6 de dezembro de 2022

20/07 Dia do amigo: Como transformar uma amizade em uma parceria lucrativa? Conheça 11 histórias de sucesso

Na data em que se comemora o Dia do Amigo, 20 de julho, empreendedores relatam a importância de ter uma pessoa de confiança para abrir um negócio

No Dia do Amigo, 20 de julho, comemoramos a importância em compartilhar conquistas diárias. No mundo dos negócios são inúmeros os casos de empreendedores que encontram na amizade a confiança e coragem para empreender, investindo juntos em um sonho em comum. Há histórias de parcerias que cruzaram a fronteira e também de quem viu na conexão a oportunidade de voltar para ‘casa’, por exemplo. Segundo o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2021 a taxa de Empreendedores Estabelecidos teve um aumento de 1,2 ponto percentual, passando de 8,7% em 2020 para 9,9% em 2021. Conheça os sócios que chegaram ao sucesso dividindo tarefas, respeitando as diferenças, juntando esforços, superando dificuldades e ficando ainda mais amigos.

SPA Express – Em 2017, Talita Queiroz e Karina Novaes, amigas inseparáveis, decidiram juntar a amizade com a vontade de empreender e investiram na SPA Express, franquia de serviços à domicílio, em Recife (PE). Karina não queria mais trabalhar na área de formação, direito, e Talita, formada em fisioterapia, propôs a rede. Pensando em melhorar a renda e abrir o próprio negócio, elas embarcaram de cabeça. A confiança, semelhança de temperamento e pró-atividade de ambas foram os motivos mais que necessários para esse grande passo na vida das duas. “Eu não me vejo fazendo isso com outra pessoa que não ela. O fato de sermos amigas só ajuda no processo! Confiamos muito uma na outra. A divisão de tarefas sempre foi fácil e de comum acordo. Eu brinco que Karina é minha alma gêmea!”, fala Talita. Hoje elas estão abrindo outra franquia da mesma rede, agora em Los Angeles, onde Talita mora atualmente.

Botocenter – Amigas e multifranqueadas, Kássia Borges e Reilane Oliveira possuem duas unidades da Botocenter, rede de clínicas de estética especializada na aplicação de toxina botulínica, sendo uma em Araguaina (TO), inaugurada em 2021, e outra em Marabá (PA), aberta em abril de 2022. Kássia é cirurgiã dentista, atuava na área de estética facial há mais de 12 anos e notou um crescimento exponencial da estética nos últimos anos, por isso optaram por investir na rede. Com mesmos propósitos e objetivos semelhantes, as sócias são vizinhas e amigas de anos. “A relação de amizade e cumplicidade ajuda muito nos negócios. As responsabilidades são divididas, ela na área administrativa e eu na área técnica, tornando a caminhada mais fácil e prazerosa. Costumo dizer que nos completamos, com habilidades e atuações diferentes, que somam numa grande força!”, relembra Kássia.

OdontoCompany- Fora do país e há um bom tempo sem rever amigos e familiares, Cesar Bueno da Silva voltou para o Brasil e viu na franquia uma oportunidade de investimento. Há tempos partilhando do mesmo sonho de empreender que o amigo, Wanderson Martins Alaminos, os dois enxergaram na OdontoCompany uma chance de negócio em meio às incertezas que cercavam o planeta. Foi então que se uniram e abriram uma unidade da clínica em Brotas (SP). “Juntando a minha vontade em voltar e ficar próximo de todos e a oportunidade no negócio, resolvemos abrir algo rentável e que nos desse maior independência. Acredito que essa fase que vivemos de pandemia fortaleceu ainda mais essa ideia e nos encorajou a investir. Temos confiança um no outro desde o tempo de faculdade e sabemos as virtudes e fraquezas de cada um, o que facilita e faz acreditar que o negócio tem maiores chances de dar certo”, aponta Cesar

KPL Supply Solution – Com  desejo de ter o seu próprio negócio, Rodrigo Pitombo conheceu a amiga e atual sócia, enquanto ainda trabalhava em uma empresa familiar, durante a contratação de fornecedor de serviços logísticos para grandes eventos – área em que Carolinne atuava durante a realização da Copa do Mundo e Olimpíadas de 2016. Após uma virada de chave na carreira de ambos, no ano seguinte e com o desafio de se lançarem ao empreendedorismo, criaram em 2018 a KPL Supply Solution. ‘’Nosso relacionamento de amizade e parceria nos negócios está pautado principalmente em nossa complementaridade. Nossas habilidades, competências técnicas, além, é claro, de uma relação de respeito e equidade, nos potencializam’’, destaca Carolinne Couto.

C4 Gym – Para os quatro amigos, Cesar Bertolo, Cezar Miquelof, Thiago Lourenço e Celso Bertolo, a amizade e a vontade de empreender foram a base para que juntos investissem e criassem, em 2017, a C4 Gym, uma rede de academias. Hoje, com duas unidades próprias, a marca está prestes a inaugurar a terceira unidade e entrar para o franchising. “Sempre gostei do universo das academias, quando surgiu a oportunidade de investir em algo já sabia o que seria. Queremos crescer cada vez mais e expandir as fronteiras da zona leste de São Paulo”, destaca Cesar, sócio fundador e diretor operacional da marca.

