7 de julho de 2022

Gato Pelado

Você com certeza já deve ter visto na internet ou alguém que tem o curioso gato Sphynx, ou como é conhecido popularmente, Gato Pelado. Eles costumam ter uma aparência totalmente diferente dos gatos no geral e isso é o que o torna tão especial e único. 

O Gato Pelado possui dobrinhas de pele em todos os lugares onde estamos acostumados a ver pelos, como nas orelhas. Além de tudo, esse tipo de gato é muito dócil e amável, também costuma ser muito carinhoso e gosta de brincar com seus donos. 

O primeiro Gato Pelado, até onde sabemos, teve origem de uma ninhada no Canadá em meados de 1996. Nas ninhadas seguintes da mesma gata, seus filhotes começaram a vir todos pelados. 

Esses gatos foram cruzando entre si e dando origem a nova raça de gato pelado, e que nos dias de hoje caiu no gosto de quem ama pet, principalmente gatos com aparência diferente como é o caso do gato pelado. 

Embora sejam conhecidos como Gato Pelado eles não são completamente sem pêlos, eles tem sim uma camada de pele bem fina, praticamente invisível a olho nu. Esses gatos também são muito fortes e tem uma estrutura óssea pesada. 

A cabeça do gato pelado costuma ser triangular e tem o nariz curto e largo, os olhos também chamam atenção por serem expressivos e grandes. A temperatura corporal do gato pelado é sempre mais alta que do restante dos gatos, oque nos dá a impressão que ele está sempre febril. 

Quanto custa um gato pelado 

Como o Sphynx, gato pelado conhecido popularmente, não é uma raça brasileira e também existem poucas pessoas ou lugares que fazem a venda dele no Brasil. O valor de um filhote está na faixa de cinco mil reais. 

Como não existe uma tabela de preços, os valores podem ser bem variáveis de acordo com cada região. Mas duvide de valores muito baratos, dificilmente você encontra um gato pelado à venda por menos de três mil reais. 

Inclusive, na hora da compra de um animalzinho, caso sua preferência não seja exclusivamente por um gato pelado é interessante também considerar outras opções. 

Como é ter um gato pelado 

Esses gatos são de raça altamente inteligente, por isso, quando você ensina truques, ele sempre aprende com facilidade. O gato pelado não gosta de ficar sozinho pois é muito carinhoso e sente muita falta de seu dono. 

O gato pelado gosta muito de pular nas coisas e brincar, mesmo sendo desajeitado até mesmo quando já é adulto. Tem um temperamento tranquilo oque o faz conviver tranquilamente com crianças e outros animais. 

Seu corpo quente o torna uma ótima companhia para abraços em dias frios, e além de tudo sua aparência diferente o torna sempre a atração da casa. 

Cuidados com o gato pelado 

O gato pelado é uma ótima companhia, mas para isso é necessário ter conhecimento sobre alguns cuidados básicos com ele, Exemplo de como dar banho em gato

Fique atento pois ele sente muita fome, pois possui o metabolismo muito acelerado. 

O ideal é procurar um veterinário para que ele possa te auxiliar com uma dieta balanceada e completa para o seu gato pelado. Isso é necessário para que seu gato pelado não tenha a saúde comprometida por estar acima do peso. 

Além do uso de rações especiais para essa raça, listamos abaixo alguns dos cuidados importantes para manter a saúde e bem estar do seu gato pelado: 

  • Banho: Diferente dos gatos das outras raças que não precisam de banho e se limpa sozinho apenas com lambidas, o gato pelado precisa ser lavado no mínimo duas vezes por semana e no máximo três. Por não ter pêlos, eles acumulam gordura que podem o deixar sujo. 
  • Temperatura: Como ele não contém pêlos, também não deve ser exposto a altas ou baixas temperaturas, pois podem causar queimaduras. Umidade alta também pode causar irritações e fungos na pele do gato pelado, você pode ajudá-lo a se esquentar com roupinhas próprias. 
  • Sono: É necessário que o gato pelado tenha uma caminha própria para ele, com cobertores que o protejam do frio e de contato com superfícies que podem causar lesões a sua pele sensível. O local deve ser fora do alcance direto da luz para o melhor  conforto do seu gato pelado. 

É de extrema importância lembrar que mesmo que o gato pelado não tenha pêlos visíveis, ele também pode causar alergia em algumas pessoas. Por isso, vale ficar atento nos primeiros dias que tiver contato com o gato pelado. 

Além disso, o gato pelado tem um grande apego a sua família e não recomendamos doar ele após passar um período junto dele dentro de sua casa, pois a falta pode comprometer a saúde mental do gato pelado. 

Em todos os casos, um animalzinho pode ser o melhor amigo do homem, e no caso do gato pelado além de amigo será uma companhia muito linda. 

Você já adotou um gato pelado? Como está sendo sua experiência? Nos conte tudo sobre seu gato pelado nos comentários.