6 de agosto de 2022

Exchange de criptomoedas e como elas influenciam a escolha dos traders?

Hoje, é difícil encontrar uma pessoa que não tenha ouvido falar de criptomoedas. Alguém neste campo vem ganhando uma boa renda há muito tempo, e alguns ainda estão hesitantes e não entendem completamente o que é uma exchange, como funcionam as criptomoedas e por onde começar.

O que é uma exchange de criptomoedas?

Uma exchange de criptomoedas é semelhante a uma bolsa de valores, que é uma plataforma apenas para comprar e vender várias criptomoedas e trocá-las por dinheiro fiduciário online, em tempo real.

Para atender a diferentes moedas, uma exchange de criptomoedas deve aceitar dinheiro fiduciário de diferentes países. Algumas exchanges também usam carteiras eletrônicas. As melhores exchanges de criptomoedas aceitam pagamentos e sacam dinheiro para cartões bancários.

O mercado de criptomoedas opera de forma independente e não é regulado por nenhum estado. As taxas de câmbio dependem apenas do número de lances para comprar ou vender determinados ativos, portanto, flutuam constantemente e faz sentido monitorar as exchanges online.

Como escolher uma exchange de criptomoedas

Escolher uma corretora para comprar ou trocar criptomoedas depende da moeda que você deseja comprar, suas necessidades e experiência de negociação. Ao escolher uma exchange de criptomoedas, você deve levar em consideração a classificação das exchanges, bem como os seguintes pontos: 

Quais moedas estão disponíveis para troca

Quais moedas estão disponíveis para troca? Existe uma troca por moedas comuns? Quais moedas podem ser trocadas por criptomoedas?

Reabastecimento e retirada

Como depositar dinheiro na conta de negociação e como retirar fundos para a conta de uso do dia a dia.

Taxas de câmbio

A corretora pode cobrar comissões pela negociação de criptomoedas e seu tamanho determina o quão caras ou baratas serão suas transações de criptomoeda.

Segurança das operações

A exchange é responsável pela segurança das transações e pela confiabilidade do armazenamento de depósitos.

O princípio de funcionamento da exchange de criptomoedas

Cada trader deve se abrir uma conta numa corretora de criptomoedas, passar na verificação de identidade e reabastecer as contas na moeda disponível para eles.

Os vendedores criam pedidos para vender as criptomoedas e os compradores criam pedidos de compra. Todos os pedidos são recebidos no “livro de pedidos”, que mostra a quantidade de moeda e por qual valor e a que preço é vendido ou comprado.

Quando as ordens opostas coincidem em preço, elas se sobrepõem – a ordem é executada e as informações sobre ordens fechadas desaparecem do livro de ordens.

A criptomoeda pode ser vendida e comprada em pequenas partes, porque os valores em diferentes aplicações geralmente não coincidem. O processo de compra e venda de peças é automático e imperceptível para os comerciantes.

Quando a ordem colocada é executada, a moeda comprada chega à conta eletrônica (aberta na bolsa), e a vendida é imediatamente debitada da conta do trader.

O que influencia na escolha dos traders

A escolha dos traders é influenciada por vários fatores: 

Onde a exchange de criptomoedas está registrada

Antes de escolher uma exchange para negociação e cotação de criptomoedas, certifique-se de que ela esteja disponível em seu país. A jurisdição indica quais mercados ela visa e atua no campo jurídico.

Moedas disponíveis para troca

Antes de se registrar na exchange de criptomoedas, descubra quais moedas estão disponíveis para negociação. Moedas populares, como bitcoin, podem ser encontradas em todas as exchanges de criptomoedas.

Por exemplo, a troca de bitcoin por real brasileiro (BRL) já é possível. Se você estiver interessado em moedas novas ou pouco conhecidas, verifique se elas estão na lista de moedas disponíveis.

Converter por dinheiro comum

Nem toda exchange de criptomoedas funciona com dinheiro comum. Para comprar criptomoeda, você precisará transferir dinheiro para uma conta de câmbio. Nem todas as exchanges Pix ou cartão de crédito.

Liquidez dos ativos

A liquidez mostra a rapidez com que você pode trocar seu ativo por outro ou por dinheiro normal. As exchanges de criptomoedas com um grande volume de negócios têm mais pedidos, então você pode converter diferentes criptomoedas por qualquer moeda muito mais rápido.

Segurança

Todas as criptomoedas são ativos de risco, assim como a negociação de ações. Ninguém pode garantir que os preços das moedas digitais aumentarão. A troca de criptomoedas fornece apenas transações de câmbio e a segurança dos fundos no sistema.