias certo para consumir conteúdo de qualidade.

View all posts by Direto da Redação →