2 de fevereiro de 2023

4 meios de transporte antigos e curiosos que você precisa conhecer

Conheça a evolução dos meios transportes que já foram usados pela humanidade

Para se locomover do ponto A ao ponto B atualmente é bem simples, é possível até usar o celular e, em poucos cliques, você chama um motorista de aplicativo que te leva onde quiser. No entanto, a locomoção nem sempre foi assim tão fácil quanto baixar um aplicativo.

Hoje, podemos contar com diversas opções de transporte. Os mais ligados à atividade física vão optar por meios mais sustentáveis. Tem até quem faz um plano de assinatura de bicicleta e tem a praticidade de rodar pela cidade, fugindo do trânsito e se exercitando.

Mas, como dito, nem sempre foi assim, e a humanidade evoluiu muito para que hoje possamos ter a facilidade de escolher o meio de transporte que nos convém.

Portanto, vamos relembrar alguns veículos da antiguidade que eram eficientes e até bem curiosos no seu funcionamento.

Principais meios de transporte da antiguidade

Por muito tempo na história da civilização, o ser humano foi nômade e vivia se mudando de local para local, buscando fugir de predadores e outros perigos.

Isso era feito na maioria das vezes a pé, então era necessário criar alguma maneira de facilitar esse translado.

Por isso, vamos ver a seguir alguns exemplos do que nossos antepassados utilizavam para facilitar a locomoção.

Tração animal

A tração animal foi uma das primeiras soluções que o ser humano encontrou para transportar cargas e também para se locomover.

Na verdade, ainda hoje, esse modelo é muito utilizado, principalmente em zonas rurais aqui mesmo, no Brasil.

Mas antes da Revolução Industrial, esse era um dos únicos veículos disponíveis, que iam desde carroças mais simples até carruagens luxuosas que transportavam a nobreza.

Voltando um pouco mais na linha do tempo, podemos destacar as corridas de biga na Roma Antiga, que já foi muito retratada em filmes.

Travois

Antes de desenvolver a roda, os povos nativos da América do Norte utilizavam outro meio de transporte para levar cargas, o trenó.

O trenó era muito eficiente em locais com muita neve e geralmente era transportado por cães.

Nas regiões onde não havia neve, os nativos utilizavam algo que se assemelha a um trenó e que era chamado pelos colonos franceses de travois (pronuncia-se travuá), que numa tradução livre seria algo como “trabalhar”

Os travois eram uma forma rudimentar de trenó, e era uma estrutura triangular composta por estacas e as pontas eram amarradas ao animal, em sua maioria os cães.

Por mais rudimentar que pareça, era bastante eficiente no dia a dia daquele povoado que vivia onde hoje é o Canadá.

Navios a vela

O que seria do descobrimento das Américas se não fossem os barcos a vela, não é mesmo?

Mas mesmo antes de Colombo e Cabral, esses veículos já eram usados por outras civilizações, como os Vikings e até os chineses, que têm até mapas detalhados do que seria o continente americano.

Esse foi o meio de transporte intercontinental mais utilizado entre os séculos XV até o final do século XIX, com a chegada dos barcos a vapor.

Dirigíveis

Os dirigíveis foram os veículos aéreos que mais chamavam a atenção por conta do seu tamanho.

Eram uma evolução natural dos balões de ar quente, e inclusive foram utilizados por um dos pais da aviação, Santos Dumont.

Apesar de interessantes, os dirigíveis eram difíceis de manobrar e dependiam muito do vento para se locomover.

Pouco depois do auge dos zepelins, como também eram chamados, os dirigíveis foram perdendo espaço para os aviões, que eram bem mais rápidos e eficientes.

Como funciona o plano de assinatura de bicicleta

Depois de tanta evolução que vimos na história dos meios de transporte, hoje em dia vivemos uma era maravilhosa nesse sentido. Além de toda praticidade dos carros de aplicativos, temos opções mais sustentáveis, como as bicicletas. E nem é preciso ter uma, já que hoje existe um serviço que é um plano de assinatura de bicicleta, onde você paga um valor mensal e pode utilizar o veículo por um período para se exercitar ou se locomover de um lugar para o outro.

Os principais serviços oferecem planos mensais, anuais e até avulsos para quem está precisando agilizar alguma coisa.

Com tanta evolução assim, imagina o que o futuro nos reserva quanto a meios de transportes.