7 de agosto de 2022

Saiba os benefícios de uma boa gestão de pessoas

Cuidar do capital humano de uma empresa é tão importante quanto os outros departamentos. Afinal, é com base no atendimento proporcionado por colaboradores que os clientes podem ser encantados e o gerenciamento de fluxos pode ocorrer. Para que isso seja possível os benefícios de uma boa gestão de pessoas devem ser sempre destacados.

Basicamente, a gestão de pessoas é responsável por atender às necessidades dos funcionários e manter todos os cargos e funções viáveis, possibilitando que os ciclos de atividades ocorram adequadamente e sejam melhor administradas.

Sem esse controle, você pode ter problemas para gerenciar sua equipe. Ou seja, estamos falando de uma atividade essencial para que empresas atinjam seus objetivos e mantenham uma equipe qualificada e fidelizada.

Leia este post para entender a importância da gestão de pessoas e os benefícios que ela pode trazer para o seu negócio.

Quais os pilares da gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é uma estratégia que contém diferentes elementos e ferramentas para dar suporte à realização de atividade, levando a diferentes benefícios, conforme descrito ao longo do texto.

No entanto, antes de entender os benefícios, é importante entender os pilares individuais da gestão de RH em negócios diversos, desde grandes multinacionais até empreendimentos menores de produtoras de filmes

Motivação

Funcionários motivados trabalham melhor, por isso são um fator chave para o sucesso de qualquer organização.

Muitos acreditam que a motivação só pode ser alcançada por meio de incentivos financeiros, mas existem muitas formas de atingir esse objetivo, dependendo do perfil do funcionário e do orçamento da empresa.

A liderança desempenha um papel importante nesse processo e precisa apoiar e inspirar os profissionais da assessoria contábil.

Além disso, você pode investir na melhoria do ambiente organizacional para torná-lo mais confortável e criativo e permitir rotinas mais flexíveis.

Comunicação

A comunicação é outra chave para a gestão de RH e o sucesso dos negócios. Para obter melhores processos e transparência, ela deve ser clara, objetiva e acessível. Dessa forma, as trocas de informações são mais ágeis e precisas.

Também é importante criar um canal de comunicação bilateral e um espaço para participação, sugestões e críticas dos colaboradores.

Trabalho em equipe

É quase impossível obter sucesso sozinho. E, à medida que a confecção de aventais descartáveis cresce, o trabalho em equipe se torna ainda mais importante.

Para fazer isso de forma eficaz, cada membro deve entender seu papel na equipe e estar alinhado com os objetivos da organização. Para alcançar isso, é possível investir em:

  • Treinamentos;
  • Capacitações;
  • Estratégias de comunicação;
  • Criação de uma cultura organizacional.

Outra dica é contratar as pessoas certas para criar uma equipe diversificada e com espírito colaborativo.

Conhecimento

A importância da gestão de pessoas em uma empresa também inclui uma análise dos conhecimentos e habilidades dos funcionários. 

Com isso, além de estimular o desenvolvimento mais adequado dos profissionais, consegue-se promover uma melhor adequação às atividades feitas, visto que há compreensão de suas habilidades.

Consequentemente, há mais motivação para as equipes, que se sentem realizadas e valorizadas, atuando com atividades mais direcionadas aos seus objetivos de carreira.

Ao avaliar esses aspectos, as organizações podem identificar os pontos fortes e fracos de cada indivíduo e investir em estratégias para melhorá-los, a fim de influenciar a produtividade profissional.

Educação e treinamento

Depois de investir na gestão do conhecimento e identificar os limites da equipe, o próximo passo é planejar estratégias de capacitação dos colaboradores.

Uma boa equipe deve apresentar competências-chave para o desempenho profissional, como liderança, confiança, boa comunicação e gestão do tempo.

Por que a gestão de pessoas é positiva?

Já pensou nos benefícios que uma gestão eficiente de recursos humanos pode trazer para seu negócio?

O que antes se limitava aos procedimentos de admissão e demissão, é agora uma das divisões mais importantes da assessoria trabalhista.

O objetivo é criar uma equipe mais feliz, motivada, habilidosa e dedicada. Além disso, espera-se gerenciar o comportamento do trabalhador de modo a atingir os objetivos de negócios da empresa e obter melhores resultados.

A seguir, detalhamos os benefícios e vantagens de contar com um departamento específico para isso.

Contratações mais eficazes

Um dos principais desafios no processo seletivo é encontrar os profissionais mais qualificados e adequados ao perfil da sua empresa e, mais importante, determinar a melhor forma de realizar o processo em si.

No entanto, alguns gestores não avaliam a idoneidade de um candidato para a função que desempenha, o perfil da empresa e outros aspectos que possam interferir no recrutamento adequado.

Essa situação pode levar a funcionários desmotivados, atitudes ruins, mais tempo despendido em treinamento e execução das atividades, bem como dificuldade na implementação de novos processos.

Deste modo, é fundamental identificar o fit cultural e com a rotina a ser desempenhada, bem como aproveitar os primeiros meses do ingresso do candidato para avaliá-lo e treiná-lo, reforçando todas as diretrizes importantes para a marca, por ser o período de teste e de maior absorção de informações.

Por meio de um processo eficaz, é possível definir melhor o perfil de cada vaga e selecionar o candidato mais qualificado e alinhado para a administração de condomínios em São Paulo, por exemplo, reduzindo custos diretos e indiretos (como o tempo) com rotatividade de pessoal.

