6 de dezembro de 2022

Como limpar os aparelhos de academia corretamente

Antes da pandemia, limpar os aparelhos de academia da forma correta já era fundamental; agora, ainda mais. Saiba como fazer

Higienizar adequadamente os aparelhos que estão presentes na academia sempre foi necessário. Mas, depois da pandemia de covid-19, esta higienização se tornou ainda mais importante. Por isso, as academias passaram um longo período fechadas, assim como os demais estabelecimentos.

Mas, depois que as portas do comércio e dos diversos setores foram abertas, surgiu o questionamento: como garantir que as máquinas utilizadas estejam limpas para que os alunos se sintam confortáveis e seguros para utilizá-las? E como orientá-los para que possam fazer a limpeza adequada destas máquinas antes e depois de usar? É o que você aprenderá a seguir! Continue a leitura.

Qual a maneira mais adequada de fazer a limpeza?

A limpeza dos aparelhos da academia, além de remover sujeiras, elimina também germes e bactérias. Estes estabelecimentos sempre têm diversas pessoas durante o dia utilizando as máquinas.

O que acontece é que os equipamentos são de uso coletivo, o que possibilita a transmissão de vírus da gripe, por exemplo, além de diversos outros. Por isso, é muito importante garantir a segurança de todos fazendo a higienização adequada.

A primeira etapa é retirar o excesso de sujeira que fica visível a olho nu, já que, com o toque constante de diversas pessoas nas máquinas, elas podem acumular resíduos de sujeira e suor. A segunda é fazer a desinfecção com produtos de limpeza adequados. Esse processo mata os germes e elimina a possibilidade de contaminação.

Depois disso, é só manter a higienização constante para evitar o acúmulo de sujeiras em excesso. Porém, as máquinas serão contaminadas assim que os usuários da academia voltarem a fazer uso. Por isso, a desinfecção deve ser feita todos os dias. Além disso, oriente os alunos a limparem as máquinas antes e depois do uso, com os produtos que a academia oferece.

Deve-se limpar com qual periodicidade?

A frequência que deve ser feita a limpeza é diariamente. No dia a dia, como citamos anteriormente, oriente os alunos a limparem antes e depois de usar. A academia deve contar também com uma equipe de limpeza para fazer os procedimentos antes de abrir e depois que fechar.

Já a limpeza maior, que envolve outras etapas além da desinfecção de máquinas, pode ser feita semanalmente. Mas é importante lembrar que a preocupação com a eliminação de vírus e bactérias que podem causar doenças, inclusive a covid-19, deve ser diária. Afinal, um aluno contaminado pode transmitir o vírus para os demais.

Como os alunos devem higienizar os aparelhos antes de usar?

Em primeiro lugar, é preciso disponibilizar para estes alunos um produto de limpeza adequado e lenços. Assim, com os produtos visíveis, ele poderá se lembrar da higienização. O aluno deve limpar o colchonete ou o aparelho que vai utilizar de maneira que consiga higienizar todas as partes que entrarão em contato com o seu corpo durante a atividade física.

Depois de utilizar as máquinas é importante que cada um tenha consciência de que deve higienizá-las para que outra pessoa faça uso com segurança. Lavar as mãos após a limpeza também é essencial para impedir o contato com sujeiras e germes.

Há no mercado uma grande variedade de produtos de limpeza que garantirão mais limpeza e segurança na sua academia. Por isso, pensar na higienização dos aparelhos de musculação é pensar no coletivo. Afinal, os alunos que fazem uso destes equipamentos são seus clientes e, para que possam se sentir satisfeitos, é importante que eles se sintam bem no ambiente onde praticam atividade física.

Conte com produtos como sabão em pó, álcool em gel e diversos outros voltados para limpezas mais profundas e preserve a higiene e a saúde de todos que frequentam sua academia.