4 de julho de 2022

Qual a melhor maneira de organizar um estoque?

Precisa gerenciar melhor os produtos comercializados pela sua empresa? Saiba qual a melhor maneira de organizar um estoque, através das dicas que mencionaremos neste artigo!

Existem muitos motivos pelos quais você deve organizar o estoque em seu depósito. Os clientes receberão suas entregas no prazo e sua equipe não terá que correr tentando encontrar produtos. Um inventário organizado também garantirá que seus outros processos de gerenciamento de depósito funcionem sem problemas.

Você pode ter o maior depósito, mas se o estoque que ele armazena não estiver organizado, suas operações e produtividade serão afetadas.

Um depósito organizado e sem desordem tornará mais fácil para você abrir espaço para novo estoque, enviar itens sem demora, reabastecer no prazo e até mesmo receber clientes – ou clientes, se você tiver um centro de distribuição B2C – para visitas. É por isso que há empresas que contratam profissionais que tenham feito curso de almoxarifado para melhor organização.

Dito isso, organizar o estoque não é uma tarefa fácil. É demorado e trabalhoso, mas se você fizer isso direito, estará aproveitando ao máximo o espaço do seu armazém. Neste artigo, compartilhamos algumas instruções passo a passo para ajudá-lo a organizar o estoque, desde o momento em que o caminhão de entrega chega à porta do seu armazém.

Quais são os benefícios de organizar o estoque?

Antes de nos aprofundarmos nos detalhes, vamos primeiro entender como organizar o estoque do depósito irá beneficiar o seu negócio.

Mais espaço de armazenamento

Ao organizar o estoque, você estará reduzindo a desordem e liberando mais espaço no depósito para outros itens. Em um determinado dia, é menos caro organizar seu estoque otimizando os processos de depósito existentes do que comprar ou alugar mais espaço de armazenamento.

Um ambiente de trabalho mais seguro para sua equipe

Dado o tipo de equipamento usado em um depósito, a segurança dos funcionários deve ser sua prioridade. Os grandes racks, prateleiras, maquinários e caminhões industriais com os quais seus funcionários trabalham todos os dias são potenciais riscos à segurança. E os riscos de segurança só aumentam quando há desordem!

Ter o estoque guardado em seus locais designados manterá o chão de seu depósito sem bagunça e reduzirá as chances de acidentes.

Processamento mais rápido de seus pedidos

Um inventário organizado significa que seus funcionários saberão exatamente onde um item é mantido, de modo que gastarão menos tempo vagando pelas diferentes seções do depósito tentando encontrar o item. Isso não apenas ajudará você a atender os clientes rapidamente, mas também tornará mais fácil despachar pedidos para entrega, sem a necessidade de ficar entrando em contato para obter informações para realizar o processo de forma correta.

Organize seu estoque de armazém em 5 etapas simples

Siga estas cinco etapas simples – mas eficazes – para organizar seu estoque e transformar seu depósito em uma máquina de alto funcionamento.

Lista de verificação de 5 pontos

Confira a lista a seguir:

Etapa 1: Designar uma área de recebimento de estoque

Para todos os novos estoques vindos de fornecedores, designe uma área de recebimento onde sua equipe possa classificar os itens e movê-los para seus respectivos locais no depósito. A área de recebimento deve ser idealmente na parte de trás do seu armazém, já que a área da frente geralmente está ocupada lidando com clientes / clientes ou despachando pedidos.

Etapa 2: Coloque os produtos mais vendidos mais perto da frente do armazém

Durante o processo de classificação, verifique seus best-sellers e mantenha-os em um local de fácil acesso para os clientes ou próximo ao local de entrega, geralmente na frente do depósito. Se o seu estoque incluir itens com data de validade ou certa vida útil, instrua sua equipe a colocar o novo estoque atrás do antigo, de modo que os itens sejam vendidos de maneira ordenada para evitar desperdício.

