26 de abril de 2024

Franquias: vale a pena investir?

Muito se ouve falar sobre as franquias e o quanto esse modelo de negócios tem crescido no Brasil, mas poucos empreendedores realmente compreendem seu conceito.

Dentre as várias possibilidades de um negócio, abrir uma franquia está entre as mais procuradas, mas é fundamental compreender seu significado e o modo como esse tipo de empresa funciona.

Trata-se de uma excelente opção de investimento, principalmente quando o empreendedor é marinheiro de primeira viagem. Isso porque a quantidade de franquias que fecham no país é muito baixa.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), apenas 5% desse tipo de empresa vai à falência, ao contrário do que acontece com os outros modelos de negócios. Portanto, estamos falando de um investimento seguro.

É muito melhor trabalhar com uma marca que já se estabeleceu no mercado do que abrir uma empresa do zero. Para divulgar uma nova marca, é necessário muito investimento em marketing e nem sempre os empreendedores podem fazer isso.

Se você também se interessa pelo assunto, não deixe de ler este artigo. Vamos explicar o conceito de franquias, mostrar como ela funciona e dar alguns motivos para investir nesse modelo de negócios.

O que são franquias?

Chamamos de franquia uma estratégia de negócios atrativa, em que seu formato permite que o franqueado utilize uma marca e sua tecnologia para lucrar. Mas, para isso, é necessário pagar algumas taxas para ter acesso ao direito.

Além disso, também é necessário arcar com transferências de know-how, os treinamentos e o suporte oferecido pela empresa. Tudo isso acontece de acordo com o que é estabelecido pela lei de franquias.

Existem empresas desse tipo nos mais variados segmentos, a exemplo de um fabricante de esquadrias de pvc sob medida. Mas quando o empreendedor quer abrir um negócio do zero, precisa consolidá-lo.

Ele deve escolher o tipo de produto ou serviço que vai oferecer, trabalhar com campanhas de marketing, estudar o mercado e os concorrentes, e assim por diante.

Mas a maioria possui pouca experiência no assunto, o que acaba tornando o trabalho muito oneroso e desmotivador. Por outro lado, ao investir em franquias, o empreendedor escolhe uma marca que já se estabeleceu no mercado.

Ela já passou por todos os desafios que precisava passar e agora está ampliando seu alcance. Como falamos, existem várias modalidades, inclusive para quem deseja trabalhar no formato home office.

É possível trabalhar com soluções que já foram testadas, aprovadas e comprovadas pelos consumidores. Tudo o que o franqueado precisa fazer é garantir a qualidade de sua unidade, contratar colaboradores e controlar os gastos.

Uma franquia de higienização de cadeiras de escritório tem uma marca que não pertence ao franqueado, mas é ele quem vai administrá-la e fazer os investimentos necessários para o seu sucesso.

Como funciona?

As franquias funcionam como um modelo de negócios que cria uma relação entre a marca e o investidor, com base em uma semi-independência.

O empreendedor tem total autonomia para administrar a unidade, sempre respeitando as diretrizes e orientações da empresa em questão.

Aliás, esta regra é comum para todos os contratos, pois o investidor está recebendo o direito de comercializar e explorar produtos de uma marca conhecida e respeitada. Qualquer coisa fora dos conformes pode simplesmente prejudicar a rede.

A marca, por sua vez, deve oferecer todo o suporte e treinamento para que o franqueado alcance seus objetivos, e esse auxílio pode acontecer por meio de plataformas online ou presencialmente.

Esses serviços estão inseridos nas taxas que precisam ser pagas mensalmente, depois que o contrato de franquia é assinado. Com isso, o investidor poderá obter todo conhecimento necessário que transformou o negócio em algo bem-sucedido.

Outro ponto que caracteriza o funcionamento das franquias é o fato de que as duas partes envolvidas possuem obrigações que precisam ser cumpridas.

Vantagens de abrir uma franquia

Investir em uma loja de persiana externa motorizada que já está bem estabelecida no mercado, entre outros segmentos, traz muitas vantagens para o empreendedor. Dentre as que mais se destacam estão:

1 – O negócio já deu certo

Todos os testes de mercado necessários já foram realizados em uma marca que se tornou uma franquia. Ela já sabe qual é o seu perfil de cliente e como o seu setor funciona.

Esse conhecimento por si só já é um bom motivo para investir nesse modelo de negócios. Entre as informações mais importantes que ele possui para seu funcionamento estão:

  • Como conquistar o público;
  • Tipo de produto ou serviço;
  • Possibilidades de negócios;
  • Processos internos.

