7 de agosto de 2022

Boemia carioca: veja bairros tradicionais boêmios e suas histórias

Tijuca, Botafogo e Madureira não podem ficar de fora do roteiro de quem deseja conhecer a noite carioca

A noite carioca é uma das mais conhecidas no Brasil e no mundo graças a sua recepção calorosa, aos bares que tomam as calçadas e as pessoas que se reúnem ainda no fim da tarde para conversar com os amigos, conhecer novas pessoas e beber uma cerveja gelada.

Entre celebridades e anônimos, músicas típicas da região como o samba, o pagode e o funk embalam os bares boêmios, levando os turistas que se aproximem passem a desejar morar no Rio de Janeiro. Mas, afinal, que bairros são esses?

O que são bairros boêmios?

Os bairros boêmios são conhecidos pela presença dos bares, baladas, botequins e restaurantes que reúnem pessoas de todas as idades e perfis em busca de agitação e diversão, principalmente durante a noite. 

Em grandes cidades como o Rio de Janeiro, não é difícil encontrar bairros inteiros onde a música, a reunião entre pessoas e a bebida gelada dividam espaço na calçada e dentro dos estabelecimentos. 

Principais bairros boêmios do Rio de Janeiro

Com tantos anos de história e boemia, o Rio de Janeiro passou a ter bairros conhecidos por esse perfil, atraindo turistas e moradores locais que buscam novos lugares para se divertir. Abaixo, é possível conhecer os principais destinos de quem busca curtir a noite carioca:

Madureira

Madureira é um dos bairros mais famosos do Rio de Janeiro e já foi retratado em filmes, novelas e séries. A popularidade tem um motivo: o bairro entrega momentos de boemia, mesclados às demais atividades que podem ser feitas durante o dia. 

Os parques, as quadras e as pistas de skate atraem os mais jovens, que encontram os amigos para conversar ainda durante o dia. Quando a noite cai, os quiosques e bares disputam os boêmios com o tradicional baile que acontece no Viaduto Madureira.

Botafogo

Para quem busca uma boêmia mais requintada, Botafogo se apresenta como o destino ideal. Entretanto, as opções de bares mais nobres e frequentado por um público mais velho e com maior poder aquisitivo não excluem os famosos botecos, que também são encontrados na região.

Esses estabelecimentos se concentram no chamado Baixo Botafogo e atraem os boêmios mais novos e aquelas pessoas que desejam aproveitar a noite de forma mais descontraída.

Vista Alegre

A Vista Alegre vem ganhando espaço entre os boêmios, provando que a frase “saco vazio não para em pé” tem seu valor! A concentração de restaurantes e bares com opções gastronômicas que fazem sucesso na região atraíram as pessoas que buscam curtir a vida noturna de forma completa. 

Assim, é possível encontrar os amigos ainda no fim de tarde, apreciar bons pratos e colocar o assunto em dia com drinks ou uma cerveja gelada. A tendência é de que o bairro se torne ainda mais popular, atraindo os boêmios que transitam pelas regiões mais clássicas do Rio de Janeiro.

Tijuca

Até quem não é do Rio já ouviu falar da Tijuca, isso porque o bairro adquiriu tamanha popularidade que ultrapassou as barreiras do estado. O bairro é sede de bares famosos, como o Bar do Momo e as escolas de samba Salgueiro e Vila Isabel. 

A mistura não podia resultar em algo que não fosse boemia! Durante a noite, as pessoas se dividem entre os bares e as calçadas, apreciando o melhor do samba, funk e pagode. 

Lapa

Localizado no centro do Rio de Janeiro, o bairro da Lapa atrai milhares de turistas todos os anos com suas opções culturais que ocupam as tardes e a boemia que ganha as noites. Além dos bares, é possível aproveitar shows ao vivo e festas ao ar livre, que atraem centenas de pessoas em busca de diversão.

Saúde

Para fechar a lista, não podia faltar o bairro da Saúde! Um clássico do Rio de Janeiro, atrai centenas de pessoas que buscam curtir um samba de forma menos agitada, dividindo o tempo entre os petiscos dos restaurantes e a cerveja gelada dos bares.