8 de dezembro de 2022

Melhores parques ecológicos de Minas Gerais

No que diz respeito à natureza poucos estados brasileiros são tão privilegiados como Minas Gerais. Pois, o estado é repleto de belezas naturais, além de muitas atrações imperdíveis. Por esse motivo, o turismo ecológico no estado é muito forte.

Minas Gerais, que já foi um dos estados mais ricos do país, preserva suas riquezas naturais com muito orgulho e compromisso. O estado possui atrações para todos os perfis, desde quem procura um lugar para relaxar até as pessoas que gostam de aventura, passando pelos adeptos ao turismo histórico.

Ficou curioso? Então, embarque com a gente para conhecer os cinco melhores parques ecológicos de Minas Gerais. Vamos lá?

Melhores parques ecológicos de Minas Gerais: TOP 5

Vem com a gente nessa viagem sensacional para conhecer os cinco melhores parques ecológicos de Minas Gerais. Veja a seguir os principais parques para prática de ecoturismo no estado. São eles:

  1.     Parque Nacional da Serra da Canastra

Criado em 1972, o Parque Nacional da Serra da Canastra, reserva surpresas incríveis para quem é apaixonado por turismo e natureza. Logo, um dos atrativos mais marcantes da região, é a cachoeira Casca D’Anta, com 186 metros de queda d’água, em um visual esculpido pela natureza ao longo de séculos.

Uma dica muito interessante para você é se aventurar em passeios mais radicais a bordo de veículos 4×4, além de conhecer as diversas cachoeiras.

  1.     Parque do Itacolomi

Ouro Preto não é só uma cidade histórica. Portanto, o Parque do Itacolomi é um exemplo de como a natureza ainda preserva as paisagens que encantaram milhares de pessoas nos séculos passados.

Ao visitar o parque, você deve estar preparado para uma subida de 1.772 metros até o Pico do Itacolomi. O trajeto é bastante cansativo, mas vale a pena. Aproveite o passeio para se refrescar em rios e lagos de água limpa e entrar em contato com a natureza.

  1.     Parque Estadual do Ibitipoca

O terceiro de nossa lista dos melhores parques ecológicos de Minas Gerais, é também conhecido em todo território nacional. Em suma, estamos falando do Parque Estadual do Ibitipoca, em Ibitipoca MG que é um dos parques mais visitados do estado.

O Parque está localizado na Zona da Mata, em um dos locais mais elevados de toda Serra da Mantiqueira. São mirantes sensacionais, muitas piscinas naturais, além de cachoeiras e grutas para você se aventurar.

  1.     Parque do Rio Doce

Localizado no Vale do Aço, próximo a São José do Goiabal, o Parque Estadual do Rio Doce, possui o título de maior área de florestas de todo estado. Ou seja, é um verdadeiro paraíso natural de portas abertas para os apaixonados por ecoturismo.

Logo, em apenas uma tarde de passeio é possível observar a diversidade de vida animal e vegetal do parque. Assim, como uma enorme variedade de lagoas preservadas que permitem a prática do mergulho.

Conferir a vida marinha mineira em sua plenitude é uma experiência inesquecível pelos parques ecológicos de Minas Gerais.

  1.     Parque da Serra do Rola-Moça

O que poucas pessoas sabem, é que a região metropolitana de Belo Horizonte abriga um parque que serve de habitat para diversas espécies que correm risco de extinção, como a jaguatirica e a onça parda.

O Parque da Serra do Rola-Moça tem uma característica ímpar e que justifica a presença de várias espécies. Ou seja, essa região compreende a zona de transição da Mata Atlântica para o Cerrado. Logo, é um cenário perfeito para as mais diversas formas de vida e está entre os melhores parques ecológicos de Minas Gerais.

Considerações finais: Melhores parques ecológicos de Minas Gerais

Finalizando, como você viu acima, Mina Gerais é um destino altamente turístico que agrada os mais diversos tipos de turistas. Seja para turismo gastronômico, aventura ou apenas um lugar para relaxar, os que apreciam monumentos históricos, entre outros. Há atrações para todos os gostos.

Devido às belezas naturais, o turismo ecológico é um dos mais fortes do país. Além disso, a hospitalidade dos mineiros é um grande atrativo para os turistas. 

Abraços.