7 de agosto de 2022

Bem-estar mental: estes são nutrientes que melhoram o humor, dão energia e disposição

Com o estilo de vida moderno e acelerado dos dias de hoje, às vezes fica difícil obter uma refeição bem equilibrada quando você está sempre em movimento. É aí que os suplementos de minerais e vitaminas para dar ânimo e disposição podem ajudar a preencher as lacunas de nutrientes no seu organismo.

Há também evidências de que os suplementos alimentares podem fazer parte de uma abordagem para reduzir o estresse e aliviar os sintomas de depressão, juntamente com uma dieta saudável e outras mudanças no estilo de vida. Uma dieta que reúna suplementos-chave pode repor importantes nutrientes que ajudam a reduzir o cansaço físico, melhorar a concentração, a disposição, o humor e, principalmente, proporcionar o bem-estar mental que você precisa para suas atividades diárias.

Quando se fala em “nutrientes para energia”, vitamina B12, coenzima Q10 e magnésio, por exemplo, desempenham papéis importantes na conversão dos alimentos que você ingere em energia utilizável. É importante obter a quantidade certa desses nutrientes de fontes alimentares ou suplementos para manter seu corpo funcionando bem.

Estas são as vitaminas, minerais e elementos que desempenham um papel vital no seu bem-estar mental, melhoram o humor, dão energia e disposição:

VITAMINAS DO COMPLEXO B

Entre as vitaminas para melhorar a disposição e dar energia estão, principalmente, as vitaminas do complexo B. Elas têm um impacto particular na função cerebral e são absolutamente essenciais para proporcionar a sensação de bem-estar físico e mental.

Vitamina B12

Juntamente com as outras vitaminas do complexo B, como a B6 (piridoxina), B8 (colina) e B9 (biotina), a vitamina B12 (cianocobalamina) ajuda a transformar os alimentos que você ingere em energia para suas células poderem usar. Também mantém os nervos e as células sanguíneas do seu corpo saudáveis ​​e ajuda a prevenir um tipo de anemia que pode resultar em fadiga e fraqueza.

A vitamina B12 é encontrada naturalmente em uma variedade de proteínas animais, em microalgas e alimentos fortificados com B12. No entanto, alguns grupos podem estar em risco de deficiência de vitamina B12, que ocorre quando o organismo não recebe o suficiente ou é incapaz de absorver a quantidade necessária. Há evidências que o nível de energia de algumas pessoas pode aumentar com suplementos de B12.

COENZIMA Q10

A coenzima Q10 (CoQ10) é produzida naturalmente pelo corpo e está presente em todas as células, embora o coração, os rins e o fígado concentrem os níveis mais altos. As células usam a CoQ10 para produzir energia (ATP) e se proteger de danos oxidativos.

Quando os níveis de CoQ10 diminuem, as células não são capazes de transformar carboidratos e gorduras em energia que precisam para crescer e permanecer saudáveis, o que pode contribuir para a fadiga. Peixe, carne e nozes contêm CoQ10, mas não em quantidades suficientes para aumentar significativamente os níveis em seu organismo. Por isso, os suplementos com CoQ10 em doses apropriadas podem ser uma solução melhor para reduzir a fadiga em pessoas com níveis baixos de coenzima.

MAGNÉSIO

O magnésio é um nutriente realmente importante para ser incluído na dieta, pois é essencial para converter carboidratos e gorduras em energia (ATP), ajuda o organismo a regular a função muscular, entre outros tantos processos metabólicos do organismo.

Além de ser um ótimo suplemento para energia, o magnésio também contribui para o funcionamento saudável do sistema nervoso. Durante períodos de estresse, magnésio adicional pode ser necessário e, se você sentir que sua dieta pode não ser tão boa quanto deveria, pode valer a pena considerar um suplemento de magnésio para oferecer um pouco de suporte extra.

CAFEÍNA

A cafeína é bem conhecida por ser um estimulante natural e comprovadamente melhora o desempenho de resistência. Alguns benefícios da cafeína incluem foco aprimorado, maior atenção e concentração e, claro, aumento dos níveis de energia, tornando esse um dos melhores suplementos de energia rápida que existe.

A cafeína age através do bloqueio do composto adenosina, que é responsável por relaxar o cérebro e induzir o cansaço. Os níveis de adenosina aumentam ao longo do dia, por isso você se sente mais cansado no final do dia. A cafeína bloqueia a adenosina, ligando-se aos receptores dessa substância no cérebro, o que reduz o cansaço.

Além dessas vitaminas e minerais específicos, os fatores do estilo de vida podem desempenhar um papel significativo no metabolismo energético. Considere seguir uma dieta geral saudável, praticar exercícios físicos, manter a ingestão de fibras e dormir o suficiente.