19 de abril de 2024

Por que as redes sociais são importantes para sua empresa?

Cada vez mais freelancers e pequenos empreendedores estão percebendo a importância das redes sociais para impulsionar seus negócios, ajudam a aumentar sua carteira de clientes em potencial e melhorar os resultados de seus negócios.

Ter uma boa compreensão de como tirar o máximo proveito deles pode parecer uma tarefa simples à primeira vista. Mas, na realidade, você deve ter uma boa estratégia de marketing, para atingir o público-alvo desejado com suas ações.

Todos sabemos que as empresas devem estar onde quer que esteja o seu público-alvo. É por isso que provavelmente você já criou um perfil no Facebook, Twitter, LinkedIn ou Instagram e publica conteúdo e interage com seus seguidores regularmente.

Você já se perguntou se sua estratégia está dando certo? Quais são as chaves para obter melhores resultados? Como é possível conseguir mais clientes através das redes sociais? Quais são as redes sociais mais importantes para seus usuários?

Aqui estão 7 chaves essenciais para melhorar consideravelmente suas estratégias de marketing digital e transformar suas redes sociais no principal canal para conquistar novos clientes e melhorar suas vendas.

Conheça seu público

Talvez possa ser um clichê e é algo que se ouve com muita frequência, mas muito pouco é feito. Conhecer seu público, seus interesses e necessidades permitirá que você crie uma estratégia adaptada a eles.

Nem todos os produtos e serviços que encontramos na internet são para todos. Criar conteúdo específico ajudará seus futuros seguidores a se identificarem com sua marca e começarem a segui-lo.

Também é importante que sua forma de se comunicar seja coerente com os valores que sua empresa oferece e com o que se espera dela. Por exemplo, escrever para um público jovem interessado em viagens inter-ferroviárias não é o mesmo que escrever para seguidores de uma companhia de seguros. As personas do comprador são a resposta, pois fornecem as chaves para conhecer seus clientes em potencial em profundidade.

As personas do comprador são uma representação fictícia de nossos clientes ideais. Eles são construídos a partir de dados demográficos, comportamento, interesses, etc.

Desenvolver suas buyer personas significa aprofundar os interesses, medos, necessidades, comportamentos, etc. do nosso público ideal.

Atraia mais usuários para o site da empresa

  • Crie campanhas de Facebook Ads com o objetivo de aumentar seu tráfego na web.
  • Crie campanhas PPC no Google Ads. Em seguida, você pode executar campanhas de redirecionamento eficazes.
  • Melhore o SEO da sua página, trabalhando nas palavras-chave orgânicas da sua empresa pelas quais seus potenciais clientes irão te encontrar.
  • Gerenciar para aumentar o número de clientes em potencial.
  • Inclua formulários de inscrição nos artigos do seu blog.
  • Crie recursos gratuitos que eles podem obter deixando seus dados.
  • Crie campanhas de captura de leads em anúncios do Facebook, que apontam para uma landing page (landing page), preparada para essa conversão.

Melhore as vendas

  • Entre em contato com influenciadores que promovem e valorizam seus produtos ou serviços.
  • Crie uma campanha de conversão de vendas no Facebook, caso queira aumentar as vendas do seu e-commerce.
  • Ative o Instagram Shopping.

Melhore o atendimento ao cliente da sua empresa. Você pode usar o WhatsApp Business ou o Facebook Messenger, para poder ter uma comunicação fluida e constante com seus clientes.

Atualize seu conteúdo

Quando definimos nossos objetivos, podemos pensar em obter mais clientes, promover nossos produtos ou vender mais.

Se nossas publicações sempre giram em torno de nossos produtos ou serviços, é provável que nossos seguidores acabem se cansando. Vamos pensar em formas de captar a atenção do potencial cliente, oferecendo conteúdos relevantes relacionados ao nosso setor. Por exemplo, podemos postar sobre:

  • Principais tendências de mercado relacionadas ao nosso negócio.
  • Histórias de sucesso que nossa empresa ou clientes satisfeitos tiveram.
  • Entrevistas com pessoas relacionadas ao setor.
  • Eventos importantes relacionados.
  • Notícias de interesse.

É importante ser criativo e original. Pense em como pode ser complicado alcançar resultados diferentes, se sempre fizermos a mesma coisa, certo? Se nosso conteúdo for curtido, nossos seguidores irão compartilhá-lo e podemos alcançar novas pessoas organicamente.

Interaja com seus seguidores

O maior potencial das redes sociais é que, por ser um canal de mão dupla, nos dá a capacidade de interagir a todo momento com nossos seguidores e clientes em potencial.

  • Crie conteúdo que incentive os usuários a comentar ou compartilhar.
  • Cada vez que um usuário interage conosco, é uma nova oportunidade para ele nos conhecer.
  • Sempre responda aos comentários mantendo um tom correto e alinhado aos valores da sua marca.

Medir e analisar

Não podemos melhorar o que não medimos e analisamos. As plataformas sociais muitas vezes disponibilizam ferramentas para que seus usuários possam mensurar e analisar os dados do usuário e as interações com a página do Facebook. No Facebook, temos o Facebook Insights.

Conheça mais sobre seu público-alvo

Analise como suas publicações têm funcionado de forma independente, seu alcance, interações, etc.

Detecte qual tipo de conteúdo você mais gosta e qual menos. Para saber se estar realizando uma estratégia de marketing de sucesso.

Agora você tem 7 chaves para lançar um plano de marketing de mídia social , que o ajudará a atingir seus objetivos de negócios. Lembre-se que é fundamental analisar e medir o impacto das suas ações, para criar o conteúdo certo e, assim, atrair mais clientes.