7 de julho de 2022

Como melhorar sua circulação (e por que é importante!)

A circulação adequada é fundamental para manter uma boa saúde. Ela garante que o sangue e o oxigênio fluam continuamente por todo o corpo, permitindo que cada órgão receba o necessário e assim funcione adequadamente. Ela ajuda ainda a curar feridas mais rapidamente, mantém seu cérebro afiado, o seu coração saudável e até dá à sua pele um rubor natural.

“A circulação também pode afetar o sistema imunológico, pois certas células sanguíneas, transportadas pela corrente sanguínea, ajudam a combater infecções”, diz Marjan Moghaddam, médico de medicina osteopática e de medicina familiar do Sistema de Saúde Henry Ford, dos Estados Unidos.

Durante uma época em que o frio, a gripe e a COVID-19 são predominantes, é especialmente importante garantir que sua circulação esteja ao nível do normal. Existem, entretanto, certas condições que podem dificultar a manutenção de uma circulação adequada.

O que leva a uma má circulação?

“A doença arterial periférica (quando artérias estreitas reduzem o fluxo sanguíneo), obesidade, anemia, coágulos sanguíneos não tratados, diabetes descontroladas e pressão alta podem afetar a circulação”, diz o Dr. Moghaddam. “O fumo também pode levar a uma má circulação”.

Se você acha que pode ter uma circulação ruim, preste atenção a qualquer um dos sintomas abaixo:

  • Falta de energia ou concentração
  • Extremidades frias (mãos e pés)
  • Quebra de cabelo ou queda de cabelo
  • Cura atrasada ou lenta devido a um sistema imunológico enfraquecido
  • Nos homens, a impotência sexual.

O que você pode fazer para aumentar a sua circulação

A boa notícia é que há várias coisas que você pode fazer para bombear seu sangue. Listamos abaixo algumas delas, e você pode experimentar qualquer uma em suas tentativas:

  • Aumentar o exercício cardiovascular e aeróbico: correr, andar de bicicleta ou caminhar pode ajudar a aumentar a circulação – e o mesmo vale para alongamentos antes e depois do exercício.
  • Se você fuma, pare. Fumar pode inibir o fluxo sanguíneo, destruir as paredes dos vasos sanguíneos e fazer com que a placa se acumule nas veias. “Quanto mais cedo você parar de fumar, mais cedo sua saúde vai melhorar”, diz o Dr. Moghaddam.
  • Beba chá preto ou verde. “Os antioxidantes presentes nessas bebidas ajudam a aumentar a largura dos vasos sanguíneos para que seu corpo possa bombear sangue com mais facilidade”, diz o Dr. Moghaddam.
  • Se você for anêmico, tome suplementos de ferro ou coma alimentos ricos em ferro. Quando você está com pouco ferro (ou anêmico), você não tem glóbulos vermelhos suficientes para circular oxigênio por todo o seu corpo. Fale com seu médico para ver se um suplemento de ferro é de fato adequado para você, ou incorpore alimentos ricos em ferro, como espinafres, feijões, legumes e carne vermelha (com moderação) em sua dieta.
  • Escove o seu corpo a seco. Antes de um banho ou ducha, experimente esta técnica para estimular o fluxo sanguíneo: Usando uma escova de cerdas macias, escove suavemente a pele em movimentos longos e ascendentes. “Certifique-se de começar pelos seus pés e subir até o peito, na região do coração”, diz o Dr. Moghaddam.
  • Se no seu caso você é um homem e essa circulação ruim tem afetado sua ereção, alguns exercícios específicos para a região pélvica podem ajudar. Caso contrário, vale a pena procurar outras formas de como tratar a disfunção erétil.
  • Diminua o estresse. “Isto pode ser feito com meditação, yoga ou passando tempo de qualidade com os entes queridos em segurança, pessoalmente ou virtualmente”, diz o Dr. Moghaddam.
  • Inclua mais ácidos graxos ômega-3 em sua dieta. “Peixes como atum, salmão e sardinha podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e são excelentes para a saúde do coração”, diz o Dr. Moghaddam. Tente comê-los duas a três vezes por semana.
  • Use meias de compressão e eleve suas pernas. Levantar as pernas ajudará a mover o sangue para a parte superior do corpo, e as meias de compressão pressionam os pés para ajudar os vasos sanguíneos a empurrar o sangue através do corpo até o coração. Elas também podem ajudar a reduzir o inchaço e podem ser benéficas para casos de mulheres grávidas, pessoas que têm diabetes ou para aqueles que ficam em pé o dia todo. Isso mesmo, considere isto sua permissão para relaxar após um longo dia de trabalho!

Manter uma boa circulação e buscar melhorá-la é ótimo para manter sua saúde em dia. Se você realmente acredita que este pode ser o seu caso, não deixe de tentar seguir algumas das dicas citadas acima. De qualquer forma, vale ainda procurar um médico especialista, o angiologista, principalmente se você já notou, além dos sintomas citados anteriormente, outros como coceira crônica, dores nas pernas principalmente ao caminhar, dormência nas panturrilhas, inchaço nos membros e sensação de queimação nas pernas e pés, além de parecerem mais pesados.

Não deixe sua saúde para última hora.

Direto da Redação

Tudo em Um é um portal de notícia conceituado e de muito valor agregado quando o foco é informar e compartilhar conteúdos de extrema qualidade informativa. Tenha certeza de que está no Portal de notícias certo para consumir conteúdo de qualidade.

View all posts by Direto da Redação →