6 de dezembro de 2022

Dentes amarelados: Saiba 4 maneiras de tratar e prevenir

Cada vez mais os brasileiros têm se preocupado com a estética e beleza do sorriso. E não é para menos, a qualidade da dentição é capaz de alterar por completo a harmonia da face e os dentes amarelados podem afetar diretamente a autoestima dos pacientes.

No entanto, diversos fatores do dia a dia são capazes de interferir na cor e na tonalidade das estruturas dentais, fazendo com que o sorriso passe a contar com um aspecto mais envelhecido e manchado.

O lado positivo é que, com o avanço tecnológico que a odontologia tem passado nos últimos anos, esta é uma ocorrência que pode ser facilmente prevenida e tratada.

Assim, em poucas sessões com um dentista qualificado, o paciente já pode recuperar a integridade do sorriso e a autoestima.

Por isso, se você deseja aprimorar a coloração dos seus dentes, continue esta leitura!

Quais são as principais causas do amarelamento dos dentes?

O amarelamento dos dentes não é por si só um sintoma de que há alguma coisa de errado com os dentes ou com o organismo.

Contudo, o amarelamento é uma característica que pode causar um impacto importante no bem-estar e no conforto das pessoas no momento da comunicação interpessoal ou durante o ato de sorrir.

Como dito anteriormente, existem diversas razões para que os dentes passem a ficar escurecidos, entre as principais delas temos os aspectos genéticos, traumas, alimentação e costumes adotados no dia a dia.

Assim, é preciso manter-se atento com os fatores que podem favorecer essa ocorrência, como:

  • Negligência com a higiene bucal;
  • Escovação inadequada do aparelho ortodôntico invisível;
  • Consumo de alimentos com muita pigmentação;
  • Ingestão de bebidas ácidas;
  • Uso de alguns tipos de antibióticos, anti-histamínicos, entre outros medicamentos.

Além disso, a herança genética e o processo natural de envelhecimento também podem acabar contribuindo para que o esmalte dentário – camada mais superficial dos dentes – fique mais desgastado, manchado e sem brilho.

Formas de prevenir e tratar o escurecimento do sorriso

Se você está percebendo um escurecimento progressivo dos dentes, existem inúmeras soluções que podem auxiliar na remoção de manchas, na recuperação da tonalidade original e até fazendo, efetivamente, o branqueamento do sorriso.

Assim, para que isso seja possível, é fundamental que todo o processo seja diagnosticado e acompanhado por um dentista de confiança.

Isso porque, além de cuidar da estética do sorriso, esse profissional também será capaz de analisar a causa do problema e a possível existência de outras ocorrências que precisam ser tratadas em conjunto com o amarelamento.

Entre as opções de procedimentos disponíveis para o cuidado das alterações na pigmentação dental, temos:

  1. Profilaxia

A principal ação profilática é capaz de evitar o escurecimento dos dentes e também da necessidade do uso futuro da prótese dentaria, que é a realização de uma boa escovação diária.

Por isso, recomenda-se a higienização três vezes ao dia, seguido pelo uso do fio dental e do antisséptico bucal.

  1. Peeling dental

Também conhecido como abrasão dental, o peeling é uma técnica realizada em consultório e que utiliza substâncias químicas abrasivas que são responsáveis por fazer um polimento superficial do esmalte dentário.

Por isso, esse tipo de intervenção costuma ser mais efetivo em casos menos intensos e para pacientes que sofram com manchas decorrentes do uso de antibióticos na infância ou por consumirem flúor em excesso.

  1. Clareamento dental

O clareamento dental é uma técnica bastante popular nos consultórios de todo o país. Isso porque, além de ser altamente efetivo, também produz resultados duradouros, rápidos e é bastante acessível.

O tratamento é feito com o auxílio de uma moldeira de silicone e a utilização de um gel à base de peróxido de hidrogênio ou carbamida. Assim, quando o gel for aplicado na superfície dos dentes, as moléculas de pigmento depositadas na região serão desfeitas.

O clareamento dental preço varia bastante de acordo com a técnica utilizada para a execução desse processo.

Por exemplo, as metodologias que utilizam luz ultravioleta ou laser – que precisam ser feitas no consultório – são consideravelmente mais caras do que os métodos convencionais, feitos em casa.

Por isso, é bastante importante consultar o seu dentista para conhecer a melhor técnica para o seu quadro, garantindo que esse tratamento caberá no seu orçamento.

  1. Lente de contato odontológico

A aplicação da lente nos dentes é uma intervenção que tem sido cada vez mais popular não somente entre as celebridades, mas entre os pacientes de todas as idades e profissões. 

Sabendo dessas informações, não é de se espantar, uma vez que esse procedimento é capaz de transformar o sorriso por completo.

Isso porque, com a aplicação das facetas de porcelana ao redor da dentição natural, os dentistas são capazes de corrigir diastemas, problemas com o alinhamento e, claro, fazendo com que a coroa dental tenha uma tonalidade mais branca e brilhante.

Assim, se você deseja conquistar um sorriso livre de imperfeições, existem inúmeros tratamentos que podem tornar esse desejo realidade. Para isso basta procurar o dentista mais próximo!

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.