Você também pode organizar os itens com base em seu volume de vendas e frequência, da frente (a área de entrega) para trás (a estação de recebimento). Isso reduzirá significativamente o tempo e o esforço necessários para os membros da sua equipe transportar os produtos mais populares até o ponto de entrega.

Etapa 3: Rotular todos os produtos e nomear suas áreas de armazenamento

Quando todos os seus produtos estiverem em seus locais designados, identifique-os com um adesivo físico e um rótulo de unidade de manutenção de estoque. Um adesivo físico geralmente menciona o nome do produto, enquanto uma etiqueta que compreende um código exclusivo composto de letras e números.

Este código é verificado para corresponder à sua lista de inventário digital, para que você tenha uma conta precisa dos níveis de inventário, incluindo inventário físico disponível e itens fora de estoque.

Em seguida, nomeie todos os locais de estoque com base nos produtos que eles armazenam. Por exemplo, se você for um fornecedor de componentes automotivos, as áreas de armazenamento do seu depósito podem ter nomes como “zona do sistema de ignição” (contém velas, bobinas de ignição, etc.) e “zona da bateria” (contém cabos da bateria, tampas da bateria, etc.). Dessa forma, você terá um layout de depósito bem definido e será mais fácil para sua equipe armazenar e rastrear itens.

Etapa 4: Use a técnica de alocação

A técnica de alocação envolve o armazenamento de tipos semelhantes de itens juntos. Você pode decidir a semelhança com base em vários parâmetros, como tamanho físico, frequência de vendas, ofertas combinadas, itens sazonais ou qualquer outra característica. A alocação eficiente permitirá que você reduza os custos de mão de obra e aumente a eficiência do depósito. Além disso, a equipe do seu depósito levará menos tempo para localizar os itens.

Etapa 5: Reabastecer as prateleiras vazias regularmente

Conforme você vende itens, suas prateleiras começarão a ficar vazias e você precisará reabastecê-las regularmente. Defina um horário e uma frequência fixos (diária, semanal ou mensal) para reabastecer suas prateleiras vazias. Isso aumentará a precisão do estoque e reduzirá o caos desnecessário entre os membros da equipe quando os itens aparecerem em seus relatórios de estoque, mas não nas prateleiras do armazém.

Próxima etapa: usar a tecnologia para organizar o inventário

A organização de estoque é importante, mas o que é igualmente importante é usar a tecnologia certa para apoiar seus esforços de gerenciamento de estoque. Mesmo as grandes corporações estabelecidas lutam com métodos manuais de organização de warehouse que se tornaram obsoletos.

Com a tecnologia certa, você poderá otimizar as operações de armazém automatizando o controle de estoque, atendimento de pedidos e processos da cadeia de suprimentos.

Invista em software de gerenciamento de estoque para manter um registro digital de todos os seus itens de estoque. Um sistema de gerenciamento de estoque monitora o nível de estoque, rastreia a remessa e também alerta sobre produtos que estão prestes a esgotar. Você pode usá-lo junto com dispositivos de hardware, como um sistema POS ou um leitor de código de barras, para registrar a venda ou compra de itens em tempo real. Você pode pagar através de boleto ou cartão de crédito, aproveitando as melhores condições.

Visite as categorias de software de gerenciamento de estoque e gerenciamento de estoque para navegar pelas melhores ferramentas e listar aquela que melhor se adapta à sua operação de depósito. Você pode filtrar as ferramentas por opções gratuitas, classificação do cliente, suporte para iPhone, tamanho da empresa, recursos e muito mais.

Confira mais notícias sobre organização em empresas e estratégias para otimizar vendas aqui no Tudo em Um.

Direto da Redação

Tudo em Um é um portal de notícia conceituado e de muito valor agregado quando o foco é informar e compartilhar conteúdos de extrema qualidade informativa. Tenha certeza de que está no Portal de notícias certo para consumir conteúdo de qualidade.

View all posts by Direto da Redação →