8 de dezembro de 2022

4 ações criativas para cuidar da saúde mental do seu colaborador

Você sabe o que precisa fazer para cuidar da saúde mental de seus colaboradores? É importante dar a essa questão a atenção que merece, pois essas condições são o segundo maior problema de saúde dentro das empresas.

Sendo assim, faça a sua parte no que diz respeito à gestão industrial, pois quando a equipe está bem e feliz, poderá render mais e, consequentemente, gerar lucros relevantes. Para entender melhor sobre o tema, vem com a gente!

O que é saúde mental e por que é importante?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde mental como “um estado de bem-estar no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com o estresse normal da vida, pode trabalhar e é capaz de contribuir para o seu bem-estar ou sua comunidade”. 

Desfrutar de uma boa saúde emocional e mental é vital, pois permeia todos os aspectos de nossas vidas: pensamentos, comportamentos, emoções e relações sociais, entre outros.

Ser emocionalmente saudável nos enche de vitalidade, criatividade e produtividade, tanto em casa quanto no setor de branding industrial, por exemplo. Também faz com que enfrentemos as mudanças que surgem ao longo de nossas vidas de forma positiva.

Confira abaixo quais as ações pertinentes para se ter com os colaboradores.

1. Envie pesquisas de satisfação

A realização periódica de pesquisas de satisfação dos funcionários permite acompanhar o sentimento da equipe. Com um questionário muito simples, podemos descobrir como eles estão se sentindo, os problemas que estão enfrentando, o que gostariam de mudar, etc.

Há empresas que têm uma função específica que envia pesquisas de satisfação dos funcionários e permite visualizar os dados de cada um de forma clara.

2. Trabalhar com a comunicação e as expectativas

Empresas com processos de comunicação abertos e expectativas e objetivos claros para todos os funcionários costumam ter um ambiente mais saudável e uma presença digital  efetiva. Eles sabem o que se espera deles e entendem sua progressão na empresa.

Por meio de sistemas previamente moldados, cada funcionário se foca em objetivos claros e entende como seu sucesso será medido.

3. Monitore cada funcionário

Medir e acompanhar o crescimento e desenvolvimento de cada colaborador é essencial para identificar aqueles que estão com a produtividade em queda ou têm ausências frequentes. Eles estão, na melhor das hipóteses, sofrendo de algum tipo de dificuldade emocional.

Por meio de relatórios automáticos e personalizados é possível fazer esse tipo de monitoramento e levantamento, sem pressionar demais a equipe de RH.

4. Defina limites entre trabalho e casa

Respeitar o horário de expediente, especialmente quando os colaboradores estão em home office, é essencial para que tenham tempo livre para aproveitar sua vida pessoal e sua família. 

O rastreamento obrigatório de presença pode ser uma boa maneira de identificar divergências repetidas e poder intervir. Para isso, um software de rastreamento de tempo digital é uma das maneiras mais simples e convenientes de gerenciar as entradas e saídas.

Terá que investir um pouco, mas isso tudo é para o bem da marca e do futuro da mesma. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.