21 de novembro de 2024

Crowdsourcing: o que é, como funciona e como implementar?

O crowdsourcing como uma modalidade de terceirização coletiva.

Nos últimos anos, muitos conceitos têm sido alavancados pelas mídias sociais, e o crowdsourcing é um deles. O termo, relativamente novo, foi citado pela primeira vez em 2006, quando os editores da Revista Wired, Mark Robinson e Jeff Howen, uniram as palavras crowd (multidão) e outsourcing (terceirização) ao mencionarem uma técnica de e-commerce baseada em interação social e criação coletiva de soluções.

Quer saber mais? Neste artigo, você vai entender o que é crowdsourcing, como funciona e como colocá-lo em prática para impulsionar resultados no mundo corporativo. Acompanhe a leitura!

O que é crowdsourcing?

De forma geral, o crowdsourcing é um modelo de estruturação e produção de processos que faz uso do conhecimento e do aprendizado coletivo para alcançar objetivos corporativos.

Esse modelo colaborativo está ganhando cada vez mais popularidade e tem transformado significativamente a forma como as pessoas analisam, entendem e resolvem seus problemas, a começar pela própria internet.

Dessa forma, podemos afirmar que o crowdsourcing é uma espécie de “inteligência coletiva”, em que a sabedoria é distribuída entre todas as partes, e coordenada para gerar ganhos mútuos.

Como funciona?

Na prática, esse processo visa a mobilização de comunidades ao redor de uma companhia que tenham como foco um determinado setor para atingir a meta estipulada.

Pode ser a criação de um produto, o lançamento de uma campanha ou a divulgação de um artigo já existente, por exemplo. O intuito é trazer uma visão exterior da empresa, de outros talentos ou dos próprios clientes, expandindo o campo de possibilidades.

Aos olhos do RH, ainda promove o networking, o que facilita a busca por novos talentos que possam ingressar no quadro de funcionários da empresa futuramente e, assim, agregar valor.

De tal forma, no crowdsourcing, além de ter acesso às boas ideias, também é possível ter acesso às pessoas que implementaram as soluções inovadoras. Além disso, a técnica também pode ser utilizada para conquistar o público interno, com a empresa sugerindo soluções para os próprios funcionários.

Como implementar?

Agora que você já sabe o que é e como funciona o crowdsourcing, confira abaixo o passo a passo de como implementá-lo no seu negócio:

1- O crowdsourcing deve ser um pilar da cultura 

Para ser implementado, o crowdsourcing precisa estar presente na cultura da sua empresa, isto é, o pensamento de construção coletiva deve ser um dos pilares da organização.

2- Identifique as áreas da empresa que podem ser beneficiadas

Aqui, é preciso fazer um estudo que aponte a quais setores da empresa essa metodologia pode gerar impactos positivos. Além disso, outro ponto importante é identificar quem serão os responsáveis pelo gerenciamento desse processo em cada área.

3- Utilize uma plataforma que facilite a construção coletiva

Após transformar o crowdsourcing em um pilar da empresa e identificar as áreas que serão beneficiadas, é necessário fazer com que o conceito esteja presente nos processos e entregas.

Para isso, é fundamental que a empresa estimule a utilização de plataformas que têm como foco a contribuição coletiva, facilitando o compartilhamento de ideias, a criação de projetos e a realização de tarefas. 

Por que apostar no crowdsourcing?

Por fim, tendo uma base tecnológica sólida, a cultura colaborativa torna o desenvolvimento de qualquer projeto muito mais simples e ágil.

Para alcançar uma quantidade maior de consumidores, aumentando o público do seu e-commerce, por exemplo, é fundamental ter agilidade. Nesse sentido, imagine como pode ser rápido ter várias mentes pensando em uma solução para a empresa?

Certamente, você receberá muitas ideias e poderá selecionar aquelas que forem mais interessantes e facilmente aplicáveis. Com isso, seu serviço ou produto contará com a qualidade necessária para ser comercializado e atingir um grande número de pessoas.

Assim, o colaborativismo, possibilitado pelo crowdsourcing, permite que a empresa se mantenha competitiva no mercado, oferecendo as inovações que o mundo atual exige.