7 de julho de 2022

Qual a melhor forma de limpar brinquedos?

Uma flanela úmida? Muita água e sabão? Um pano seco? Com quanto tempo devo limpar brinquedos dos meus filhos? Posso esfregar? Estas e outras dúvidas sobre como limpar brinquedos você pode tirar aqui no nosso artigo, confira:

Todos nós sabemos que as crianças levam os seus brinquedos para todos os lados e na maior parte do tempo estão brincando no chão seja dentro ou fora de casa e vamos combinar que isso é realmente um perigo para a saúde dos pequenos não é mesmo? Além de brincarem em todos os lugares elas possuem o hábito de colocar os seus brinquedos na boca, sendo assim estão em contato constante com microrganismos que são nocivos à sua saúde.

Ainda que as crianças não coloquem os brinquedos, diretamente, na boca devido às advertências dos pais e responsáveis, eventualmente, elas podem acabar levando a mão ao nariz, bocas, olhos e ouvidos e o resultado é aquele intenso fluxo de mircrorganismos que causam diversas doenças e infecções.

Tudo isso, é considerado normal e até certo ponto positivo, pois, este contato fortalece o sistema imunológico dos pequenos. Entretanto, é necessário certo cuidado com a higiene destes objetos e não só das crianças para que elas não adoeçam. Mas, afinal? Quando limpar os brinquedos? Com qual periodicidade os pais devem limpar cada um deles tendo em vista que são feitos de diferentes materiais?

Bom, aqui vai uma resposta: para brinquedos mais densos constituídos de matérias como metal, borrachas, madeira e plástico o recomendado é que toda semana a limpeza seja efetuada. Dito isso, vale lembrar que esta é uma recomendação levando-se em conta o tempo que o seu filho gasta com cada brinquedo.

Já nos casos em que eles são feitos de materiais mais trabalhosos no momento da higienização como pano e materiais similares o recomendado é que a limpeza seja feita a cada mês ou quando muito utilizados a cada quinzena.

Limpar Brinquedos de Metal:

Quanto aos brinquedos de metal cabe ressaltar a importância de limpá-los com um pano umedecido em álcool. Nesse caso, se não for de ferro, pois enferruja com facilidade, água, sabão ou detergente neutro podem ser utilizados juntamente com uma esponja ou material do tipo não abrasivo.

Em alguns casos, quando os brinquedos são pequenos o suficiente a máquina de lavar louça pode ser utilizada desde que não haja restrição do fabricante em relação ao material do objeto. Um outro utensilio que pode ser utilizado é uma pequena escovinha para limpar os cantinhos mais complicados. Caso possua pregos ou outras partes feitas de ferro é preferível evitar contato com água e conferir se existem nelas algum ponto de ferrugem.

Limpar Brinquedos feitos de borracha e E.V.A:

Aqueles que foram fabricados em borracha ou E.V.A são mais simples de serem higienizados, para isso basta utilizar um pano umedecido ou lavar com água e sabão neutro. Quanto aqueles que são utilizados no momento do banho é importante retirar toda a água de dentro para que não crie mofo ou mal cheiro.

Outro aspecto que pais e responsáveis devem estar atentos é quanto ao armazenamento. Nesse sentido, o ideal é que os brinquedos sejam armazenados em locais específicos, caixas ou baús para essa finalidade ou em armários. Assim, é possível mantê-los limpos, organizados além de criar em cada criança o costume de sempre deixar os próprios objetos em ordem.

Sabemos que os brinquedos são parte fundamental do processo de desenvolvimento do ser humano durante os seus primeiros anos de vida, e por isso mesmo não é possível privá-los desse contato apenas porque sujam ou porque causam bagunça. Muito pelo contrário, o ideal é que desde os primeiros meses os bebês recebam dos pais brinquedos que favoreçam o desenvolvimento dos seus sentidos. Dentre os mais indicados para essa fase da vida estão as pelúcias e bonecas feitos, especificamente.

Passados os primeiros anos, a criança já não é mais bebê e precisa desenvolver habilidades motoras como correr, pular, saltar, cortar, contar, falar e articular frases mais complexas, enfim, é necessário que esteja apta a se tornar uma pessoa capaz de resolver problemas, se relacionar e estar pronta para o contato com a sociedade. Para isso, tanto o ambiente familiar quanto a escola devem oferecer, sobretudo, na primeira infância brinquedos que simulem atividades de adultos, assim como favoreçam o seu desenvolvimento completo e nisso os brinquedos Montessori são excelentes.

Os brinquedos Montessori possuem uma metodologia particular que propiciam às crianças momentos de lazer, aprendizado e diversão. Tudo isso, pois, com eles a criança realiza esforços físicos e mentais para concluir pequenas tarefas que quando realizadas despertam um sentimento de recompensa e prazer onde estão prontas para repetir o processo em ciclos de aprendizagem constantes.

Os brinquedos Montessori são fáceis de limpar?

Aqui vale lembrar que os brinquedos Montessori são fabricados de materiais que propiciam uma higienização muito simples e que pode ser feita conforme explicado neste artigo.

Onde encontrar brinquedos Montessorianos?

Para encontrar brinquedos com essa metodologia é necessário buscar por uma loja especializada e que possua brinquedos que são realmente montessorianos, como é o caso da Toy Shopping, uma loja de brinquedos que possui diversos brinquedos que facilitam o aprendizado das crianças e também auxiliam os pais a manter os pequenos em um constante aprendizado enquanto se divertem.

Esperamos que tenha aproveitado as dicas que passamos neste artigo e que elas sejam úteis na limpeza, organização e armazenamento dos brinquedos dos pequenos assim como no seu desenvolvimento. Um abraço e até a próxima.

Direto da Redação

Tudo em Um é um portal de notícia conceituado e de muito valor agregado quando o foco é informar e compartilhar conteúdos de extrema qualidade informativa. Tenha certeza de que está no Portal de notícias certo para consumir conteúdo de qualidade.

View all posts by Direto da Redação →