7 de dezembro de 2022

WhatsApp Demorando para Enviar Mensagem: O que Fazer?

O WhatsApp na maior parte do tempo é um aplicativo de mensagens bastante funcional. Mas no uso do dia-dia é difícil ele não apresentar nenhum erro ou bugs, como chamados popularmente.

Um dos erros clássicos que os usuários reclamam é o não envio de mensagens. Isso pode ocorrer por problemas de conexão a internet, instabilidades do próprio WhatsApp, configurações do smartphone ou problemas e erros do aparelho podem ser alguns dos motivos para o não envio ou demora de entrega de mensagens.

Quando a sua mensagem não é enviada, ao invés de aparecer no inferior direito da tela do smartphone o tique cinza ou dois deles, fica apenas um reloginho, indicando que a plataforma está tentando fazer o envio. Confira os detalhes no Tudo em Um.

WhatsApp Demorando para Enviar Mensagem: Causas e Soluções

Conexão de internet falha

Para checar se o problema, ao não enviar mensagens, está relacionado a conexão de internet do seu smartphone você deve fazer uma checagem.

Se ele estiver conectado à rede Wi-fi, verifique o ícone do seu smartphone se ele está emitindo o sinal, está ligado e não apresenta nenhum “x” indicando o não funcionamento.

Muitas vezes apesar do Wi-fi estar ativo, parece que ele está conectado, mas na verdade o sinal pode não estar chegando corretamente no seu aparelho. Toque sobre o ícone, desligando a função e após alguns segundos reconecte.

Se for possível, cheque o modem da internet que você está conectado, se ele está funcionando corretamente.

Caso você esteja conectado a uma rede móvel, você deve checar este ícone. Se ele está ativo. Ligar e desligar esse sinal também pode fazer com que a conexão volte a funcionar corretamente. Você deve conferir também se seu pacote de internet está ativo com a sua operadora.

Alguns motivos do pacote não estar funcionando pode ser algum problema no pagamento da sua conta, falta de créditos ou algum erro de funcionamento da própria operadora. Neste caso você deve entrar em contato com ela pelos canais de relacionamento disponibilizados pela empresa.

Você sabe como customizar o teclado do seu celular? Leia o texto Como personalizar o teclado do seu celular android e aprenda mais.

Erro pode ser do próprio WhatsApp

Várias vezes o WhatsApp já sofreu com algum tipo de instabilidade e simplesmente travou. Quando isso acontece você perceberá que todos estão reclamando do erro, que não estão conseguindo enviar e nem receber mensagens.

Isso pode acontecer de forma pontual em alguma região ou num país todo. Isso, geralmente, leva alguns minutos ou até mais de uma hora. Mas o problema se resolve sozinho e não exige nenhuma ação do usuário. E se esse for o caso, não há mais nada a fazer, a não ser esperar a plataforma voltar a funcionar corretamente.

Desatualizações do smartphone

Caso o sistema do seu smartphone, seja Android ou IOS, esteja desatualizado, os aplicativos instalados no aparelho podem começar a apresentar erros. Um deles é o WhatsApp.

Geralmente, as atualizações, principalmente de sistemas ocorrem de forma automática nos smartphones. O usuário deve apenas clicar em alguns comandos.

Mas em todo caso, você pode checar se isso está em dia nas Configurações do seu smartphone. Procure pela opção Atualizações ou Atualizações Inteligentes.

O problema pode ocorrer também quando o aplicativo do próprio Whatsapp não está atualizado, ou seja, não está instalada a última versão do mensageiro. Isso pode ocorrer porque você não confirmou ou cancelou a atualização.

Mas esse pode ser um problema enfrentado também quando não há memória suficiente em seu aparelho. Isso porque a cada atualização dos aplicativos, eles geralmente se apresentam em uma versão mais pesada e que exige mais memória do aparelho.

Se esse for o problema você terá que apagar alguns dados do smartphone, abrindo assim espaço suficiente para atualização do WhatsApp.

Verifique se seu WhatsApp não está configurado em suspensão de segundo plano

Como forma de prolongar a vida útil da bateria dos smartphones o sistema Android apresenta uma configuração que suspende as atividades de aplicativos em segundo plano. Com esta configuração ativada, o recebimento e envio das mensagens sofrem atraso, no caso do WhatsApp, inclusive as notificações deixam de aparecer.

Mas você pode resolver facilmente este problema. Vá em Configurações do seu aparelho e ache a opção de Otimizar Aplicativos. Lá você pode escolher quais quer otimizar e quais não quer. Otimizando aplicativos você ajuda a prolongar o uso da bateria, o que é bastante útil em smartphones, já que é uma das principais causas de troca de aparelhos.

Mas ao mesmo tempo, algumas funções dos aplicativos e mods como o WhatsApp GB 2021 atualizado podem ser restringidas. Por isso, fica a seu critério.