7 de julho de 2022

Pirâmide de Maslow: O que é e quais as vantagens

Você já ouviu falar sobre a pirâmide de Maslow? Se a resposta é não saiba que sua importância é muito maior do que você imagina, esse é um conceito da psicologia que aborda em uma representação gráfica, as necessidades humanas, buscando alcançar seus objetivos seja na vida pessoal ou profissional. 

Esse conceito ajuda a entender melhor cada sonho, desejo e necessidade que um ser humano busca alcançar e que elas necessariamente precisam ser atendidas em diferentes áreas da vida, se um ser humano possui necessidades profissionais na sua empresa de aplicação de manta asfáltica, elas precisam ser atendidas. 

No texto de hoje, vamos explorar por completo o que é a pirâmide Maslow e quais são as vantagens de utilizar esse conceito, bora conferir tudo sobre ela? Então vamos lá!

O que significa a pirâmide de Maslow?

Também conhecida como hierarquia de Maslow, esse conceito foi criado pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow na década de 1950, ele é um conceito que defende a ideia de que todo o ser-humano é motivado em satisfazer cinco necessidades: fisiológicas, de segurança, social, de auto estima e de realização pessoal. 

Todas essas necessidades são divididas dentro de uma pirâmide onde a base estão as essenciais para sobreviver e no topo está a autorrealização. O principal foco desse conceito é entender se as pessoas estão realmente satisfeitas e se elas já conseguiram subir alguns níveis dentro da pirâmide. 

Ela também acabou sendo muito utilizada dentro do mundo corporativo, fazendo com que as empresas como as que trabalham com bomba centrífuga, possam entender de maneira mais concisa as necessidades de seus colaboradores e o nível de satisfação deles dentro do ambiente de trabalho. 

Quais as vantagens de utilizar a pirâmide de Maslow?

A pirâmide de Maslow possui inúmeras vantagens principalmente dentro do âmbito corporativo, abaixo separamos os principais benefícios que ela pode dar, bora conferir. 

Base

A base da pirâmide são as necessidades fisiológicas, no âmbito profissional, por exemplo, isso representa ser mais flexível com os horários e aumentar a produtividade dentro do horário de trabalho estabelecido. Além disso, respeitar limites profissionais, realizar prevenções de doenças e fornecer todo o suporte ao colaborador são exemplos claros de uma boa base da pirâmide de Maslow. 

Segundo nível

Em segundo temos a segurança, dentro de uma empresa isso significa trabalhar em um ambiente que te disponibilize todas as condições de trabalho de uma forma segura, sem riscos de acidentes e até mesmo uma estabilidade na sua carreira, disponibilizando um plano longo de emprego e um salário de mercado equivalente às funções exercidas. 

Terceiro nível

As necessidades sociais se encaixam como um diálogo entre os colaboradores e até mesmo com os gestores da empresa, uma comunicação mais aberta onde o relacionamento seja visto como prioridade. Além disso, alguns benefícios sociais como plano de saúde e auxílio odontológico podem ser incluídos nessa parte. 

Quarto nível

A auto estima pode ser aplicada por meio de benefícios, feedbacks, elogios, bonificações, aumento salarial, vales, entre outros recursos que valorizam o funcionário e mostram para ele a sua importância e o seu bom trabalho dentro da sua empresa de quadro de distribuição.

Quinto nível

O último nível é a total satisfação de ambos os lados, quando alguém chega no topo da pirâmide significa que todo o seu planejamento valeu a pena, e que a pessoa está totalmente realizada, isso vai ajudar a melhorar o seu desempenho profissional, trazer felicidade na sua vida pessoal, e transformar em uma nova pessoa. 

Você já conhecia a pirâmide Maslow? Sabia todas as vantagens que ela pode dar para você e o seu negócio? Comente abaixo o que achou sobre ela e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido o texto, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Direto da Redação

Tudo em Um é um portal de notícia conceituado e de muito valor agregado quando o foco é informar e compartilhar conteúdos de extrema qualidade informativa. Tenha certeza de que está no Portal de notícias certo para consumir conteúdo de qualidade.

View all posts by Direto da Redação →