23 de abril de 2024

7 destinos para amantes de trilha

Confira os destinos para trilhar dentro das belas selvas nacionais

O nosso país é o que apresenta a maior biodiversidade do mundo, os “nossos bosques têm mais vida”, o nosso solo tem variadas cores. O Brasil é uma terra com exuberantes paisagens, uma natureza tão diversificada que nos questionamos como pode pertencer a um único lugar.

Os cenários naturais e encantadores são de tirar o fôlego de quem visita, com passeios para todos os gostos, consegue atrair muitos turistas todos os anos. Para quem gosta de se aventurar por entre as matas, há diversos destinos para trekking que os colocarão em contato direto com a natureza. 

Por isso, se sua intenção é explorar a fauna brasileira, então já pode fazer as malas, mas não se esqueça das roupas adequadas para trilha e continue a leitura até o final para conhecer quais são esses lugares incríveis. Confira!

O que é trekking?

Trekking são as caminhadas de longa ou curta duração, que exigem muito esforço físico de quem aprecia esse tipo de viagem, mas também proporciona grandes recordações para os apreciadores do ar puro e fresco, do belo cantar dos pássaros, das fascinantes cachoeiras que são possíveis de ser presenciadas nas trilhas naturais.

Para garantir sua segurança, nunca faça trilha sozinho, pois há risco de se perder quando o cansaço chegar, por isso sempre vá em grupo. Todo cuidado é pouco, portanto, guarde dentro da mochila alguns equipamentos essenciais como:

  • capa de chuva;
  • viseira;
  • bússola;
  • casaco;
  • comida e bastante água;
  • lanterna;
  • bateria;
  • sinalizador;
  • acendedores.

Antes de iniciar a trilha, procure conferir as mudanças climáticas da região. Siga e respeite a sinalização dos parques que for trilhar. Não importa quanto tempo dure o caminho, aprecie a vista, conecte-se com a natureza, com seu “eu”.

Dicas de 7 lugares para trilhas para quem ama se aventurar 

1 – Trilha do Descobrimento

Umas das trilhas mais longas é a Trilha do Descobrimento com uma duração de cinco dias. Embarcar nessa aventura de 80 km vai te levar a lugares pouco visitados com belíssimas praias até chegar no destino da famosa cidade de Trancoso/ Bahia. Assim, esteja bem equipado, pois a caminhada é intensa e o percurso é longo. 

2 – Vale do Pati

Outro lugar na Bahia perfeito para um trekking de três a seis dias é o Vale do Pati. Essa trilha também exige bastante esforço, passando por locais íngremes, a oportunidade de deslumbrar a cachoeira com uma queda de 90 metros, além de poder se banhar no lago formado pelas águas dela, no Parque Nacional da Chapada da Diamantina/BA.

3 –  Recanto Ecológico Rio da Prata

O estado de Mato Grosso, na cidade de Bonito, conta com trilhas como a Buraco das Araras, a Boca da Onça e o Recanto Ecológico Rio da Prata. Esses lugares atraem muitos visitantes a fim de aventuras, boas recordações e ar fresco.

Já pensou em fazer um trekking submerso? No Recanto Ecológico Rio da Prata, devido às fortes chuvas, o rio do olho d’água inunda o local com suas águas cristalinas, deixando a trilha totalmente submersa e criando um cenário raro. Esse evento tem ocorrido há quatro anos, o que tem atraído mais pessoas.

4 – Buraco das Araras

O Buraco das Araras, localizado também em Bonito/ MS, é possível fazer a trilha em 1h30. Para os turistas que gostam de conhecer os animais da fauna soltos no habitat deles, conseguem avistar os jacarés-de-papo-amarelo, as diversas aves, inclusive as belas araras-vermelhas, entre outras espécies de araras e bichos. Além disso, durante as paradas os aventureiros podem observar a paisagem pelos dois mirantes que o ambiente possui. 

5 – Boca da Onça

Em Bonito/ Mato Grosso do Sul, a famigerada trilha Boca da Onça possui a maior cachoeira em queda d’água. Para presenciar essa beleza, precisa percorrer um caminho de 4 km pelas matas, andando por aproximadamente 6 horas, com paradas para deleitar os mergulhos em quatro das oito cachoeiras visitadas pertencentes a essa região. 

6 – Pedra do Sino

Uma trilha que demanda um esforço físico moderado a intenso, a Pedra do Sino, situada na cidade de Teresópolis/Rio de Janeiro, possui belas cachoeiras, uma vista magnífica do nascer e pôr do sol, mas para percorrer o trajeto do Parque Nacional Serra dos Órgãos, é necessário comprar a entrada para ter acesso ao pico mais alto da serra. 

7 – Trilha do Rio do Boi

A trilha do Rio do Boi, na Serra Gaúcha/ Rio Grande do Sul, são seis a sete horas de muitas subidas e descidas em terrenos rochosos. Além disso, os aventureiros podem se arriscar atravessando os rios. No entanto, esse é tipo de trekking que exige muito preparo físico, mas no final a sensação de felicidade proporcionada pelas paisagens naturais do Brasil tornará toda caminhada inesquecível.