26 de abril de 2024

Montagem da sala de espera do seu consultório

Saiba o que você precisa considerar para garantir o conforto dos seus pacientes e causar uma boa primeira impressão.

A sala de espera de um consultório é um ambiente-chave em qualquer clínica. Além de ser a primeira impressão que se tem do local, a maioria dos seus pacientes vai passar algum tempo lá e é importante que essa espera seja o mais agradável possível.

Não basta instalar uma poltrona confortável e colocar algumas revistas velhas na mesinha de centro, embora esses elementos certamente devam ser considerados. A montagem desse espaço precisa ser cuidadosa, pensando no perfil do seu público e na quantidade de pessoas que você pretende receber. 

O segredo do sucesso de um ambiente como esses quase sempre é parar para pensar antes de ir comprando móveis e elementos para ele. Fizemos um pequeno guia para te ajudar nesse planejamento.

Pense em quem vai esperar

O primeiro passo é delimitar o perfil do público que você pretende atender na sua clínica. São homens ou mulheres? De que classe social? Crianças também? E os acompanhantes? Se a clínica tiver várias especialidades, ou seja, público diverso, isso precisa ser considerado.

Outro ponto importante é o fluxo de pacientes que vão esperar de uma só vez. Se for só uma ou duas pessoas, isso quer dizer que você pode investir em poltronas. No caso de mais pessoas, talvez sejam necessárias cadeiras ou, ainda, sofás. 

Tente garantir que ninguém vá precisar ficar em pé e lembre-se também do distanciamento, que já deve ser uma preocupação fixa, ainda mais em estabelecimentos que lidam com a saúde.

Defina um estilo de decoração

Mesmo que o seu público seja diverso, é importante definir um estilo para escolher os móveis e objetos decorativos com alguma coerência. O seu estilo pessoal importa, claro, mas também é preciso pensar no estilo do seu público-alvo. Uma decoração clássica pode não ser a mais adequada para crianças, por exemplo.

Preste atenção nas cores

As cores, tanto das paredes quanto dos objetos, comunicam e são muito importantes para que um ambiente seja aconchegante. Os tons claros são bem-vindos na maioria das clínicas, mas é importante fugir do todo branco, que pode ser mais agonizante que receptivo.

Uma boa ideia é pintar apenas uma parede de outra cor, que pode até ser mais forte, dependendo da proposta (na cor da sua logomarca, por exemplo). Lembre-se que as cores dos objetos também precisam conversar com as que estão ao redor.

Priorize a funcionalidade

Sua sala de espera não deve ser um amontoado de itens que não conversam entre si. Pelo contrário: tudo deve ter uma função. As cadeiras e poltronas têm função óbvia, mas e aquela mesinha, vai servir para quê? A resposta a essa pergunta é importante não apenas para definir o móvel certo, mas também sua localização.

É importante pensar também na manutenção do seu espaço. Pode ser uma boa ideia trocar os móveis todos brancos por de madeira ou coloridos, já que o branco deixa aparente qualquer mínimo sinal de sujeira. Garantir a circulação entre os móveis também é importante para o conforto e ajuda na hora de limpar.

Cuide de entretenimento 

A ideia-chave de uma boa sala de espera deve ser tornar esse momento agradável. Por isso, é fundamental entreter os seus pacientes. As revistas e jornais são boas ideias, mas, para isso, você precisa atualizá-las. Ninguém quer ler aquela revista do ano passado. Considere uma assinatura ou comprar sempre o jornal do dia.

A televisão já foi bem vista nesses espaços, mas hoje muita gente acha que ela mais atrapalha que ajuda, afinal, muita gente prefere ver algo em seus smartphones. No lugar dela, invista em uma boa rede de wifi e deixe a senha visível para os pacientes, em um cartaz na parede ou em um cartãozinho na recepção, por exemplo.

Aproveite para se promover

Disponibilizar na mesa de centro ou de canto alguns folders para que os seus pacientes conheçam todos os serviços que a sua clínica oferece enquanto esperam é uma boa ideia. Para que tenha sucesso, a qualidade desses materiais importa muito. Invista em boas artes e infográficos, além de um bom papel.