5 de julho de 2022

Conhece o fish and chips?

O fish and chips, ou o peixe e fritas, se trata de um prato típico do Reino Unido, compondo a culinária local. Aqui no Brasil, nós temos o costume de comer fritas com carne, mas o peixe está se tornando cada vez mais popular. Então, vamos conhecer melhor sobre esse prato.

Sendo assim, o fish and chips é um peixe frito envolvido no polme, e com o acompanhamento de batata frita. No início, esse prato era vendido em folhas de jornal, e até hoje isso acontece em determinadas regiões do Reino Unido.

Ao longo das décadas, o fish and chips dominou o setor de comidas no país, assim como na Nova Zelândia e na Austrália. Além disso, a Nova Inglaterra, o Canadá, a África do Sul e a Irlanda consumiam muito esse prato.

História do fish and chips

A priori, achamos interessante comentar sobre a história do fish and chips, de forma resumida. Assim, a história desse prato tem origem na classe operária britânica, após o desenvolvimento da pede utilizando rede de arrasto, no século XIX.

Antes disso acontecer, os pescadores utilizavam linhas bem compridas que apanhavam peixes grandes de águas profundas, a exemplo do linguado. Já os arrastões obtinham peixes de todas as qualidades.

Quando os valores do transporte ferroviária diminuíram, era possível que esse peixe chegasse ao interior do país. Logo, os moradores consumiam com mais frequência os peixes baratos.

No caso da Inglaterra, esse prato surgiu, na verdade, de forma separada, pois a batata chegou à Europa no século XVII. Inclusive, o prato é conhecido como tempura no Japão hoje.

Variações do fish and chips

O prato do fish and chips não se resume a um único tipo, pois existem algumas variações interessantes. Inclusive, essas variações podem ser tanto no Reino Unido como em outros países. Então, vamos conferir algumas variações possíveis do prato.

Fritura

A versão tradicional do fish and chips utiliza a fritura com base na banha de suíno ou bovino. No entanto, os óleos vegetais predominam hoje em dia, pelo fato de serem melhores opções para temperaturas elevadas.

Apenas uma parte muito pequena do Reino Unido ainda utiliza a banha, por conta do sabor agregado ao prato. Contudo, essa escolha acaba interferindo no sabor das batatas fritas, o que não agrada, por exemplo, o público vegetariano.

Batatas no estilo americano

As batatas fritas feitas em estilo americano possuem uma forma fina, em comparação com as batatas britânicas. No cardápio americano, é mais comum encontrar o nome “steak fries”.

Polme

O peixe traz consigo uma cobertura, e isso varia bastante de acordo com a região, pois pode utilizar o pão ázimo ou pão ralado, além, claro, da farinha tradicional. Quando esse prato é feito na Austrália, o pão ralado é mais comum, e assim é possível pedir o polme com farinha.

Já no Reino Unido, o pão ralado como cobertura não está disponível na maioria das lojas, e sim o polme feito com a cerveja. Inclusive, essas mesmas lojas oferecem pedaços de polme de forma gratuita. Antes o polme não era consumido, e era utilizado somente ao envolver o peixe.

Peixe

Por fim, temos o peixe, que também varia de acordo com o local e os costumes. Por exemplo, na Inglaterra, os peixes mais usados são o arinca e o bacalhau, mas também podem ser a raia ou o escamudo.

Já na República da Irlanda, a solha e o bacalhau são comuns, e em Dublin, as asas de raia fresca. Uma curiosidade é que na Austrália os tubarões menores são servidos no prato do fish and chips.

Como temperar o fish and chips

O fish and chips tradicional é temperado com vinagre e sal. O vinagre pode ser tanto o mais claro, usado em picles, ou o malte. Esse prato também pode estar acompanhado de um molho de tomate ou tártaro, a depender da região.

Direto da Redação

Tudo em Um é um portal de notícia conceituado e de muito valor agregado quando o foco é informar e compartilhar conteúdos de extrema qualidade informativa. Tenha certeza de que está no Portal de notícias certo para consumir conteúdo de qualidade.

View all posts by Direto da Redação →