29 de abril de 2024

CRM: o que é e como funciona?

O CRM se trata de uma ferramenta coringa para empresas de diferentes segmentos. Auxiliando no relacionamento com o cliente, o “Customer Relationship Management” ajuda os negócios a terem um melhor controle sobre as necessidades do público.

Sendo assim, a ferramenta se tornou um grande aliado para o crescimento e sucesso dos negócios. E, para entender mais sobre ela e como ela pode te ajudar no dia a dia da sua empresa, criamos esse conteúdo.

A seguir, saiba mais sobre o crm grátis!

O que é o CRM

Também conhecido por Gestão de Relacionamento com o Cliente, o CRM é usado em ferramentas e softwares cadastrais e que realizam o controle e gestão dos pontos de contato com os clientes de uma determinada empresa.

Sendo assim, ele presta um grande auxílio para as áreas de marketing e vendas, principalmente em relação a compreensão das necessidades do cliente.

Isso acontece graças à capacidade de coleta de dados pelo CRM, ajudando em tomadas de decisão futuras, que impactarão nas estratégias do negócio.

Como o CRM pode ser utilizado

Considerado uma plataforma de comunicação, o software de CRM pode ajudar em diferentes funções. Sendo encontrado como software, ele também pode ajudar na construção do app funil de vendas, identificando a persona do negócio e a gestão após a negociação com o cliente.

Além disso, a ferramenta pode qualificar o atendimento ao público, facilitando e automatizando o marketing (principalmente o digital), possuindo soluções integradas, como Inteligência Artificial (chatbots), Dúvidas Frequentes e outros contatos interativos.

A principal vantagem em relação ao crm é que negócios de diferentes portes podem utilizá-lo. Ou seja: empresas grandes e micro empresas obterão resultados ao utilizarem a ferramenta.

Para isso, é preciso identificar qual o tipo de CRM ideal para o seu negócio, e personalizar a ferramenta de acordo com as suas necessidades, otimizando seu espaço de trabalho.

Sendo assim, os diferentes tipos de CRM são:

  • CRM analítico – relacionado a análise de dados;
  • CRM colaborativo – integrando times de marketing e vendas;
  • CRM operacional – otimizar vendas e atendimento;
  • CRM estratégico – junção de todos citados anteriormente.

Portanto, ao conhecer a ferramenta ideal para as necessidades da sua empresa, você poderá obter dados valiosos de seus clientes, como contato, interesses, histórico de interações com sua empresa/marca, e o controle de leads, identificando qual estágio do funil eles estão presentes.

Funcionalidade do CRM

Agora que já entendemos o que é o CRM e quais são seus benefícios para os negócios, principalmente para as áreas de marketing e vendas, chegou o momento de compreender, de fato, sua funcionalidade.

Lembre-se que o crm preço é um grande aliado na segmentação do público alvo. Facilitando assim que sua equipe de vendas atinja de maneira mais assertiva e otimizada seus possíveis compradores/contratantes.

Para entender mais sobre a ferramenta, confira a seguir como ela pode auxiliar sua equipe a alavancar os resultados do negócio!

  1. Integração com outras ferramentas

Para evitar a necessidade de análise de diferentes softwares, as ferramentas de CRM normalmente possibilitam a integração com outros aplicativos de gestão.

Assim, você conseguirá visualizar e acessar informações valiosas para sua estratégia em um só lugar.

  1. Cloud computing e mobilidade

A eficiência da plataforma CRM ocorre por conta da computação em nuvem. Ou seja: suas informações são armazenadas de maneira online, sendo acessadas por qualquer dispositivo conectado à internet, poupando o uso da memória de discos rígidos.

Sendo assim, as informações estarão disponíveis para dispositivos como computadores, notebooks, smartphones, tablets e mais. Isso possibilita sua consulta a qualquer hora e em qualquer lugar.

  1. Histórico de contato

Toda a vez que houver um contato entre cliente e empresa, seja para suporte técnico, sanar dúvidas e solicitar informações, será realizado um registro dentro da plataforma de CRM.

Assim, os contatos futuros com o cliente ou prospect serão cada vez mais personalizados. Tudo isso voltado ao sucesso da jornada do cliente, estabelecendo um forte relacionamento com o público.

  1. Automação de tarefas

O CRM pode automatizar tarefas repetitivas, como o contato com os clientes através de um chatbot.

Além disso, ele possibilita a criação de tarefas para serem futuramente executadas pela equipe de vendas, notificando-os em relação ao momento de sua realização.

  1. Relatórios

A ferramenta ainda possibilita a geração de relatórios sobre progresso de tarefas, interações entre clientes e empresa, limitações e possibilidades da equipe, e mais.

Tudo isso de maneira automática e com dados atualizados em tempo real.

  1. Indicadores de desempenho

Para auxiliar na estratégia do time de vendas e marketing, a plataforma de CRM também monitora e analisa os indicadores de desempenho gerados a partir das informações coletadas.

Assim, você poderá acompanhar a gestão de relacionamento com os clientes e prospects, taxa de conversão, satisfação do cliente (NPS), quantidade de leads por vendedor, e outras informações relevantes para sua estratégia.

A partir das informações apresentadas, é possível visualizar que o CRM presta um grande auxílio para empresas de diferentes portes, possibilitando entender o funil de vendas de forma mais clara, e, consequentemente, criar estratégias assertivas para a conversão.

Com isso, é preciso identificar qual o melhor tipo de ferramenta CRM de acordo com as necessidades e portes do seu negócio. Portanto, ao entender as funcionalidades da plataforma, alavanque agora mesmo os resultados da sua empresa!

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.