7 de agosto de 2022

Tecnologia em RH: Conheça as Tendências Tecnológicas

O RH evoluiu com soluções digitais que tornam o cotidiano da equipe muito mais fácil e produtivo.

Com inúmeras soluções, as empresas conseguem ter um RH mais tecnológico e eficiente, contribuindo positivamente para a produtividade da empresa.

Elencamos alguns aspectos que todas as empresas deveriam observar em relação às soluções digitais para RH, para ajudar no cotidiano de seu negócio.

A tecnologia no RH e mudanças dos últimos tempos

A tecnologia tem transformado o setor de RH, é o caso do controle de ponto digital. Equipamentos que possibilitam maior controle da entrada e saída de profissionais do estabelecimento. Viabilizando métodos mais práticos de lidar com o controle de ponto.

Aspecto que otimiza o cotidiano do RH e torna a empresa muito mais funcional no dia a dia. Contribuindo para que os profissionais cumpram seus horários e possam contar com sistemas muito mais práticos de controle da entrada e saída.

Dessa forma, o próprio setor é positivamente impactado. Afinal, os profissionais que lidam com o RH conseguem otimizar o próprio fluxo de trabalho.

Garantindo que o cotidiano seja facilitado pela tecnologia e a equipe de RH não tenha que ficar engessada em processos antiquados e que diminuam a produtividade.

Timesheet: gerenciamento de tempo

As ferramentas de timesheet são uma evolução interessante para empresas que lidam com profissionais atuando à distância ou contratam freelancers.

Possibilitando que a empresa tenha um controle interessante sobre a quantidade de horas que o profissional dedica para a função executada.

Dessa forma, é possível que o RH perceba quais são os membros da empresa que tem maior produtividade e quais

Portaria 671 do Ministério do Trabalho e Previdência

Com o passar dos anos, até mesmo a legislação trabalhista evoluiu para oferecer ao profissional de RH maior facilidade e dinamicidade em sua rotina de trabalho.

É o caso da portaria 671, que atualiza as condutas relacionadas à carteira de trabalho (CTPS), Previdência Social e gestão de ponto eletrônico.

A portaria detalha as condutas relacionadas à anotação da jornada de trabalho, seja por meio de sistema manual, mecânico ou eletrônico.

O objetivo da portaria é fazer parte do Programa de Consolidação, Simplificação e Desburocratização de Normas Trabalhistas Infralegais.

A portaria revisa as normas trabalhistas, possibilitando que o sistema de controle de ponto seja escolhido de acordo com a convenção ou acordo coletivo da categoria.

O registro de ponto continua sendo obrigatório para empresas com mais de 20 colaboradores. Entretanto, passa a existir alteração em relação aos equipamentos que recebem tais batidas de ponto. Dessa forma, as empresas podem adotar o equipamento que facilita a rotina do RH e da equipe.

Soluções digitais para RH

Implementar soluções digitais para seu RH possibilita que o setor tenha otimização de tempo e resultados. Desencadeando maior facilidade de acompanhar a equipe e gerenciar processos.

Aspecto que é fundamental para o cotidiano do negócio, viabilizando que um setor tão indispensável para o sucesso da empresa possa ser valorizado e atualizado.

Afinal, quando um setor que atua como uma engrenagem impulsionando o funcionamento da sua empresa tem todas as ferramentas necessárias para atuação, é natural que o cotidiano de trabalho seja facilitado.

Viabilizando maior eficiência para o setor e consequentemente impacta de forma positiva toda a empresa. Sempre que um negócio tem investimentos adequados que possibilitam a otimização da rotina de trabalho, é possível trazer resultados muito positivos para a empresa como um todo.

Quando é o momento correto de investir em tecnologia para o RH?

Investir em tecnologia para o RH é a melhor decisão quando seu objetivo é fazer o negócio crescer.

Tendo em vista que, a tecnologia bem escolhida para as demandas de sua empresa pode impulsionar positivamente os resultados obtidos no setor.

Desencadeando maior produtividade e assertividade no RH, que é um setor fundamental para o bom funcionamento da empresa.

Portanto, sempre que o objetivo é fazer com que o negócio cresça, vale a pena analisar a possibilidade de trazer soluções tecnológicas que possam impactar nos resultados.

Garantindo que os profissionais de sua equipe tenham acesso aos recursos necessários para que possam atingir novos patamares de desempenho.

Mesmo as pequenas empresas devem procurar soluções que são facilitadoras da dinâmica de trabalho.

Em especial devido ao fato de estar com uma equipe pequena. O que exige a máxima produtividade de cada colaborador. Usando tecnologia que otimiza os processos, é possível evitar a sobrecarga da equipe e viabilizar uma dinâmica mais produtiva.

Não tenha receio de fazer investimentos estratégicos em seu negócio! Com as soluções adequadas é possível melhorar o faturamento da empresa e crescer.