7 de julho de 2022

Saiba como organizar uma viagem solo para descansar

Vai viajar sozinho pela primeira vez? Veja como planejar todos os detalhes para não passar sufoco.

Todos deveríamos viajar sozinhos pelo menos uma vez na vida. Afinal, bem mais do que conhecer um lugar novo, essa experiência promoverá vários aprendizados, autonomia para tomar suas próprias decisões, além de ser uma grande oportunidade de autoconhecimento.

Um dos pontos importantes da viagem solo para descansar é escolher um lugar para se hospedar que ofereça assistência caso algo aconteça. Geralmente, os hotéis ou resorts oferecem essa condição. Um hotel com SPA tudo incluso é uma ótima opção para não passar sufoco.

Neste artigo, reunimos algumas dicas para você que vai viajar sozinho pela primeira vez, e também selecionamos alguns dos melhores destinos do Brasil para você relaxar da melhor forma. Confira!

Como fazer uma viagem solo pela primeira vez?

A verdade é que não há um manual pronto com todas as regras para quem vai viajar sozinho pela primeira vez, visto que esse é um momento muito íntimo em que você terá liberdade de fazer aquilo que bem entender.

Obviamente, elaborar um roteiro básico para aproveitar o tempo da melhor forma é uma boa estratégia, mas não precisa seguir isso à risca. Aqui, o que importa de fato é viver essa experiência intensamente.

Planejar a viagem reservando as passagens aéreas e a hospedagem antecipadamente é uma boa opção para arrumar as malas e viajar com tranquilidade, aproveitando os melhores preços.

Além disso, para você não ter nenhum problema na viagem, existem algumas dicas que podem ser exploradas. Veja a seguir algumas delas:

Hospedagem

Quando for definir onde ficar, considere os seus objetivos e as suas necessidades. Se você está pensando numa viagem solo, mas pretende conhecer pessoas novas, por exemplo, um hostel é uma excelente opção.

Entretanto, se você quer descansar e relaxar, sem dúvida alguma um hotel ou resort é a melhor escolha. Dê preferência, como já mencionado, ao sistema all-inclusive.

Leve uma quantidade de dinheiro maior do que acha que vai precisar

Grande parte dos viajantes pesquisam sobre os custos que o destino exige para definir a quantidade de dinheiro que precisará levar. Entretanto, é sempre importante levar um pouco mais do que o planejado. Afinal, imprevistos podem acontecer, não é mesmo?

Comunique parentes e amigos sobre a sua viagem

Se pudéssemos definir o significado de uma viagem solo em duas palavras diríamos que ela é sinônimo de autonomia e independência. Por esse motivo, informe aos familiares e amigos sobre o seu destino, onde se hospedará e quanto tempo pretende ficar fora.

Dessa maneira, caso haja necessidade, as pessoas poderão te localizar. Também é importante manter comunicação via WhatsApp, afinal, ele é a principal fonte de comunicação atual.

Documentação em mãos

Se você é do tipo que costuma sair de casa sem documentos, saiba que em uma viagem solo isso nunca deverá acontecer. Em um lugar desconhecido, é fundamental que você leve seus documentos para onde for e não somente durante o check-in do voo.

3 dos melhores destinos para descansar em uma viagem solo no Brasil

Você pode viajar sozinho para qualquer lugar, mas alguns destinos se destacam no país. Confira abaixo:

Foz do Iguaçu (PR)

Foz do Iguaçu, localizada no estado do Paraná, é uma ótima opção para viajar sozinho. É uma cidade repleta de atrativos, variada gastronomia e uma comunidade receptiva, que trata sempre muito bem os visitantes.

Além disso, você estará na chamada “Tríplice Fronteira”, ou seja, poderá tomar café da manhã no Brasil, almoçar no Paraguai e jantar na Argentina. Perfeito!

Caldas Novas (GO)

Localizada a 170 km de Goiânia, Caldas Novas é um dos principais destinos turísticos de Goiás. A cidade possui inúmeros hotéis e parques aquáticos com águas termais.

Além disso, Caldas Novas fica bem próxima do Hot Park, um dos principais parques aquáticos do Brasil. 

Rio de Janeiro (RJ)

Sem dúvida alguma, o Rio de Janeiro faz jus a fama de “cidade maravilhosa”. Por esse motivo, também é um dos melhores lugares para viajar sozinho.

A capital carioca é um destino completo. Lá, você encontrará diversas trilhas, praias, restaurantes e monumentos históricos.