A dor de ouvido embora seja um sintoma comum pode ser bem intensa e pode estar indicando um problema maior.
Algumas das doenças relacionadas à dor de ouvido são otite, amigdalite, gripe e sinusite. Outros fatores que não doenças também influenciam e podem causar a dor, como por exemplo a entrada de água da piscina no ouvido ou a pressão de um voo.
Porém a dor de ouvido também pode significar alguma lesão grave na região, como a perfuração do tímpano. Por isso é importante estar atento aos sinais para identificar a causa da dor.
DOR DE OUVIDO O QUE FAZER?
Já que esse problema incomoda tanto, preparamos algumas dicas para te ajudar a aliviar a dor de ouvido.
Mas antes lembre-se que se a dor persistir é necessário procurar um médico especialista para realizar um tratamento com remédio para dor de ouvido ou outras recomendações.
Confira:
1- Massagem na orelha
Pode parecer simples demais para ser verdade, mas a massagem tem o poder de aliviar as tensões do corpo e com isso ajudar os músculos a se contraírem e consequentemente diminuir ou livrar a dor.
Muitas vezes as dores estão envolvidas no excesso de estresse e ansiedade, que faz com que nosso corpo fique tensionado e os músculos contraídos. Por isso, fazer uma massagem pode ajudar muito a se livrar da dor de ouvido e dores em outras regiões do corpo.
2- Compressa de água morna
Aquecer a região que dói é uma técnica muito usada para aliviar dores e não só no ouvido. Isso porque o aquecimento da região aumenta a circulação e ajuda a diminuir ou eliminar a dor.
Para realizar a compressa é bem simples, basta pegar uma toalha limpa e molhar com água morna, não muito quente para não queimar a pele, após é só segurar a compressa no ouvido por cerca de 5 minutos.
A técnica é fácil de ser aplicada e muito útil para aliviar a dor de ouvido em bebês, visto que não causa nenhuma irritação ou incômodo.
3- Mastigar chiclete
Você já ouviu falar que mascar chiclete ajuda a desentupir o ouvido? Pois é verdade, o ato de mastigar o chiclete várias vezes ajuda a massagear os músculos do ouvido e liberar alguma possível secreção que possa estar causando a dor.
Também serve para aliviar a sensação de pressão no ouvido causada por viagens de avião ou de carro.
4- Alongamento
Fazer o alongamento da região do pescoço ajuda a relaxar os músculos próximos, inclusive os do ouvido.
15 minutos dessa prática por dia podem até mesmo evitar que a dor chegue, além de trazer mais bem estar e saúde para o indivíduo.
5- Compressa de gelo
Embora na maioria das vezes a compressa morna seja eficiente na diminuição da intensidade da dor, a compressa gelada pode ser a única solução em alguns casos.
O seu uso é recomendado no caso de inflamação, já que o gelo ajuda a conte-lá.
A aplicação do gelo não deve ser diretamente na pele, pois o contato direto pode causar lesões no local. O ideal é colocar o gelo dentro de uma bolsa e enrolar em uma toalha limpa, após é só fazer a compressa por cerca de 5 minutos também.
DOR DE OUVIDO, QUANDO PROCURAR UM MÉDICO?
Nem sempre a dor de ouvido vai passar de forma simples e rápida, se a dor persistir por mais de 3 dias ou estar acompanhada de outros sintomas é importante buscar ajuda profissional.
Quais outros sintomas devo me preocupar?
- Febre;
- Saída de líquido do ouvido;
- Dor intensa;
- Secreções no ouvido;
- Dor em outra região do corpo;
- Perda de audição.
O médico otorrinolaringologista poderá diagnosticar corretamente o problema. Em alguns casos, a dor de ouvido pode estar acompanhada de uma perda auditiva, que então só é concertada com o uso de aparelhos auditivos.
Cada vez mais modernos, é possível encontrar ótimas opções de aparelhos auditivos em Curitiba.