25 de abril de 2024

As vantagens de contratar um motor de reservas de turismo

Possuir uma ferramenta que gerencie as reservas dentro do seu site de turismo pode te ajudar a diminuir os custos das reservas e consequentemente atrair um número maior de clientes. Quem trabalha com o setor de turismo, já sabe que esta não é uma área para iniciantes.

No Brasil já existe uma alta concorrência, sobretudo nas cidades turísticas e nas grandes metrópoles, ainda mais com o fortalecimento de grandes redes de hotéis de outros países, o que acabou movimentando ainda mais as praças e dificultando o cenário para os hotéis e negócios de turismo locais, que precisam lidar com as grandes potências infiltradas.

Grandes estabelecimentos foram os primeiros que se atentaram a um motor de reserva

Analisando de acordo com as últimas novidades tecnológicas, uma das ferramentas que mais agregaram nos últimos anos é sem dúvida o motor de reservas. Ele permite com que empresas de passeios e atrativos turísticos façam as suas ofertas diárias diretamente através de um website, o que se mostra uma estratégia fundamental para potencializar o seu retorno financeiro.

No exterior o termo utilizado para motor de reservas de turismo é “book engine”, pois se trata de uma tecnologia de reservas que é integrada ao site do hotel/pousada. É possível realizar uma apresentação aos hóspedes contando sobre a disponibilidade de quartos por dia, além de valores e todo o processo de construção até que o negócio seja fechado.

Essa tecnologia é a mesma que é utilizada no caso das OTAs, porém com o grande diferencial de ser exclusiva para o seu negócio turístico, na maioria dos casos é adaptada para hotéis. Outro fator preponderante para o sucesso do motor de reservas, é evitar que apareçam anúncios de concorrentes ao mesmo tempo.

Principais vantagens do motor de reservas para turismo

Como toda ferramenta que foi criada com o objetivo de realizar a otimização do trabalho com o intuito de garantir melhores resultados, é fundamental que o motor de reservas contratado apresente algumas características que te coloquem nas primeiras posições dentro da estratégia adotada.

Muitos hotéis passaram a reduzir as suas taxas de comissão que são cobradas através das OTAs, passando a fazer venda diretamente com os seus clientes. As vendas online além de serem simples, também são rápidas. Na maioria dos casos se dispensa a necessidade de um agente de vendas, o que torna esse processo mais prático e menos estressante.

Mas é claro que é sempre positivo manter uma rede telefônica e um e-mail para tratar assuntos com os clientes, pois muitos clientes ainda não utilizam a Internet para fazer uma reserva, ainda preferindo os métodos tradicionais. Mas com a expansão das ferramentas digitais, é sempre importante pensar na modernidade por primeiro.

Alinhamento com o marketing digital

Além de servir como um motor de reservas, o seu negócio turístico pode utilizar de uma série de ferramentas, como um CRM e ferramentas que facilitam o check-in digital. Todos esses processos são muito vantajosos para você que está pensando em melhorar a experiência interna de seu negócio.

No momento que essa integração ocorre com o sistema de reservas, além de tornar as informações de reservas ainda mais confiáveis. As suas definições de estratégias também vão poder ser mais bem alinhadas e estruturadas.

A integração de ferramentas já se tornou algo praticamente obrigatório dentro da tecnologia. Os desenvolvedores estão de olho na facilidade com que as soluções digitais estão crescendo e já são responsáveis por realizar toda a integração de dados, o que antes acontecia apenas em um trabalho manualmente e muito mais estressante.

E o motor de reservas também pode ser útil dentro de uma estratégia de marketing de um hotel e demais negócios turísticos. É claro que isso irá depender da estratégia que foi adotada pela sua equipe, mas se houver garantia de que existem bons conteúdos, além de posts com uma boa linguagem e otimizados, você vai estar bem mais perto de concretizar as suas vendas.

Ferramentas que também oferecem um ótimo custo-benefício

Essas são as principais vantagens de ter um motor de reservas específico para o seu negócio turístico, além do bom custo-benefício e garantia de que será possível ampliar os seus canais de comunicação diretos com os clientes.

Se o seu negócio turístico está em busca de uma solução eficaz, entrar no e-commerce também poderá te retornar bons resultados, ainda mais com o motor de reservas ideal.