8 de outubro de 2024

GoDaddy dá dicas de como escolher o domínio ideal para seu negócio on-line ser um sucesso

O domínio adequado é fundamental para que uma pequena empresa ajude seus clientes a encontrá-la facilmente na web

São Paulo, junho de 2022 – A GoDaddy Inc. (NYSE: GDDY), empresa que prepara os empreendedores para o dia a dia do mercado digital, com sua experiência de líder mundial na venda de domínios de internet, tem algumas dicas para que os proprietários de pequenas empresas e empreendedores escolham o melhor nome para o endereço de seus sites, ajudando seus negócios a terem mais sucesso on-line. O nome de um website, ou seja, o domínio, é vital para garantir que uma página se destaque no universo on-line.

De acordo com as Estatísticas Mundiais da Internet, mais de 5 bilhões de pessoas estão atualmente conectadas à Internet e procuram por diversos tópicos entre quase um bilhão de páginas. À medida que mais empresas adotam ferramentas digitais, este número crescente de páginas web inclui empreendedores, de diferentes segmentos que procuram colocar suas ideias, serviços e produtos on-line. “Seguindo estas dicas, proprietários de pequenas empresas podem encontrar um domínio atraente para seu website e estabelecer um caminho mais certeiro para que potenciais clientes achem sua empresa facilmente através de mecanismos de busca como o Google”, explicou Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy para o Brasil.

O melhor momento para escolher um domínio

É melhor escolher o domínio ao mesmo tempo em que o nome da empresa é definido. Faça uma lista de opções de nomes para a empresa e verifique se eles estão disponíveis como domínio na Internet.

Isto ajuda a evitar desperdício de energia e dinheiro na criação de logotipos e outros materiais de marketing, apenas para descobrir mais tarde que o nome escolhido para a empresa já tem o domínio registrado por outra pessoa ou organização. “Esta pesquisa também deve ser feita antes de pensar em registrar marcas e patentes”, acrescentou D’Elboux.

A dica aqui é criar uma lista de domínios potenciais relacionados ao negócio, mas só escolha o nome da empresa depois de passar pelos passos abaixo.

Criar um domínio que seja facilmente encontrado

Quando houver uma lista de nomes possíveis, faça uma “verificação de realidade”. Descubra quais termos, palavras e frases as pessoas podem usar ao procurar um serviço ou produto como o seu em buscadores. Há duas maneiras fáceis de identificar os termos de busca que são usados para procurar algo na Internet:

  • Use o autocompletar do Google. Digite termos relacionados ao negócio e veja como o Google completa a pesquisa. Por exemplo, se for um negócio relacionado ao esporte, os possíveis termos de busca poderiam ser “Esportes para…”, “Esportes de lazer”, ou “Esportes aquáticos”.
  • Use o AdWords Keyword Planner, uma ferramenta para aqueles com algum conhecimento do AdWords. Aqui, é preciso criar campanhas escolhendo o público-alvo e algumas palavras-chave relacionadas ao negócio. O Google então trará sugestões mais assertivas de palavras, bem como os resultados mais pesquisados. O teste de um nome pode ser feito sem ter que pagar por ele ou lançar uma campanha.

Escolhendo a melhor extensão para seu domínio

Com uma lista de nomes potenciais para o negócio, e os termos de busca mais utilizados pelos clientes potenciais, é hora de escolher a extensão. Aqui estão algumas opções:

  • Domínios de Primeiro Nível (TLDs, do inglês Top-Level Domains): São extensões de nomes de domínio, como .com, .net e .org – que são a maioria das extensões utilizadas on-line hoje. Embora estas extensões sejam amplamente preferidas, muitos domínios desejados que terminam com uma extensão .com já podem estar em uso, por isso é melhor olhar para os TLDs alternativos. De acordo com o Resumo da Indústria de Nomes de Domínio da Verisign, existem aproximadamente 341 milhões de domínios registrados em todo o mundo com várias extensões de TLDs a partir do final de 2021.
  • Domínios de Primeiro Nível com Código de País (ccTLDs – do inglês Country-Code Top Level Domain): Estes são os domínios de primeiro nível para um determinado país, por exemplo, .br para o Brasil. Estes ccTLDs podem transmitir credibilidade ao mesmo tempo em que mostram onde o negócio está baseado. No entanto, dependendo do escopo do negócio, também poderia limitar o público da empresa a esse país específico e não falar com clientes globais.
  • Novos Domínios Genéricos de Primeiro Nível: São novas extensões de domínio de vários tipos, destinadas a expandir e melhorar as opções para os consumidores, tais como .io, .app, .online, .club, .store, .coffee, .press, entre outros. Há centenas de exemplos a escolher que podem descrever perfeitamente um negócio. Por serem novos, a chance de obter um domínio de escolha mais descritivo e memorável é maior. Estes também podem ajudar a demonstrar o que a empresa faz. Por exemplo, quem vai vender online pode optar por um .shop.

Registro de domínio

Uma vez escolhido o domínio ideal para o negócio, ele precisa ser registrado. A GoDaddy é líder mundial no segmento de registro de domínios, bem como de serviços adicionais que uma pequena empresa pode precisar, tais como hospedagem na web, construção de websites, criação de lojas on-line, criação e gerenciamento de e-mails profissionais e ferramentas de marketing digital.

“Com o domínio perfeito em mãos, um empresário pode continuar sua jornada digital e traçar uma estratégia sobre as ferramentas digitais que serão necessárias e que podem ser benéficas para seus negócios. Por exemplo, construir um website e ter uma estratégia de marketing digital para ajudar a colocar seus produtos e serviços na frente do maior número possível de clientes potenciais”, concluiu D’Elboux.

A GoDaddy oferece um pacote integrado de produtos e serviços on-line que vão desde registro de domínio, hospedagem, construção de sites, loja on-line, marketing digital, e-mail profissional, proteções de segurança e ferramentas de produtividade. A empresa disponibiliza o suporte técnico aos clientes, pessoal e em português, para ajudá-los no crescimento de seus empreendimentos on-line, com as ferramentas que melhor atendam suas necessidades.

Sobre a GoDaddy

A GoDaddy capacita empreendedores para o cotidiano digital, em todo o mundo, fornecendo ajuda e ferramentas para o sucesso on-line. A GoDaddy é o lugar aonde as pessoas vêm para dar um nome à suas ideias, construir um site profissional, atrair clientes, vender seus produtos e serviços e gerenciar seu trabalho. Nossa missão é dar a nossos clientes as ferramentas, insights e as pessoas para transformar suas ideias e iniciativas pessoais em sucesso. Para saber mais sobre a empresa, visite www.GoDaddy.com