CredFácil–  Confiança em um amigo era o que o Nicolas Lourenço Costa precisava para voltar a empreender, pois, anos antes, havia tido um negócio que não deu certo. Em 2020, quando conheceu Marcelo de Castro Rebello, voltou a acreditar e, juntos, investiram em uma franquia da CredFácil. A rede atua no ramo de empréstimos e financiamentos e tem como missão oferecer soluções financeiras a todas as pessoas que necessitam de crédito. “Além de amigos, nos respeitamos, cada um com ideias e pensamentos diferentes, mas que sempre convergem para o mesmo objetivo”, conta Nicolas. E para quem deseja abrir um negócio com um amigo, o empresário destaca que é importante saber ouvir e entender que pensamentos distintos fazem parte do processo de uma sociedade. “É importante sempre convergir para a solução dos problemas e a maximização do tempo”, finaliza.

Franquia Sollar Energy – A amizade entre Paulo Peixoto e Júlio Rocha começou faz pouco tempo: eles se conheceram em um evento e logo perceberam que tinham um objetivo em comum: se tornarem empreendedores. Após algumas tentativas, resolveram investir na Franquia Sollar Energy, que atua desde 2017 no ramo de soluções de energia fotovoltaica por meio da instalação de painéis solares em residências, comércios e negócios de todo o Brasil. “Escolhemos atuar com energia renovável depois de pesquisar sobre o mercado de soluções sustentáveis e pela possibilidade de gerar uma economia considerável na conta de luz de muitas famílias”,  conta Peixoto.

Rubens Milaré e Bruno Oliveira, franqueados da Mais1 Café da Vila Clementino, em São Paulo, são amigos desde 2010 e sempre tiveram o sonho de empreender. A partir de 2013, estudaram formatos de negócios mundo afora, e, em 2019, se encantaram com a qualidade dos produtos e o modelo da Mais1 Café. Para Rubens, empreender com um amigo é muito mais fácil quando o propósito é o mesmo, mas é fundamental levar a empresa a sério e ter responsabilidades claras. “Busque amigos que tenham o mesmo objetivo que você e que queiram crescer e fazer dar muito certo. Isso é fundamental para depois dividir as tarefas e buscar os resultados”, comenta.

Doggi – Após passar por um período difícil de saúde, o empresário Rodolfo Calvo compartilhou com o amigo e parceiro antigo de trabalho, Thiago Calixto, o desejo de empreender no mercado de pets. Com a experiência de mais de 15 anos de Calixto no setor de banho e tosa, eles perceberam que faltavam preencher duas lacunas neste segmento: a falta de tecnologia e de horários para os clientes que queriam agendar os serviços de banho e tosa no mesmo dia. Assim, em menos de seis meses, em 2021, nasceu a Doggi, primeira rede de franquias especializada em estética para cachorros por aplicativo do Brasil. “Além da amizade de longa data, eu e meu sócio enxergamos a oportunidade de trabalharmos com o que gostamos, alinhando nossas experiências de trabalho e o amor aos animais”, compartilha Calvo.

A história de amizade de Guilherme Mauri, Marcelo Villares e Douglas Pena começou já no ambiente corporativo. A partir de negócios em comum, os empreendedores enxergaram um propósito único: levar comodidade e segurança a consumidores de complexos residenciais ou comerciais. Desta maneira, uniram as habilidades em 2020 na criação da Minha Quitandinha. A startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo opera com base no conceito do honest market na qual funciona durante 24 horas nos sete dias da semana sem a necessidade de intermediários. “O nosso diferencial é que temos formações distintas e tivemos carreiras diferenciadas, o que nos ajuda a ter uma visão 360º. Entender como o perfil de cada um pode se complementar é o ponto chave para o crescimento”, diz Douglas Pena, CRO da rede.

Para Gabriel Andrade e Kaio Nascimento, o empreendedorismo surgiu naturalmente. “Nos aproximamos na faculdade porque ambos trabalhávamos com eventos e conversávamos muito sobre esse tema. Então, não tínhamos o sonho de empreender, a ideia foi surgindo com as nossas trocas diárias”, diz Kaio. De início, os amigos abriram uma empresa de venda de ingressos, mas que precisou ser reformulada por conta dos impactos da pandemia no segmento do Entretenimento. Nesta época, entraram em contato com Eliézer Pimentel, executivo com know-how em finanças e desenvolveram a Quero 2 Pay, fintech de meios de pagamento por máquinas de cartão. Hoje, empreender é sinônimo de controle de intimidade e respeito. “Falamos sobre tudo, mas também sentamos juntos para momentos de feedback sobre os negócios. Traçar esses limites é fundamental”, explica Kaio.