6 de dezembro de 2022

5 dicas para deixar sua casa inteligente

Os avanços da tecnologia nos últimos anos corroboraram para o surgimento de diversas soluções voltadas para o cotidiano dos cidadãos em geral. Aliás, tão importante quanto ter uma empresa tecnológica, é também contar com uma casa inteligente.

Ao olhar para trás e avaliar o ponto de vista das gerações mais antigas acerca do mundo atual, é possível enxergar que a realidade é um pouco distinta da expectativa criada.

Em séries produzidas nas outras gerações, ficou nítido que a esperança era encontrar carros voadores e outras modernidades nos tempos atuais. Entretanto, apesar dos avanços serem algo positivo, é imprescindível que aconteçam paulatinamente.

Fatores como a desigualdade social exigem que os avanços tecnológicos ocorram em conformidade com a realidade da sociedade. Embora existam alguns projetos utópicos, estes não recebem grande notoriedade perante o mercado.

Por isso, o principal objetivo trabalhado pela tecnologia tem sido inovar a dinâmica nas empresas, indústrias e lares. Assim, pode-se compreender a relevância de determinadas soluções, como o sistema de vigilância eletrônica em uma casa inteligente.

Mantenha a tecnologia na rotina

Com poucos cliques na palma da mão, é possível se conectar com o mundo inteiro, adquirir produtos e até mesmo conquistar novas oportunidades de trabalho. Esse é o principal benefício que a tecnologia agrega, ou seja, a comunicação.

Mas há outras formas também de usar os recursos, e investir em facilidades no dia a dia é um dos principais escopos atendidos pela tecnologia.

A questão de tempo e disponibilidade tem se tornado um ponto cada vez mais crítico para os indivíduos no geral, isso como consequência do aumento do volume de trabalho e outras responsabilidades pessoais.

Portanto, é de interesse comum contar com o apoio de soluções inovadoras para simplificar as atividades diárias. Em específico, dentro de casa, onde acontecem os momentos de descontração e convivência.

Construir uma casa inteligente faz toda a diferença na qualidade de vida, tendo em vista que as atividades obrigatórias passam a ser simplificadas, dando a oportunidade de usufruir do tempo para outras tarefas.

Se engana quem acredita que uma casa inteligente precisa carregar aquela sensação “futurista” como foi projetado nas produções cinematográficas dos anos 1980. Porém, é preciso definir uma smart home como um local funcional.

Isso quer dizer que se trata daquele local que possui itens práticos, pensados em somar na economia de tempo e espaço. Alguns comércios conseguem tornar o estabelecimento inteligente, usando porta de ferro de enrolar para ganho de tempo e praticidade.

Partindo desse pressuposto é que deve ser construída uma casa inteligente, não com itens utópicos e de baixa usabilidade, mas sim, com soluções inteligentes que permitam mais autonomia e adequação na rotina.

Integração é a chave

Na teoria, fica simples apenas dizer que uma casa inteligente precisa de soluções que verdadeiramente facilitem o dia a dia dos moradores. Mas, na prática, é normal que surjam algumas dúvidas.

Outro ponto a ser enfatizado, é que não existe um padrão estabelecido acerca das soluções, afinal, cada casa possui características que pertencem exclusivamente ao grupo que frequenta e habita.

Mesmo quando se trata da pauta de tecnologia, é essencial respeitar as características e possibilidades das diferentes realidades.

Por ser uma área multidisciplinar, a automação de imóveis e construções contempla diferentes ramos de atuação, como:

  • Tecnologia;
  • Arquitetura;
  • Usuários;
  • Construtoras

O tópico que é abordado com frequência entre os quatro principais atores relevantes no tema da moradia inteligente, é a integração de sistemas e funcionalidades. É pela integração que um item é considerado funcional.

Logo, ao construir uma casa inteligente, é fundamental focar na integração de atividades, o que certamente resultará na simplificação de processos no cotidiano.

  1. Use um só sistema

O primeiro ponto a ser trabalhado na construção de uma casa inteligente é a padronização dos sistemas utilizados.

Para integrar luz, som e televisores, além da conexão wi-fi, é preciso contar com um sistema operacional que permite a integração dos recursos. Com o objetivo de facilitar as ações, é preciso concentrar todas as ferramentas em um só sistema.

Padronizar os sistemas utilizados evita que alguma ferramenta não tenha seu recurso potencializado por problemas de compatibilidade.

Para outros métodos que não precisam de um sistema operacional, como a instalação de interfone residencial, basta apenas garantir que as conexões estejam estáveis e a voltagem usada não sobrecarregue o ambiente.

Viabilizando maior dinamismo no cotidiano e evitando maiores problemas, contar com uma mão de obra qualificada para as instalações elétricas é imprescindível.

  1. Iluminação funcional

A iluminação é outro ponto de atenção fundamental dentro dos lares, considerando, inclusive, que ela é capaz de transmitir sensações, ampliar o conforto e bem-estar nos ambientes.

