7 de julho de 2022

Gestão de Vendas: 4 estratégias para melhorar

A gestão de vendas é uma conexão entre sua equipe e as ações que irão desempenhar.

Essa forma de gerir envolve planejamento e relacionamento interno da equipe, ou seja, esse processo vai ser trabalhado na gestão de vendas, é um momento em que você e a sua equipe se organizam, onde vocês combinam quando cada processo irá acontecer.

Quer saber mais sobre as melhores estratégias para melhorar o desempenho de sua gestão de vendas? Continue lendo o conteúdo abaixo.

Definição de metas

Para começar a ter sucesso, a primeira estratégia deverá ser a definição de metas, preparação de materiais de vendas e visualização de todos os recursos que existem para apoio ao vendedor no dia a dia comercial.

Tudo isso precisa estar organizado, pois a gestão só existe se você tiver algo tangível e observável para você poder gerenciar com propriedade.

Se tiver recursos, clientes e equipe, dá para fazer uma gestão de vendas altamente eficiente.

A estratégia deve envolver sistemas de CRM

Outra estratégia importante está atrelada à utilização de sistemas de venda, que irão ajudar no controle dos seus clientes, principalmente aquele cliente que estava inativo e resolve voltar a comprar.

São tantos clientes que passam pela empresa, que você não consegue decorar o nome de todos. Para otimizar o tempo utilizado procurando e-mail, os softwares condensando informações passadas sobre o cliente ganham destaque.

Para formar um banco de dados inteligente com contatos e informações sobre todos os clientes que passaram pela empresa, utiliza-se os sistemas de crm gratuitos.

Esse sistema ajudará no armazenamento dos dados de clientes, constando se ele é um consumidor ativo ou inativo, números de telefone, produtos adquiridos, e-mails para contato, entre outras informações. Com esse sistema, terá auxílio na venda na parte dos insights.

É possível controlar as ações dos clientes dentro do site através do crm grátis, possibilitando a identificação e o que o cliente tem interesse no seu site, gerando um anúncio ou até mesmo uma oferta personalizada de acordo com o que ele busca.

Essas ofertas, feitas no momento certo, podem gerar um fechamento de negócio, logo a aquisição de CRM eficiente pode tornar todo o processo de venda mais rápido e satisfatório, compilando os dados de clientes para contatos futuros, principalmente no pós-venda.

Passando pelo funil de vendas

Através desta metodologia será possível definir as etapas do processo de vendas, isto usando um app funil de vendas, do qual fará uma análise do perfil apresentado pelo cliente e em qual fase da venda ele se encontra.

Com o funil é possível entender quando os clientes estão na necessidade de adquirir algo, fazendo com que seja a oportunidade de fazer uma oferta, podendo gerar um fechamento de vendas.

São fundamentais para o funil:

  • Prospects;
  • Qualificação;
  • Visita;
  • Proposta.

Ele é formado por três processos: atração, relacionamento e fechamento.

Durante a fase de atração é observado como você traz as oportunidades, seja por indicações, através da carteira ou até mesmo o marketing.

Na fase de relacionamento, nota-se que como você lida com uma oportunidade faz parte do processo de qualificação, envolvendo as perguntas chaves para que essa oportunidade possa avançar ao próximo passo ou até mesmo a próxima etapa do funil.

A etapa final do funil de venda é o fechamento, que envolve propostas onde você negocia valores e negociações e, por fim, o fechamento de vendas.

A importância da observação na gestão de vendas

Sem uma estratégia eficiente, o gestor e seus colaboradores ficam totalmente desfocados e sem saber o que fazer, porquanto é através da gestão de vendas que é realizado os planejamentos das metas, tudo o que será feito dentro da organização.

Com a gestão de vendas, é possível treinar sua equipe para que sejam bons vendedores, falando com eles em relação às quais são suas metas e objetivos a serem cumpridos. Instruindo também a denotar a importância de observar as atitudes do cliente.

Todo cliente inicia no funil de vendas como um lead, logo é necessária a análise do comportamento e sinais para aprimoramento das técnicas a serem aplicadas. O gestor de vendas deve promover palestras e cursos explicando como isso funciona.

É importante para os vendedores que todos estejam sempre prontos para acompanhar o processo de venda com atenção, assim evitando que uma negociação simples se perca por falta de tato com o cliente.

Há também casos de possíveis clientes a serem fidelizados, mas dos quais demoram para saírem da fase de interesse e seleção de suas opções de compra. Para uma análise de negócios mais precisa, o controle de leads se torna útil.

A gestão de vendas fará com que o cliente se sinta seguro, pois muitas das vezes, todo o processo é feito porque o vendedor atendeu bem.

O atendimento é o primeiro passo para recomendações

Através do bom atendimento o consumidor poderá falar do seu trabalho e do seu produto para pessoas próximas a ele, gerando o famoso cliente por indicação, podendo gerar lucros à empresa.

O empresário, pode aprender com o seu vendedor, porquanto através dos feedbacks dos clientes, pois é através do atendimento satisfatório que as indicações se tornarão uma possibilidade.

Sem uma boa gestão de vendas, é provável que a empresa não tenha tais resultados do pós-venda.

O atendimento pós-venda é uma forma de não perder clientes, ou a oportunidade de ganhar novos leads.

A gestão de vendas torna os colaboradores aptos a lidarem com pós-venda, assim fazendo crescer as metas e oportunidades, adicionando mais dados úteis ao crm plano.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Direto da Redação

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