8 de dezembro de 2022

Vantagens da digitalização no setor médico

Descubra porque a tecnologia contribui para garantir o diferencial competitivo e a produtividade no setor de saúde 

Com um movimento de avanço tecnológico que tem transformado diferentes setores do mercado, a área de saúde vem sendo amplamente beneficiada pela digitalização. Algumas pessoas acreditam que a digitalização no setor médico se limita ao prontuário eletrônico, mas não é apenas isso.

Em 2020, com a pandemia de Covid-19, a regulamentação da telemedicina e a transição do físico para o digital, a implementação de diferentes tecnologias favoreceu inúmeras mudanças no dia a dia dos profissionais do setor. 

O que é a digitalização de processos?

A digitalização de processos é um termo utilizado para se referir a transferências de operações físicas para o meio virtual. 

De forma simplista, podemos defini-lo como o envio de documentos físicos para a nuvem, incluindo o prontuário médico, pedidos de exames, registros, receitas médicas, histórico de atendimento, entre outros. 

Com a digitalização é possível garantir agilidade no acesso e segurança na manutenção das informações. Sempre que necessário e independente de onde você esteja, a digitalização permite que você acesse todas as informações do paciente. 

Como funciona a digitalização na área médica e de saúde?

A digitalização consiste na migração dos documentos físicos para os documentos digitais. A ideia é eliminar os papéis em processos como contratos, receitas, atestados e prontuários.

Quando o médico opta pelos documentos digitais, todos os processos se tornam mais dinâmicos e descomplicados. E os benefícios não se limitam aos médicos, eles são vantajosos também para os pacientes, hospitais, laboratórios, farmácias e clínicas. 

Para implementar a tecnologia e soluções de digitalização, os profissionais da saúde precisam buscar o suporte de empresas especializadas em tecnologia para o segmento médico. 

Essas empresas têm expertise necessária para implementar programas e soluções que atendam as necessidades e demandas específicas dos profissionais da área de saúde. 

Lembrando que a documentação de pacientes precisa estar protegida do acesso de pessoas não autorizadas e deve ser elaborada e gerida de acordo com as diretrizes e orientações legais. 

Quais são os benefícios da digitalização na área médica?

A digitalização é um movimento natural no setor de saúde, por isso, independente de como você trabalha, a tendência é que a adaptação se torne uma necessidade em algum momento.

Como destacamos, a digitalização traz inúmeros benefícios, não só para o médico, mas também para o paciente e os demais envolvidos na prestação dos serviços: hospitais, clínicas e laboratórios. Entre as vantagens da digitalização, destacamos:

  • redução de custos e burocracia na gestão e armazenamento de documentos;
  • redução no tempo para registro e admissão de pacientes;
  • diminuição dos casos envolvendo falsificação de documentos médicos como atestados e receitas;
  • acesso rápido e fácil ao histórico médico dos pacientes; 
  • centralização de todas as informações em um único lugar, o que permite que o médico e todos os envolvidos consigam verificar uma informação em poucos segundos. 

Como começar a digitalização no seu negócio?

Independente do segmento de atuação da empresa, investir em tecnologia deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. As empresas que desejam se manter competitivas precisam oferecer a melhor experiência aos seus clientes. Com os profissionais e empresas do ramo médico isso não é diferente.

Investir em tecnologia permite oferecer ao paciente uma jornada digital. Já é possível oferecer todo processo online, desde o agendamento da consulta até o atendimento e acesso aos resultados de exames. 

O profissional médico que não está atento às demandas de mercado com relação à utilização de sistemas digitais corre o risco de ter mais dificuldade na atração e fidelização de pacientes. Mas, afinal, por onde começar o processo de digitalização?

A dica para os profissionais de saúde é iniciar investindo na digitalização de documentos físicos e no atendimento online. Disponibilize canais de comunicação digital com o seu paciente, oferecendo agendamento via aplicativo e atendimento em telemedicina.

Somado a isso, a contratação de um software específico voltado para armazenamento e gestão de documentos médicos na nuvem é um passo importante e que vai contribuir para a digitalização dos seus processos e avanço na oferta de um atendimento mais alinhado com as expectativas e demandas do mercado.