Atualmente, estão disponíveis no mercado múltiplas opções de soluções de iluminação inteligentes, sejam apenas lâmpadas ou sistemas para toda a casa. Tudo depende das necessidades e condições do idealizador do projeto.

No caso de haver a necessidade de um sistema integrado, é preciso contratar mão de obra especializada para a instalação elétrica estilo industrial, garantindo que a iluminação funcional cumpra com seu objetivo no lar inteligente.

Por fim, investir na iluminação funcional e integrada potencializa a experiência dos moradores, que podem até controlar a intensidade da luz com poucos cliques no celular, e isso agrega na redução de gastos com energia.

  1. Entretenimento

Os avanços em tecnologia foram cruciais para a alternância do padrão encontrado no lazer e entretenimento, o que pode ser observado no aumento da qualidade das produções cinematográficas.

O entendimento da televisão como peça chave no lazer em casa foi indispensável para que as grandes marcas voltassem atenção para este item e desenvolvessem melhorias aplicadas para tal cenário.

Por esse motivo, televisores e aparelhos de som são contemplados em projetos de sala planejada apartamento, permitindo uma melhor experiência aos moradores e frequentadores do ambiente.

São vastas as possibilidades de acrescentar os recursos de entretenimento no lar, tornando-os funcionais. Aliás, boa parte dos aparelhos já vêm acompanhados de sistemas prontos para a integração com outros aparelhos.

Visando uma melhor experiência e dinamismo no dia a dia, é indispensável estar atento para o sistema operacional utilizado nos televisores e aparelhos de som, garantindo que seja compatível com os smartphones e computadores.

  1. Segurança

Investir em segurança se mostra uma preocupação frequente dentro dos lares, principalmente nos ambientes em que há recursos funcionais para o cotidiano.

Fatores como as oscilações econômicas e a desigualdade social tornam as taxas de criminalidade mais altas nas cidades com maior população, isso explica porque alguns imóveis contam com a instalação de cerca elétrica residencial.

Entretanto, sabendo da relevância dessa pauta na vida dos indivíduos de modo geral, o mercado disponibiliza mecanismos mais assertivos de segurança e monitoramento, atendendo desde fechaduras eletrônicas até drones com câmeras.

Essa diversidade nos mecanismos torna a segurança funcional mais acessível, podendo atender a demanda de grandes empresas, mas sem deixar de lado as necessidades encontradas em um mini escritório planejado.

  1. Smart speakers

Outra etapa a ser observada além da uniformização do sistema operacional, é a utilização de ferramentas que efetivamente proporcionem dinamismo no cotidiano ao gerenciar toda a funcionalidade de uma casa.

Conforme indicam os especialistas, os celulares e smartphones são categorizados como uma extensão do corpo dos usuários, considerando todas as facilidades que os poucos cliques permitem.

Contudo, há uma observação quanto à segurança de dados. Se caso houver algum furto ou mau funcionamento, por exemplo, o usuário estará limitado para gerenciar todas as ferramentas concentradas no dispositivo móvel.

Pensando em solucionar esse problema, o mercado desenvolveu smart speakers ou alto falantes inteligentes. Esses dispositivos móveis vem com um sistema operacional integrado que corresponde às solicitações via reconhecimento de voz.

Com os alto falantes inteligentes, o usuário não fica limitado ao gerenciamento pelo celular, e se caso houver imprevistos, toda a segurança e comodidade do lar não ficam comprometidos, tendo em vista que são controlados por reconhecimento de voz.

Bônus: gestão econômica

Ter uma smart home, termo em inglês que se refere à casa inteligente, é essencial para o conforto cotidiano na vida dos indivíduos.

Além de corroborar para a gestão do tempo, ter uma casa funcional também agrega positivamente em termos econômicos e de finanças. Basta personalizar as automações de acordo com o objetivo e desejo dos moradores.

Portanto, focar na integração de sistemas e usar smart speakers, unindo ferramentas de iluminação, entretenimento e segurança é primordial para uma gestão dinâmica e que soma na diminuição de gastos ao longo do dia.

Cabe também destacar a importância de investir em soluções sustentáveis, como o uso de bateria estacionária energia solar em casa para maximizar a pauta de gestão econômica.

Considerações finais

A tecnologia vem recebendo grandes investimentos nos últimos anos, o que se estende não só para o contexto de empresas e indústrias, mas contempla também o indivíduo de modo geral que pode ser entendido como o cliente final.

O mercado fornece ferramentas funcionais que, com o uso da tecnologia, proporcionam mais autonomia na gestão do lar, inclusive agregando para fatores como a economia de energia.

Contudo, deixar uma casa inteligente é algo positivo para o cotidiano dos moradores e frequentadores de um imóvel, e a integração de sistemas operacionais é fundamental neste cenário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.