29 de setembro de 2022

7 dicas para deixar sua cozinha linda e prática

Hoje vamos falar sobre as melhores dicas para ter uma cozinha prática e linda, a cozinha é o coração da casa e parece que aos poucos ela está recuperando todo o seu destaque nos lares. 

Cada vez mais metros quadrados são dedicados a ela ou integrados à sala de estar para poder cozinhar, estar com a família, etc. Sempre pensando em cozinhas de verdade e projetadas para aproveitá-las ao máximo, vamos ver 7 dicas que nunca devemos esquecer para planejar sua distribuição, aproveitar o espaço e torná-la prática para todos os membros da família, além de deixá-la muito linda e estilosa.

Faça uma análise do tamanho de sua cozinha

A primeira coisa será sentar e estudar quais as necessidades reais que temos e que uso queremos que a nossa cozinha tenha. 

Assim podemos definir muito melhor se queremos uma mesa grande para jantares em família, uma mesinha só para o pequeno almoço, se precisamos de mais espaço na despensa, ou seja, definir o que é melhor para você e o que atende às suas expectativas..

Uma vez definidas as prioridades, é hora de ver quais materiais são os mais adequados

Por exemplo, a madeira é sempre muito elegante e nunca sai de moda, os vernizes de alto brilho refletem muito bem a luz, por isso são ótimos para espaços pequenos, e os acabamentos foscos são mais fáceis de limpar se tivermos crianças pequenas em casa. 

Podem fazer total diferença para criar uma cozinha linda e prática para você.

A escolha da bancada

Dentro da escolha dos materiais, a bancada é básica e um dos quesitos mais relevantes na cozinha. 

As opções são quase infinitas, desde pedras compactas ou sintéticas, que nos dão gamas de todas as cores, até pedras naturais como o granito, que são muito mais resistentes ao calor e à passagem do tempo. 

Escolha a que mais te agrade, pois com certeza vai deixar a sua cozinha linda e prática.

Como escolher torneiras para cozinha

Escolher uma torneira eficiente, bonita e prática para sua cozinha vai tornar seu ambiente muito mais funcional.

Existem diversos modelos, tamanhos e diferentes aplicações para estas peças que podem sim ser decorativas e funcionais.

Em 2022 podemos observar uma crescente demanda por torneiras gourmet que, além de lindas e decorativas, são práticas para uso cotidiano por conta de sua construção, permitindo um melhor manuseio.

Além disso, podemos notar um aumento repentino no uso de cores como gold rose, dourado e vermelho nos ambientes de cozinha. Torneiras pretas estão sendo usadas também nestes espaços.

A escolha da sua mesa

Se tivermos menos espaço na cozinha, o ideal é uma mesa pequena para comer ou deixar as crianças fazerem a lição de casa à tarde. Também pode ser ideal optar por mesas extensíveis e cadeiras dobráveis ​​que ocupam muito pouco espaço. 

Para dar um pouco de charme podemos apostar em um lustre de teto que dê uma luz mais agradável, uma plantinha ou até mesmo trocar o revestimento da parede por papel de parede. 

A escolha de armários práticos é essencial

O interior dos armários também deve ser um dos pontos a que mais prestamos atenção, pois é a chave para manter a ordem na cozinha. 

Em móveis baixos, as gavetas são muito práticas e nos permitem ver tudo de relance. Para armários de despensa é muito útil usar potes de vidro ou cestos para agrupar alimentos do mesmo tipo, como massas, especiarias, etc.  

Para cozinhas com pouco espaço

Se falta espaço na cozinha, os carrinhos podem ser seu melhor aliado. Como têm rodas, deslocam-se confortavelmente e são ótimos para guardar alguns alimentos, utensílios de cozinha, garrafas e muito mais.

Se a sua cozinha for maior, pode optar por um buffet ou módulo independente. Você pode usá-lo perto da mesa para colocar os utensílios de cozinha e louças e usá-lo como armário. Outra opção é colocar o micro-ondas e a cafeteira para liberar espaço na bancada. 

Não esqueça das suas paredes

Por fim, as paredes da cozinha sempre foram as grandes esquecidas. Vamos aproveitá-las com prateleiras para os utensílios de cozinha que, além disso, são decorativos.

Temos certeza que se você utilizar todas as dicas que passamos no artigo você vai ter uma cozinha prática e linda.