28 de fevereiro de 2024

Decoração animal: saiba como tornar o ambiente confortável para seu pet

Dicas para adaptar a decoração da sua casa e garantir um local aconchegante para você e seu companheiro de quatro patas

Quem tem um cão ou gato precisa pensar no bem-estar dele e criar um ambiente confortável. Para começar, nada de plantas no chão ou em uma altura fácil de alcançar, muitas são perigosas e até venenosas para eles. Depois, é hora de  refletir sobre a decoração.

Gatos gostam de brincar nas alturas, então vale pensar em móveis funcionais, nichos e outros espaços nos quais eles possam se acomodar. Já os cachorros precisam de ambientes amplos para deitar e brincar.

No entanto, para montar tudo isso você vai precisar procurar por um pet shop barato. Assim, é possível criar um local confortável para os pets sem gastar muito. Confira as dicas para criar este ambiente.

Defina um canto da casa exclusivo para o pet

Seu amigo de quatro patas precisa de um espaço só para ele. Você até pode deixá-lo acessar a casa toda, mas ele deve ter o canto dele. Pode ser uma área na garagem, na lavanderia e até na sala, desde que fique claro que é para o cão ou gato.

Ali você irá incluir itens relacionados ao mundo dele, como alimentação, higiene e o bem-estar em geral.

Cuide da higiene do animal e do ambiente

Tanto o animal quanto o ambiente no qual ele vive precisam estar limpos. Gatos não precisam de banhos tão frequentes, já que eles mesmos se limpam, mas os cães sim. Dê um banho em casa ou leve ao pet shop, além disso, mantenha os comprimidos antipulgas e carrapatos em dia.

Na questão da limpeza do ambiente, ensine o pet a usar a caixinha de areia ou o jornal/tapete higiênico. Troque e limpe o banheiro do animal todos os dias.

Ofereça muitos brinquedos e distrações

Seu companheiro canino ou felino precisa de distrações. Por mais que você queira, não poderá passar vinte e quatro horas oferecendo cem por cento de atenção, assim, ele precisa se virar um pouco.

Compre brinquedos próprios para animais, que ajudem a aliviar o estresse e o tédio. Dessa forma você evita móveis destruídos e até que o pet desenvolva alguma doença, como a depressão. Para evitar a bagunça, tenha um local para guardar todos esses brinquedos pet.

Pense na segurança do seu animal de estimação

A segurança também está inclusa na decoração animal, você precisa garantir um ambiente saudável e adequado para o cão ou gato. Mora em apartamento? Coloque telas nas janelas, para prevenir acidentes. A regra é a mesma para sacadas ou casas com mais de um andar.

Além disso, proteja também o portão, para evitar fugas e, no caso dos cães, só saia com eles na guia. Por mais sociável e manso que seja seu aumigo, a guia pode te salvar de várias situações perigosas, como outro cão o atacar ou um atropelamento.

Inclua casinhas e caminhas

Há quem goste de permitir que o gato ou cão durma na sua cama, mas o ideal é que ele tenha seu cantinho, nem que seja para passar o dia. Compre casinhas para os cães de grande porte, que ficam do lado de fora, e forre com colchonetes, para garantir o conforto.

Para os menores e para os felinos, aposte nas caminhas fofas. Elas podem ficar na área pet da casa e ter um brinquedo por perto, sinalizando ao animal que ali é o seu espaço.

Cuidado na escolha de móveis e tapetes

Os móveis e tapetes são parte da decoração da casa, mas, no caso de quem tem animais de estimação, precisam ser pensados com calma. Evite móveis fáceis de serem roídos e que fiquem no caminho do pet, pois, podem despertar o interesse deles.

Quanto aos tapetes, opte por aqueles fáceis de lavar e ensine seus pets desde filhotes que ali não é o banheiro deles. Fique de olho também para ver se eles não vão roer ou arranhar, com risco de ingerirem algum pedaço do objeto.