Em outras palavras, o investidor adquire uma empresa que já deu certo e por isso as chances de fracasso são praticamente nulas.

2 – Treinamento e suporte

Outro motivo para investir nas franquias é o fato de ter acesso a treinamento e suporte, pois o objetivo de uma empresa de lavagem de estofados automotivos é expandir sua marca.

O franqueado vai aprender a fórmula de sucesso e se tornar um especialista sobre a marca. Também terá acesso a suporte operacional e consultas especializadas, caso sua unidade tenha alguma necessidade.

É justamente por isso que é tão importante conhecer o plano de negócios da franquia, pois investir em algo que não tenha um suporte pode atrapalhar o investimento.

3 – Atualizações constantes

As marcas que se tornaram franqueadoras possuem um grande acervo de conteúdos em formato de cursos, materiais educativos, eventos, entre outras estratégias para ajudar o franqueado a vender e conhecer um pouco mais sobre seus produtos.

Muito além de ter o próprio negócio, ele vai investir em desenvolvimento profissional e técnicas que vão aprimorar a organização.

Por exemplo, no caso de um fabricante de vela votiva atacado, isso também envolve materiais de marketing e propaganda, treinamentos e um suporte que garante uma gestão lucrativa.

4 – Garantia de mercado

As franqueadoras atuam em setores estáveis e com ótimas projeções de faturamento, e isso acontece porque elas já estão inseridas em seu mercado.

O empreendedor vai começar o seu negócio com todas as vantagens competitivas e vendendo produtos e serviços que já foram testados e aprovados pelos consumidores.

Com isso, fica muito mais fácil conseguir um bom posicionamento entre os concorrentes e trabalhar com uma organização que já tem uma excelente força de venda em seu segmento.

5 – Lucros maiores

Empreender é correr riscos, mas por meio das franquias, os riscos são muito menores, ou seja, dificilmente a empresa vai fechar suas portas no primeiro ano de existência.

Isso acontece porque se você investir em uma franquia de agências de passeador cães, tudo será 100% planejado, considerando o perfil do empresário e sua localização.

Esse modelo de negócios também não tem muitas oscilações no fluxo de caixa e as projeções de lucros são totalmente estudadas.

Em outras palavras, existe um investimento certeiro, com um valor definido e dificilmente ele vai oscilar, ao contrário de um negócio que começa do zero, e que pode ter imprevistos e necessidades que não estavam no orçamento.

6 – Ter um nome conhecido

Se você fizer uma rápida pesquisa na internet, vai perceber que essas empresas possuem nomes conhecidos no mercado e são respeitadas pelo público.

Esse investimento permite que uma loja de produtos naturais que vende itens como sementes de capim para cavalo, comece já sendo conhecida pela audiência, ou seja, terá um negócio de credibilidade e confiança.

O franqueado também não precisa se preocupar com questões burocráticas para criar uma marca do zero, além de todo o trabalho em enfrentar a concorrência e conseguir um espaço no mercado.

7 – Boa localização e estrutura

Quando uma pessoa quer abrir um negócio, uma das primeiras ações que realiza é escolher um bom ponto, isto é, um local onde possa vender muito e atrair as pessoas.

Esse cuidado é ainda mais importante se o negócio está no ramo de alimentos, conveniências e bebidas. Cabe ao empreendedor descobrir qual é a melhor localização para seu negócio.

Por outro lado, uma franquia de lojas de pisos fora de linha faz todo um estudo da cidade e dos pontos comerciais em algumas regiões. É assim que ela vai encontrar o melhor local para o estabelecimento e maximizar os resultados.

Sem falar no fato de que a fachada da loja será totalmente padronizada, por meio de cores, slogan, estrutura, ambiente, dentre outros aspectos.

Considerações finais

Ter um negócio de sucesso é o maior desafio para qualquer empreendedor, afinal, criar uma marca renomada e conquistar espaço no mercado não são tarefas fáceis.

Existem muitas coisas envolvidas, como conhecer o público, saber quais são as melhores estratégias de marketing, o tipo de produto que agrada as pessoas, além de escolher uma boa identidade visual, e assim por diante.

Mas por meio das franquias, o empreendedor tem acesso a tudo isso com mais facilidade, entra no mercado com uma marca conhecida e garante o retorno de todos os seus investimentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.