Aumento da produtividade

A produtividade está intimamente ligada à motivação. Funcionários motivados produzem mais.

Se os colaboradores sentirem que não estão fazendo bem seu trabalho ou não estão apresentando resultados satisfatórios, isso pode afetar sua produtividade.

Em alguns casos, verificamos que os gestores da empresa não têm tempo suficiente para lidar com questões pessoais ou pensar nos motivos por trás dos resultados de um determinado grupo de funcionários.

Desse modo, a gestão de pessoas de forma mais direcionada é fundamental para compreender essas especificidades, auxiliando no desenvolvimento e direcionando para melhorias. Ou seja, é um recurso mais especializado.

A consultoria presta serviços relacionados à seleção, contratação, treinamento e demissão de funcionários, além de desenvolver atividades relacionadas ao desenvolvimento de um melhor clima organizacional.

Por conta disso, os consultores podem ajudar muito no crescimento do seu negócio. Isso porque pessoas com uma visão diferente e de fora do ambiente podem identificar falhas e melhorias mais facilmente, trazendo novas perspectivas e para determinados aspectos.

Gestão de benefícios

Outro fator relacionado à motivação e ao desempenho da equipe é a oferta de benefícios.

No entanto, para obter bons resultados com esse recurso, é fundamental investir em algo que seja atrativo para seus colaboradores de conexão remota, como vale-refeição, seguro saúde, bolsas de estudo, entre outros.

Neste sentido, a implementação da gestão de recursos humanos na empresa é positiva ao compreender os interesses da equipe e definir um pacote de serviços que se adeque ao perfil e ao orçamento da organização.

Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de uma pesquisa interna para ouvir as opiniões dos trabalhadores e descobrir o que realmente os interessa.

Também é aconselhável planejar ações de comunicação para divulgar os benefícios e ofertas de melhores práticas, monitorando seu uso para adaptá-los conforme necessário.

Treinamento de funcionários

As pessoas contribuem para o desenvolvimento da empresa – mas esta não é uma via de mão única. Também é preciso treiná-las.

Por exemplo, contratar um estagiário, ensinar novas atividades e delegar tarefas pode levar a profissionais mais qualificados ao longo do tempo e criar fidelização nesse colaborador em potencial.

Com isso em mente, ao compreender a importância da gestão de recursos humanos em uma organização, é importante lembrar que o investimento em treinamento e melhoria de desempenho é benéfico para a organização, trazendo impactos diretos no resultado a longo prazo.

Essa melhoria não é aleatória e inclui análise de metas de negócios, perfis de funcionários, pontos fortes e fracos, e muito mais.

Dessa forma, você pode montar um programa de treinamento eficiente para funcionários e gestores da fábrica de portão de alambrado, promovendo uma cultura contínua de aprendizado e aprimoramento.

Além disso, é possível investir em ferramentas e cursos que aperfeiçoem os resultados desejados, auxiliando no desenvolvimento de habilidades de negociação, vendas e gerenciamento de tempo. 

Alinhamento dos objetivos corporativos

As organizações sempre buscam bons resultados, mas muitas vezes não os alcançam. Existem várias razões possíveis para isso.

Uma delas é o fato de que os funcionários desconhecem os objetivos que precisam alcançar.

A falta de envolvimento e colaboração da equipe é um problema que os profissionais de RH precisam resolver, principalmente na área de gestão.

Ao investir em comunicação, eventos internos, reuniões, feedback, recrutamento de novos funcionários e outros métodos, as fábricas de torres de resfriamento de água podem melhorar o engajamento da equipe.

É muito importante que os trabalhadores saibam o que se espera deles. A partir dessa coordenação, os objetivos organizacionais e individuais seguem o mesmo caminho e estimulam as pessoas a atingirem tais objetivos.

A integração de funcionários é um exemplo. Ao implementar um processo de integração para novos funcionários, fica mais fácil alinhar a missão, os valores e os objetivos da sua empresa.

Esta estratégia certamente terá um impacto positivo no envolvimento e na produtividade de todos.

Além disso, muitas vezes é necessário medir o desempenho da equipe. Esta é outra das tarefas da gestão de recursos humanos.

Ela permite que gestores e profissionais de RH avaliem o que precisa ser melhorado, bem como identificar as ações mais qualificadas a serem tomadas para alcançá-lo.

Aprimoramento do ambiente de trabalho

O clima organizacional tende a ser significativamente melhorado a partir da gestão de recursos humanos.

A aplicação das melhores práticas nessa área aumentará o senso de pertencimento de todos.

Além disso, sobretudo, mostrará o quanto cada indivíduo é importante para a organização.

Isso resulta em menos conflito entre funcionários e superiores, melhor gerenciamento dessas situações e um efeito positivo na motivação da equipe e na qualidade de vida no geral.

Um dos meios para contribuir para um bom ambiente é a pesquisa de clima. Isso permite que a equipe de RH ouça o feedback dos funcionários, avalie os dados e faça melhorias de forma mais direcionada.

Considerações finais

A gestão de pessoas deve ser implementada em todo o tipo de empresa, do negócio familiar até a multinacional, promovendo a melhora do ambiente de trabalho, do relacionamento entre equipes, mais motivação e fluxos mais organizados.

Por isso, avalie os benefícios e os processos que podem ser aplicados em seu negócio e comece a desenvolver o departamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.