8 de dezembro de 2022

Como escolher uma clínica veterinária de confiança? Veja algumas dicas que separamos

Se você possui animais, é vital que você tenha uma clínica veterinária em que sinta que pode confiar para cuidar deles. Também é muito importante que você seja capaz de construir um relacionamento com a equipe desse consultório – conhecê-los ajudará a tranquilizá-lo e ajudará na comunicação se e quando seus animais precisarem de atenção.

Então, o que você deve procurar?

Qualificação e registro

Os médicos veterinários da clínica têm formação?

Os veterinários têm registro ativo no conselho de medicina veterinária?

A clínica possui registro nos órgãos competentes?

Todas estas perguntas sao importantes de serem respondidas. Se uma veterinária nao tem estes documentos expostos em seu ambiente de atendimento, desconfie.

Voce pode consultar o registro CRMV do médico veterinário no site de cada conselho estadual. Veja aqui a lista de conselhores regionais.

Ela trata cães, gatos e outras espécies?

Em primeiro lugar, certifique-se de que a clínica está preparada para oferecer cuidados de boa qualidade aos seus animais!

Todos os veterinários estão qualificados para tratar todas as espécies de animais domésticos, mas se (por exemplo) eles não viram uma lagartixa ou um papagaio por mais de uma década, eles estarão um pouco enferrujados! Dito isto, não se deixe levar pela falta de um título de “especialista em…” – o termo “especialista” no mundo veterinário significa que o veterinário em questão tem certas qualificações adicionais em uma área. Muitos de nós trabalham predominantemente em uma esfera de prática (por exemplo, equinos, pequenos animais ou exóticos) sem serem chamados de especialistas. O que você está procurando é alguém com “interesse especial em…” seja qual for o animal.

Se você tem cães e gatos, é improvável que isso seja um problema, mas, caso contrário, tente encontrar uma clínica em que um ou mais veterinários tenham um interesse especial ou sejam especialistas em cuidar dessa espécie. Assim, enquanto a maioria das aves, répteis e pequenos mamíferos são tecnicamente agrupados como “exóticos”, é útil encontrar alguém com experiência específica em, digamos, medicina de répteis se você tiver iguanas, ou medicina aviária se você criar calopsitas.

Isso pode significar que você precisa estar registrado em mais de uma clínica se tiver animais de várias espécies diferentes. A maioria das clínicas de pequenos animais não está preparada para oferecer mais do que os cuidados mais básicos para cavalos, ou vice-versa, por exemplo.

Requisitos especiais

Se o seu animal de estimação tiver algum requisito específico (por exemplo, um problema cardíaco particularmente complexo ou siringomielia), pode valer a pena tentar encontrar uma clínica com um veterinário ou um grupo de veterinários que sejam especialistas ou tenham um interesse particular, esse tipo de condição. 

No entanto, isso deve estar bem longe de sua lista de prioridades, a menos que seja uma condição realmente rara e exótica. Todos trabalhamos para nos manter atualizados em técnicas e ideias modernas, e todos temos uma enorme variedade de livros didáticos, periódicos e práticas de referência que podemos consultar, se necessário, para nos atualizarmos.

Alguns exemplos de recursos especiais que uma clínica veterinária pode oferecer:

  • Exames laboratoriais (exame de sangue, urina, fezes)
  • Exames de imagem (ultrassonografia, raio x, etc)
  • Tratamento de câncer
  • Tratamento ortopédico
  • Cadeirinhas para cachorro com falta de mobilidade

Localização

Isso é absolutamente vital – se você encontrar a prática perfeita, mas está a uma hora de carro, você está pedindo problemas em caso de emergência. O veterinário tem que estar perto o suficiente para você chegar lá em um tempo razoável se for urgente – geralmente dentro de meia hora, ou idealmente quinze minutos.

Se você mora em São Paulo ou ABC Paulista, você pode contar com muitas opções de clínicas e hospitais veterinários. Santo André, por exemplo, é uma cidade com diversas opções de veterinárias, banho e tosa, pet shops, etc.Tudo com fácil acesso e bem equipadas.

Mas se você mora em uma região com menos opções, talvez viajar um pouco mais para chegar na sua clínica pode ser uma boa ideia.

Avaliações no Google ou redes sociais

As avaliações que você pode encontrar no Google Mapas, no Facebook, guias de negócios, etc.

Muitos clientes deixam avaliações e notas após seu atendimento na clínica veterinária. Isso pode ser uma boa seleção de escolha.

Mas tenha atenção, não julgue uma nota negativa de imediato. Veja o teor do comentário e principalmente a resposta da empresa. As vezes existem clientes que deixam comentários negativos sem razão. Uma boa clínica é a que recebe ótimas avaliações e responde e cuida também das avaliações negativas.

Atendimento em horários alternativos

A clínica oferece atendimento 24h? Atendimento emergencial? Talvez a sua clínica nao ofereça isso, mas é importante saber quais alternativas você tem.

Os funcionários são veterinários e enfermeiros de emergência dedicados e, como trabalham apenas à noite e nos turnos de fim de semana, é menos provável que fiquem cansados ​​​​depois de um longo dia. Por outro lado, isso significa que você pode ter que encontrar o caminho para um local desconhecido e lidar com um veterinário que não conhece, em caso de emergência.

Preço

Todo mundo está sempre procurando um preço baixo e, como qualquer outro negócio, os veterinários competem para oferecer o melhor serviço pelo menor preço possível. No entanto, lembre-se de que você não recebe algo por nada – uma clínica excepcionalmente barata pode ter equipamentos mais antigos ou menos funcionários do que uma mais cara. Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é!

Preferência pessoal

Claro, no final do dia, você tem que escolher uma prática em que se sinta confortável. Não importa quão bom seja o atendimento, ou quão bons sejam os preços, se você realmente não se dá bem com a equipe, é hora de começar a procurar uma alternativa.